domingo, 19 de novembro de 2017

RETORNO FANTASMA


Leitura do cronto no canal aRTISTA aRTEIRO:


Em português

Não tanto o sono
Mas o desânimo da vida
Dificultam o meu levantar.

Foram-se!
Um Mal habitou um ponto local assustando cada Menor Mal.
Retirado por Bom Mal, o Um Mal se foi. Ficou o vazio de almas sem sair a sombra retinente.
Um Menor Mal veio e se foi. Vieram outros e se foram. Agora há um bolinho trevoso donde escuros lumes faiscaram vez e vez. E carrinho de churrasquinho fatura na diversão sanguínea.
A rua frequentada por usuários de craque saíram para uma boca se instalar. A polícia os retirou(?) para paulatinamente voltarem usuários.
Usuários da vida na morte.


En español

No tanto el sueño
Pero, el desánimo de la vida
Dificultan mi levantar.

¡Se salieron!
Un Mal habitó un punto local aterrando cada Menor Mal.
Retirado por Buen Mal, el Un Mal se fue. Se quedó el vacío de almas sin salir la sombra tintiniente.
Un Menor Mal veo y se fue. Surgieron otros y se fueron. Ahora hay un oscuro alboroto tenebroso de donde negros rayos chisparon vez y vez. Público festivo compra peros calientes a salsa de sangre.
La calle frecuentada por drogadictos salieron para un fumadero¹ instalarse. (¿)El policía lo retiró(?) para de poco a poco volvieren adictos.
Adictos de la vida en la muerte.


¹ Punto de venda de drogas.

Ofereço como presente de aniversário:
Manuel Ayala, Sávio Tarso, Igor Dias, Fernanda Hergis, Nari Farias, João Borges, Helon Tavares, Tania Mattos, Ruana Shipton, Aline Valadares, Sula Valgas, Stéfany Késsya, Débora Juliane, Rubens Ramalho, Erdinachele M. Salatiel e Aline Medeiros.
Recomendo a leitura de:
“Aldravismo, a escola poética minimalista”, de Vinícius Siman:
“Coisas de Família”, quadra trilíngue deste macróbio que vos fala:
“Dias Incertos”, de Girvany de Morais:

 Rubem Leite é escritor, poeta e crontista. Escreve e publica neste seu blog literário aRTISTA aRTEIRO todo domingo e colabora no Ad Substantiam às quintas-feiras.  É professor de Português, Literatura, Espanhol e Artes. E em breve também professor de História. É graduado em Letras-Português. É pós-graduado em “Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica”, “Ensino de Língua Espanhola”, “Ensino de Artes” e “Cultura e Literatura”; autor dos artigos científicos “Machado de Assis e o Discurso Presente em Suas Obras”, “Brasil e Sua Literatura no Mundo – Literatura Brasileira em Países de Língua Espanhola, Como é Vista?”, “Amadurecimento da Criação – A Arte da Inspiração do Artista” e “Leitura de Cultura da Cultura de Leitura”. Foi, por duas gestões, Conselheiro Municipal de Cultura em Ipatinga MG (representando a Literatura). Foto de Vinícius Siman.

Quadra escrita no fim da madrugada de 10 de agosto de 2017. Dois dias depois, no início da manhã, a prosa foi escrita. Trabalhadas entre os dias 05 e 19 de novembro do mesmo ano. Foto de Vinícius Siman.

Viva a Bandeira do Brasil (hoje – 19 de novembro – é seu dia). Viva a Bandeira de Minas Gerais.

Nenhum comentário: