domingo, 22 de março de 2020

UM VÍRUS TEU NÃO FOGE A LUTA


UM VÍRUS TEU NÃO FOGE A LUTA
(exceto se este for o presidente)



El Brasil tiene un virus caminante como gobernante.
Brazil has a walking virus as its rule.


Seis e cinquenta e cinco da manhã e o suor já nos fede. Não na sala dos professores porque estes estão livres das coisas mundanas e a prova disso é o alto salário dos educadores e o prestígio social que dispõem. O décimo terceiro em dia. Rerrê.
Uma dupla conversa aqui; outra ali e de um dos diversos grupos, dando-me um susto, surge do nada:
- MU MUU, MUUUUUUUU. MUU MUUUUUU, MU. MUUUUUUUUUUUUU. MU MU MUMU MU MUUU, MUUUUU MU, MU, MUU. MU MU MUMUMU MU MUUUU, MU. MUMU, MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU.
- O que ela está dizendo?
- Não sei. Vamos ouvir pelo ‘go o gle’ tradutor:
Votei no Boçalnato sim. Lula estava preso. Se foi preso é porque é criminoso. Vergonha é votar em presidiário. Votei no Boçalnato e votarei nele outra vez. Pelo menos enquanto ele estiver solto. Se for preso saberei que ele é bandido, mas se está solto é porque é honesto; diferente do Lularápio.
- Professor tem a obrigação de ser a elite intelectual do município. Sim, tem. – Entro na conversa. – Pois deve preparar os demais para serem cidadão. Contudo, uma grande parcela só sabia e continua ignorantemente a dizer “Petêêê; Mamadeira de pi##ca; Lulinha Friboi; Lula mal; Boçalnato bonzinho; etc.” e votou no Zemagogo e no ‘aumentativo de Elena’ e com isso destruiu Minas e o país.
- Não devemos nos por em campos diferentes. – Intervém uma colega. – Estamos todos do mesmo lado.
- A senhora quer “paz e amor”? A gente está batalhando para corrigir a desgraça que esses imbecis criaram. Não os amo; sequer os respeito como profissionais. Não estamos do mesmo lado não. Eles que lutem no canto deles para limpar a ca###ça que fizeram para não nos atrapalhar mais que já atrapalharam.
- Os políticos adversário podem até se abraçar, mas jamais estarão no mesmo palanque. – Acrescenta Ana Glaicy Souza. – Já nós, professores, precisamos compreender que os políticos passam e nós prevalecemos, porque somos concursados na ativa ou aposentados. Precisamos de políticas públicas que qualifiquem desde os profissionais até os investimentos estruturais. Embora pareça papo de socialista, na verdade é assunto de especialistas em políticas públicas. E é essa ideia que todo candidato deveria agregar no seu plano de gestão ou legislatura e praticá-la quando eleito.
- Professores! – Interrompe o diretor. – No início da tarde de ontem havia trinta e cinco possíveis casos de coronavírus. Ao fim dela passou para cinquenta*. A Secretaria Municipal de Educação mandou um circular a todas as escolas dizendo que até segunda ordem hoje é o último de aula. Dediquem a primeira aula para explicarem bens aos alunos que não são férias antecipadas. Eu mesmo irei de sala em sala explicar o que está acontecendo.
- O FZema quer que estudantes das escolas estaduais vão uma vez por semana à escola buscar material de estudo para na semana seguinte devolver respondido e buscar novos materiais de estudo. E assim evitar o contágio.
- E como os alunos irão à escola sem ter contato com ninguém?
- Mistérios das caraminholas do governador.
As aulas transcorreram naturalmente e em casa recebo visitas. Não devia, mas...
- ¡Buenos días, profe! ¿Cómo está?
- Estou bem e você?
- Mi marido y yo estamos preocupados por eso del coronavirus. El presidente de acá no toma medidas.
- A situação brasileira é como foi na Itália quando lá começou o perigo. O povo pensava que apenas um viruzinho: “não é nada demais. Não é nada perigoso e vou sair de férias”. Itália está na situação terrível que está hoje por esse motivo. Contudo, lá tem uma vantagem. Tem um governo enquanto o Brasil tem apenas um vírus caminhante como governante, mas governo mesmo… Estamos mal.

- Es horrible todo eso porque las medidas de prevención dejan de tener sentido porque hay pocos que cobijan¹ estas medidas y muchos que se toman vacaciones¹.
- Tudo isso está acontecendo na Itália porque trataram com a mesma leviandade que o Brasil está a tratar a situação. E nosso caso é pior porque não temos um bom e capacitado governo.
- Espero realmente que eso sirva de ejemplo para Brasil. Y que el pueblo comprenda el peligro.
- Lamentavelmente a quarentena é para quem pode ficar em casa. Os trabalhadores mais pobres têm que ir. Operários não podem adoecer.
- En Latinoamérica ocurre el mismo. Quien tiene buena vida se queda en casa. Pero los pobres que se mueran. El capitalismo es injusto. Solo los pobres pierden.
- No Brasil tem o ditado “a corda sempre arrebenta pelo lado mais fraco”. As duas primeiras pessoas a morrerem aqui foram um porteiro e uma empregada doméstica e ambos contraíram o covit 19 de seus patrões. E mais, a patroa da doméstica sabia que estava com coronavírus, tratou-se, mas não disse nada a empregada.
- ¡Qué injusto, profe! ¡Qué cruel! Y estos hipócritas siguen diciendo sus plegarías².
- O Presidente disse: “Vai morrer gente?!? Vai! Mas temos que proteger a economia; não podemos fechar igrejas, shoppings, empresas”.
- Primero las iglesias como mantenedora económica… Pero, ¿qué lees, profe?
- “Estado, monstro de maxilas leoninas, por meio da qual a minoria astuta parasitará a maioria estúpida”. Disse Monteiro Lobato no conto O Macaco que se fez homem.




Ofereço como presente aos aniversariantes:
Ana L. Pena, Manoela S. Bicalho, Diony Stefano e o grande Girvany de Morais.

Recomendo a leitura de:
O Macaco Que se Fez Homem”, de Monteiro Lobato. Pela editora Globo pode ser adquirido através do sítio www.globolivros.com.br
Rude Peleja”, de António MR Martins:
http://poesia-avulsa.blogspot.com/2020/03/rude-peleja.html

* Timóteo, Minas Gerais. 21 de março de 2020. Dados da PMT.
¹ Cobijar é amparar, receber ou acolher alguém ou algo. Vacaciones é férias.
² Plegarías é prece, orações.

Rubem Leite é escritor, poeta e crontista. Escreve todo domingo neste seu blog literário: aRTISTA aRTEIRO.
É professor de Português, Literatura, Espanhol e Artes.
É graduado em Letras-Português. E pós-graduado em “Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica”, “Ensino de Língua Espanhola”, “Ensino de Artes” e “Cultura e Literatura”.
Autor dos artigos científicos “Machado de Assis e o Discurso Presente em Suas Obras”, “Brasil e Sua Literatura no Mundo – Literatura Brasileira em Países de Língua Espanhola, Como é Vista?”, “Amadurecimento da Criação – A Arte da Inspiração do Artista” e “Leitura de Cultura da Cultura de Leitura”.
Foi, por duas gestões, Conselheiro Municipal de Cultura em Ipatinga MG (representando a Literatura).
Imagens:
CÉLLUS. https://www.facebook.com/DesopilandoOFigado/photos/a.725994847456214/2834993593222985/?type=3&theater
SCHRÖDER. https://www.facebook.com/DesopilandoOFigado/photos/a.725994847456214/2833829480006063/?type=3&theater
Do autor pelo autor.

Escrito entre os dias 18 e 22 de março de 2020.

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