domingo, 29 de janeiro de 2023

ESQUERDA E DIREITA

"SE EM NOME DE CRISTO ELES DESTROEM. EM NOME DE CRISTO A GENTE CONSTRÓI"*.

Esquerda:

_ Dilson Cunha escreveu e vou ler para vocês:

PIETÁ. A semelhança entre o Cristo Morto, de Holbein, e o índio Yanomami não é mera coincidência. Ambos estão despidos de suas humanidades bem como de suas divindades. Ambos trazem no semblante a dor do abandono. Ambos, cadavéricos e rígidos, estão carregados de sofrimento e putrefação. Ambos, insepultos. / Diante do Cristo Morto de Holbein, Dostoiévski, estático por cerca de quinze minutos, emudeceu e teve sintomas de epilepsia sem ser epilético. Como ficar indiferente? Como ignorá-lo? / Diante do índio moribundo estamos nós, e não há como fugirmos dele, fingirmos que não o vimos. / Vimos! E em carne e osso. Pouca carne, muito osso. Carregado de muitas e indizíveis dores. / Ah, sim, ouso parafrasear o profeta Isaías: '(…) não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.' / Aí você me dirá: é sobre Cristo que Isaías está falando. / Daí eu lhe direi: sim, eu também. Porque quem não viu Jesus nesse Yanomami não o verá em nenhum outro lugar.”


Direita:

_ Ainda não há, nem nunca haverá, quem se pareça com o Messias. ELE É O ÚNICO, O SALVADOR, QUE MORREU NA CRUZ POR NÓS.


Esquerda:

_ Lembre-se do que Jesus falou no capítulo 25, versículo 40 de Mateus. Mas antes falarei do versículo 35 do mesmo capítulo: "tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber".


Direita:

_ O Messias é inigualável. O que isso tem a ver com O Inigualável?


Esquerda:

_ Vamos agora ao versículo 40 do capítulo 25 de Mateus: "Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes". Não se esqueça que falar de Jesus é pouco. Amar como Ele amou é muito mais importante. O Ungido não necessita ser bem-falado porque Ele é o Todo de Tudo. Não precisa nada de ninguém. Entretanto, solidariedade aos demais é fazer bem a Jesus, nossa Imagem Verdadeira. Sim, somos Imagem e semelhança d'Ele.


Direita:

_ Entendo muito bem o que Mateus quer dizer aí, mas o Messias proíbe imagens parecidas com Ele, por isso não entendo o que o índio tem a ver com a comparação com o Messias.


Esquerda:

_ A comparação com Jesus foi massacrarem toda uma população porque não viam naquele povo ser humano. Quem é capaz de genocídio é anticristo. - Uma pausa para olhar nos olhos e pensar no que dizer. - A ministra dos direitos humanos nos quatro anos de governo do Boçalnato era Pastora, sabia o que estava acontecendo e ficava falando em Jesus. É importante frisar: A pastora e ministra Damares sempre viu o que faziam com o povo Yanomami e os deixou morrer. Sempre em nome de Jesus.


Direita:

Ignora o que ouviu e acrescenta:

_ Posso ajudar os outros, mas daí comparar, fazer semelhança com qualquer homem ou imagem é proibida, minha salvação não é por obra. Jai..., digo Messias vai me salvar se for da vontade dele, pela graça. Porque eu não mereço. Mas quando aceito Messias em meu coração, Ele muda minha vida, a transforma, e acima de tudo meu coração se torna sensível ao meu próximo e a partir daí eu obedeço o que diz Mateus no verso 40 do capítulo 25.


Esquerda:

_ Boa colocação a sua: Sensibilidade ao próximo! Mas suas ações e palavras, não apenas agora, mas no cotidiano têm sensibilidade? - Outra pausa para olhar bem fundo nos olhos. - Mas "nem todos que dizem Senhor, Senhor entrará no Reino dos Céus", como é proclamado em Mateus, capítulo 07 e versículo 21. Boçalnato ficava o tempo todo falando em Jesus, os ministros dele diziam ininterruptamente "Jesus", todos ligados ao 'EleNão' eram grandes religiosos, "terrivelmente evangélicos". Mas eram/são como o demônio que usam o Nome do Senhor para enganar os tolos.


Direita:

_ Ajudo o próximo que precisa, mas não é pelo trabalho que vou agradar ao Messias.


Esquerda:

_ Existem duas passagens bíblicas que parecem se contradizer. Uma fala que basta crer para ser salvo. E outra a proclamar "fé sem obras é mortas".

Os cristãos que foram a África, que vieram a América acreditavam em Deus e em nome de Jesus exterminaram, escravizaram, torturaram e fizeram tudo mais de ruim que puderam fazer. Sempre pela fé no Santíssimo. Direita, pensa mesmo que basta acreditar em Deus e falar em Jesus que suas obras estão/estarão de acordo com O Ungido? O que mais vemos é o previsto por Jesus "muitos, mas muitos mesmo virão em meu nome sem terem ligação comigo".


Direita:

_ Onde está isso?


Esquerda:

_ A senhora não sabe? Está nos versículos 23 e 24 do capítulo 24 de Mateus. E Tiago, nos seus dois primeiros capítulos, fala da importância de agir e não apenas dizer o nome de Deus, de Jesus, do Espírito Santo.


A Direita olha irritada, mas nada diz. E a Esquerda continua:

_ Ao chegar em casa cheque Tiago, capítulo 02, versículos 14 a 26. Mas no momento foquemos no trecho 18: "Poderão até dizer: 'Tu tens a fé, mas eu tenho as obras. Mostra-me então a tua fé sem as obras. Porque eu dou-te a prova da minha fé através das minhas boas obras!'."


Direita:

_ Repito que entendo muito bem o que Mateus disse no principal verso discutido e não aceito que nenhuma imagem e homem algum pode ser comparado ao Santíssimo.


Esquerda:

_ Aquele índio não era sequer uma imagem. Era uma pessoa em extrema desnutrição por causa da política de Boçalnato. Infelizmente o tratamento médico recebido pelo novo governo chegou tarde porque só agora assumiu a presidência e aquela pessoa morreu hoje. - As palavras da Esquerda parecem pérolas... e ainda assim continua: Boçalnato e sua equipe são de direita, cristã e demoníaca. Quer dizer que toda a direita é anticristo? NÃO. Mas foi da direita que surgiram o Nazismo, o Fascismo, o bolsonarismo. Lula é de esquerda e cristão. Mas não impõem suas crenças políticas e religiosas a ninguém. Todos podem protestar. Mas protestar não é destruir artes, rasgar a Constituição, agredir fisicamente pessoas e animais, colocar bombas no aeroporto no dia do Natal. E outras coisas horríveis. Nos dois governos anteriores do Lula ele mais todos os ministros gastaram aproximadamente 50 milhões de reais e tudo exposto publicamente. Nestes quatros anos do governo Boçalnato ele sozinho gastou 75 milhões e impôs sigilo para que ninguém soubesse. Mas o sigilo foi derrubado pelos juízes nesse novo governo e foi assim que ficamos sabendo quanto ele mais a família dele gastaram e com o que desperdiçaram: nove mil reais de pão 🍞 por dia, brinquedos eróticos e outras cousas igualmente ruins.


A Direita quer falar, mas só conseguem balbuciar incoerências. Então a Esquerda retorna a palavra:

_ Quinhentas crianças ianomâmis morreram por desnutrição. Isso é genocídio da direita boçalnariana. E o Coisa Ruim tem a cara de pau de dizer que não se passa fome no Brasil e que os números apresentados são invenções mentirosas do governo eleito. Interessantemente triste é que Roraima, onde vive o povo ianomâmi, é o único estado onde não tem sequer um único representante da esquerda. Seja no Legislativo municipal, estadual ou federal nem representante da esquerda no Executivo municipal ou estadual. Pense na relação entre a tentativa quase "bem sucedida" de extermínio de uma população e na linha de governo do estado. Pense!


Direita:

_ E o que quientas crianças mortas tem a ver com o Messias? Quer dizer: MESSIAS NÃO SE COMPARA COM NADA, NEM NINGUÉM. Volto a comentar sobre o seu dizer "a comparação com Messias foi massacrarem toda uma população": APESAR DE TUDO, MESSIAS NÃO SE COMPARÁ A NINGUÉM. - Depois do grito volta a falar do presidente. - Não sei se Lula é cristão, a verdade é que não vejo isso refletindo; político que vai preso por roubar não reflete Cristo.


A Esquerda pensa: estava demorando o "E o Lula hem?". Mas diz, sentindo "lançar pérolas aos porcos:

_ Está comprovado juridicamente que a prisão de Lula foi para ele não concorrer à presidência. Não há uma única prova sequer contra Lula. Esse fato é reconhecido nacional e internacionalmente. Nem ele nem Dilma cometeram atos de corrupção ou criminosos. Está juridicamente comprovado tanto no Brasil como em outras nações. Países europeus, Canadá, Estados Unidos, Vaticano e outros reconhecem a inocência do Lula. Por favor, pelo amor que a senhora tem pelo Brasil pesquise sobre isso quando tiver tempo.


Direita:

_ Volto a argumentar qual a ligação entre a morte dos selvagens e o Inigualável Messias? Nada nem ninguém se compara a Ele.


Esquerda:

_ A referência a Jesus não vou discutir mais. Mas ali eu disse que o ex-presidente, a ex-ministra dos direitos humanos e outros cometeram genocídio. Contudo esses genocidas são cristãos. Atenção! O cristianismo não é mal. Contudo, muitos cristãos usam a religião para o mal. Não é Cristo nem o cristianismo que são ruins. E muitos cristãos são realmente de Jesus. No Brasil, por exemplo, entre vivos e mortos: Pe. Júlio Lancelotte, dom Evaristo Arms, Chico Xavier, pastora Lusmarina Campos e muitos outros. Mas há os perversos e a esses não citarei, pois não merecem reconhecimento.


Direita:

_ Então não vou fazer você mudar de ideia nem de religião, nem você a mim. Então comigo não vai poder falar de política a não ser da política suja dos que nos governam.


Esquerda:

_ Não entendi. A senhora quer que falemos só de sujeira daqueles que não gostamos mesmo que seja mentira? Se há provas da inocência de quem não gostamos não importa? É melhor continuar com ódio e desconhecimento? E se há provas de culpa de quem gostamos devemos ficar calados para não mudarmos nossos conceitos? Por favor, explica-me porque não entendi.


E nenhuma explicação é dada pela Direita. Será que ela existe? Sem ter o que argumentar dá um soco e sai correndo.


Esquerda:

Vai pra casa, pega uns livros, lê um pouco. E chora! Não pela agressão. Seu choro de hoje é pelos ianomâmis; e suas lágrimas escorrem com a tinta da caneta.


_____

Cronto de Rubem Leite.

IMPORTANTE: leiam o texto de Glaussim a discutir os estragos causados não pelas chuvas, mas pelo capitalismo:

https://www.recantodasletras.com.br/poesias-de-desilusao/7704149

* Lusmarina Campos.

Imagens retiradas do Facebook, sem autores definidos.

Escrito entre 18 e 29 de janeiro de 2023.

2 comentários:

Glaussim disse...

Um tanto trágico, a Esquerda fala e não é ouvida porque a Direita está focada em PNL pra repetir o que diz diante de um espelho ou diante de Vídeos e Reels ou outro conteúdo que massageia o ego delas

Anônimo disse...

não tenho mais lágrimas; secaram. persiste a dor pelos pequenos.