Há coisas engraçadas
E não consigo sorrir.
Há gente ferida no mundo.
Tem a Copasa que prefere não atender mesmo estando desocupada.
Há quem é a ferida do mundo.
Mas tinha a cadela Frida do México
E ainda há gente que sana o mundo
- tão, tão raros de se reconhecer,
Quase tão difícil de se ver -.
O professor Benito tentou agendar pelo watzap e pelo aplicativo um horário na Copasa de Timóteo e não conseguiu. Foi assim mesmo e simplesmente se recusaram a atender a ele e outras oito pessoas porque não tinham agendado (ele e outros também tentaram marcar um horário, mas sem resultados). Observação: não tinha nenhum - nenhum - cliente sendo atendido. "São ordens da empresa atender só os agendados".
Argumentou e o funcionário Shelton Martins lhe fez ameaça velada:
_ Você está sendo incômodo, desrespeitoso. - Pela maneira que falou deu a entender que chamaria "as autoridades".
_ Não estou desacatando, mas argumentado já que não tem ninguém sendo atendido.
_ Nada posso fazer. Volte segunda-feira com o agendamento que te dei.
_ Tem crianças bem novas, um idoso com necessidades especiais. Eles não podem ficar sem água de quarta-feira (ontem) até a próxima terça ou quarta-feira (sabe-se que a religação não é imediata).
_ Todos que estavam com você também eram idosos e vão ter que voltar semana que vem.
_ Mas aí está vazio...
_ Só com agendamento.
Saindo desamparado, descompassado pelo princípio de uma crise de labirintite chega em casa.
No dia seguinte pede ao vereador Professor Ronaldo uma intervenção pelos cidadãos.
Após explicar o ocorrido:
_ Benito, informei ao gerente da Copasa e ele ficou de inteirar-se mais sobre o problema. Muito obrigado pelo contato.
_ Eu que agradeço pelo seu empenho, vereador.
Retorno de um funcionário da copasa ao vereador Ronaldo:
_ Bom dia Professor...então...nos não temos a informação..do pq isso está acontecendo ainda....mas eu sempre oriento a pessoa a baixar o aplicativo....(Copasa atende)...muito melhor que ir lá perder tempo....mas esse problema(não atendimento) está mais acima e não temos voz(funcionarios) pra resolver...apenas cumprimos as ordens...infelizmente...bom dia
Além dos erros de português a machucar-lhe, Benito tem o aplicativo e o watzap e de nada adiantaram e, talvez pior é a fala "ir lá (Copasa) perder tempo"...
_ Professor Ronaldo, deixo claro que NÃO almejo punição para o funcionário, mas melhoria no atendimento. Ele, assim como eu, não tem voz de comando. É da empresa que espero humanização.
_ O gerente disse para o senhor voltar hoje que será atendido entre um cliente e outro.
_ Fico agradecido. Verdadeiramente grato. Mas e os outros cidadãos? Somente eu sendo atendido com a falta de empatia da empresa pela sociedade seria egoísmo meu. Sem nada resolver.
_ Ótima reflexão. Parabéns pela sua iniciativa.
Comentei com algumas pessoas a burocracia que cidadãos enfrentam e:
_ Não acredito, Benito. - Alguns colegas professores lhe dizem - Você é muito burro. Não aproveita as oportunidades.
Para que responder? Benito apenas deseja:
Só peço a Deus que eu seja o bobo de Clarice Lispector, em Das Vantagens de Ser Bobo; ou o imbecil de León Tolstoi em Ivan, el Imbécil.
Mas pode ser que eu não seja...
Quem sabe!?!
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Texto de Rubem Leite.
Imagem de Frida colhida na internete.
Cartaz é foto de Rubem Leite tirada num posto de saúde.
Escrito entre 16 e 20 de novembro de 2022.
3 comentários:
Gostei da comparação do hoje com a burocracia, tecnologia, e os autores literários.
Sou apaixonada com a Clarice!
Há também algo de kafkiano nessa narrativa. Não há pessoa alguma sendo atendida, mas só os agendados podem ser atendidos. O império da burocracia. O esvaziamento da compaixão e da empatia. O ser humano despido de seu sentimento humano. Só os agendados podem ser atendidos. Mas não há agendado, há não agendados, e eles não podem ser atendidos. Porque ordens são ordens. A lei é dura, mas é a lei, já diziam os antigos romanos. A ordem vale mais do que a vida.
Obrigado pela reflexão! ☺️
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