UM
VÍRUS TEU NÃO FOGE A LUTA
(exceto
se este for o presidente)
El
Brasil tiene un virus caminante como gobernante.
Brazil
has a walking virus as its rule.
Seis
e cinquenta e cinco da manhã e o suor já nos fede. Não na sala dos
professores porque estes estão livres das coisas mundanas e a prova
disso é o alto salário dos educadores e o prestígio social que
dispõem. O décimo terceiro em dia. Rerrê.
Uma
dupla conversa aqui; outra ali e de um dos diversos grupos, dando-me
um susto, surge do nada:
-
MU MUU, MUUUUUUUU. MUU MUUUUUU, MU. MUUUUUUUUUUUUU. MU MU MUMU MU
MUUU, MUUUUU MU, MU, MUU. MU MU MUMUMU MU MUUUU, MU. MUMU,
MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU.
-
O que ela está dizendo?
-
Não sei. Vamos ouvir pelo ‘go o gle’ tradutor:
Votei
no Boçalnato sim. Lula estava preso. Se foi preso é porque é
criminoso. Vergonha é votar em presidiário. Votei no Boçalnato e
votarei nele outra vez. Pelo menos enquanto ele estiver solto. Se for
preso saberei que ele é bandido, mas se está solto é porque é
honesto; diferente do Lularápio.
-
Professor tem a obrigação de ser a elite intelectual do município.
Sim, tem. – Entro na conversa. – Pois deve preparar os demais
para serem cidadão. Contudo, uma grande parcela só sabia e continua
ignorantemente a dizer “Petêêê; Mamadeira de pi##ca; Lulinha
Friboi; Lula mal; Boçalnato bonzinho; etc.” e votou no Zemagogo e
no ‘aumentativo de Elena’ e com isso destruiu Minas e o país.
-
Não devemos nos por em campos diferentes. – Intervém uma colega.
– Estamos todos do mesmo lado.
-
A senhora quer “paz e amor”? A gente está batalhando para
corrigir a desgraça que esses imbecis criaram. Não os amo; sequer
os respeito como profissionais. Não estamos do mesmo lado não. Eles
que lutem no canto deles para limpar a ca###ça que fizeram para não
nos atrapalhar mais que já atrapalharam.
-
Os políticos adversário podem até se abraçar, mas jamais estarão
no mesmo palanque. – Acrescenta Ana Glaicy Souza. – Já nós,
professores, precisamos compreender que os políticos passam e nós
prevalecemos, porque somos concursados na ativa ou aposentados.
Precisamos de políticas públicas que qualifiquem desde os
profissionais até os investimentos estruturais. Embora pareça papo
de socialista, na verdade é assunto de especialistas em políticas
públicas. E é essa ideia que todo candidato deveria agregar no seu
plano de gestão ou legislatura e praticá-la quando eleito.
-
Professores! – Interrompe o diretor. – No início da tarde de
ontem havia trinta e cinco possíveis casos de coronavírus. Ao fim
dela passou para cinquenta*. A Secretaria Municipal de Educação
mandou um circular a todas as escolas dizendo que até segunda ordem
hoje é o último de aula. Dediquem a primeira aula para explicarem
bens aos alunos que não são férias antecipadas. Eu mesmo irei de
sala em sala explicar o que está acontecendo.
-
O FZema quer que estudantes das escolas estaduais vão uma vez por
semana à escola buscar material de estudo para na semana seguinte
devolver respondido e buscar novos materiais de estudo. E assim
evitar o contágio.
-
E como os alunos irão à escola sem ter contato com ninguém?
-
Mistérios das caraminholas do governador.
As
aulas transcorreram naturalmente e em casa recebo visitas. Não
devia, mas...
-
¡Buenos días, profe! ¿Cómo está?
-
Estou bem e você?
-
Mi marido y yo estamos preocupados por eso del coronavirus. El
presidente de acá no toma medidas.
-
A situação brasileira é como foi na Itália quando lá começou o
perigo. O povo pensava que apenas um viruzinho: “não é nada
demais. Não é nada perigoso e vou sair de férias”. Itália está
na situação terrível que está hoje por esse motivo. Contudo, lá
tem uma vantagem. Tem um governo enquanto o Brasil tem apenas um
vírus caminhante como governante, mas governo mesmo… Estamos mal.
-
Es horrible todo eso porque las medidas de prevención dejan de tener
sentido porque hay pocos que cobijan¹ estas medidas y muchos que se
toman vacaciones¹.
-
Tudo isso está acontecendo na Itália porque trataram com a mesma
leviandade que o Brasil está a tratar a situação. E nosso caso é
pior porque não temos um bom e capacitado governo.
-
Espero realmente que eso sirva de ejemplo para Brasil. Y que el
pueblo comprenda el peligro.
-
Lamentavelmente a quarentena é para quem pode ficar em casa. Os
trabalhadores mais pobres têm que ir. Operários não podem adoecer.
-
En Latinoamérica ocurre el mismo. Quien tiene buena vida se queda en
casa. Pero los pobres que se mueran. El capitalismo es injusto. Solo
los pobres pierden.
-
No Brasil tem o ditado “a corda sempre arrebenta pelo lado mais
fraco”. As duas primeiras pessoas a morrerem aqui foram um porteiro
e uma empregada doméstica e ambos contraíram o covit 19 de seus
patrões. E mais, a patroa da doméstica sabia que estava com
coronavírus, tratou-se, mas não disse nada a empregada.
-
¡Qué injusto, profe! ¡Qué cruel! Y estos hipócritas siguen
diciendo sus plegarías².
-
O Presidente disse: “Vai morrer gente?!? Vai! Mas temos que
proteger a economia; não podemos fechar igrejas, shoppings,
empresas”.
-
Primero las iglesias como mantenedora económica… Pero, ¿qué
lees, profe?
-
“Estado, monstro de maxilas leoninas, por meio da qual a minoria
astuta parasitará a maioria estúpida”. Disse Monteiro Lobato no
conto O Macaco que se fez homem.
Ofereço
como presente aos aniversariantes:
Ana
L. Pena, Manoela S. Bicalho, Diony Stefano e o grande Girvany de
Morais.
Recomendo
a leitura de:
“O
Macaco Que se Fez Homem”, de Monteiro Lobato. Pela editora Globo
pode ser adquirido através do sítio www.globolivros.com.br
“Rude
Peleja”, de António MR Martins:
http://poesia-avulsa.blogspot.com/2020/03/rude-peleja.html
*
Timóteo, Minas Gerais. 21 de março de 2020. Dados da PMT.
¹
Cobijar é amparar, receber ou acolher alguém ou algo. Vacaciones é
férias.
²
Plegarías é prece, orações.
Rubem
Leite é escritor, poeta e crontista. Escreve todo domingo neste seu
blog literário: aRTISTA aRTEIRO.
É
professor de Português, Literatura, Espanhol e Artes.
É
graduado em Letras-Português. E pós-graduado em “Metodologias do
Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica”,
“Ensino de Língua Espanhola”, “Ensino de Artes” e “Cultura
e Literatura”.
Autor
dos artigos científicos “Machado de Assis e o Discurso Presente em
Suas Obras”, “Brasil e Sua Literatura no Mundo – Literatura
Brasileira em Países de Língua Espanhola, Como é Vista?”,
“Amadurecimento da Criação – A Arte da Inspiração do Artista”
e “Leitura de Cultura da Cultura de Leitura”.
Foi,
por duas gestões, Conselheiro Municipal de Cultura em Ipatinga MG
(representando a Literatura).
Imagens:
CÉLLUS.
https://www.facebook.com/DesopilandoOFigado/photos/a.725994847456214/2834993593222985/?type=3&theater
SCHRÖDER.
https://www.facebook.com/DesopilandoOFigado/photos/a.725994847456214/2833829480006063/?type=3&theater
Do
autor pelo autor.
Escrito
entre os dias 18 e 22 de março de 2020.
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