LEVANTAR
AS MÃOS PARA CIMA COM OFERENDA A DEUS²
PERIGO!
Este cronto é o primeiro de uma novena a pensar
criticamente a Bíblia. Se isso te amedronta pare por aqui. Está avisade. Se continuar
será por sua conta e risco. Não me responsabilizo pelo desconforto que sentirá,
pois é difícil não ser misantropo quando se tem neurônios funcionais.
Deus disse: Estou entregando Seon, rei
de Hesebon, e seu território a vocês. [...] Tomem posse de todas as suas
cidades e as arrasem. Sacrifiquem cada homem, mulher e criança; sem deixar
nenhum sobrevivente. Poupem somente o gado e saqueiem todas as casas antes de
destruí-las.
(Deuteronômio 02, 30-35)³
En español, puntos esenciales:
- ¿Estamos
en una comunidad, una sociedad, una ciudad? ¿O es un hormiguero? – Discursa el
Joven Esperanzado. – No debemos vivir sofocados, enterrado como un nido de
hormigas. Hay que actuar. No apenas reaccionar, pero actuar. Hay que luchar
contra nuestros opresores.
En el
templo executivo el Mantis Religiosa – título de honor de los líderes
político-religiosos de cada ciudad – habla: El Señor Dios no entregó todos
aquellos que eligieron oponerse al Unicanismo Planático – Iglesia Única de la
Tierra Plana – y declaró “¡Hiéranles! Maten todos los hombres, mujeres y niños.
Destruyan todos así como sus familias y amigos. No perdonen a nadie. Sus poses
serán nuestros.”. Todo eso Dios nos los entregó y ordenó. A nosotros, Dios nada
prohíbe, pero aquellos que Lo cuestionan les caben la aniquilación. Pues YO soy
la voz y el cerebro de Dios y vosotros las armas del Señor.
¿Que
hay en las ciudades de Latinoamérica? Una pequeña biblioteca tal vez. Un par de
escuelas, si es una ciudad grande. Y docenas o centenas de iglesias. ¿Qué
significa eso?
Mientras
surge el sol amarillo coloriendo la tierra, la calzada, el asfalto un coche
negro, igual a millones, para delante una puerta de una casita sencilla, de
minúsculo jardín bien cuidado en el barrio Esperanza.
En el
coche están tres hombres grandes y la líder, Juana Altvater, una mujer delgada.
Todos leen la Biblia.
La
puerta de la casa se abre y del coche salen los hombres. La Biblia en la mano
izquierda y el arma en la derecha.
La
sangre del pibe su une al amarillo solar creando un bello tono brilloso. Juana,
como es su más grande placer, entra en la casa y mata a los niños; los tres
matan el resto de la familia.
Un
rato después de la tranquilidad aparentar en la casa del Joven Esperanzado
todos salen de sus casas y pasan por el cadáver y por la casa maldiciéndoles
por la blasfemia de desear la igualdad en la humanidad. Mientras eso iban al
trabajo bajo la bendición divina.
La ciudad no dejara
de ser hormiguero a devorar las cigarras.
Os comunistas – generalização de todos que pensam diferente;
ou mesmo que simplesmente pensem. – incomodam a direita em seus templos:
- Isto onde estamos é uma comunidade, uma sociedade, uma
cidade? Ou é um formigueiro?
Alguns pararam para ouvir o Jovem Esperançoso.
- É para vivermos sufocados, enterrados como um ninho de
formigas? Temos que agir! Não apenas reagir, mas agir! Temos que lutar contra nossos
opressores.
O número de ouvintes aumentou levemente; só um pouco.
- O Criador nos fez a todos para as bem-aventuranças. Não
apenas para uns poucos o bem-estar.
Alguns se permitiram pensar nessas palavras. Teve até quem
se unisse ao Jovem Esperançoso na união humana.
- Ouçam esse poema de Rubem Leite e as gravem em seus
corações:
Eu
queria ser uma pedra.
Nem
digo ser uma pedra no meio do caminho;
Bastava
ser uma pedra.
Só
que nasci uma cigarra.
Não
vou dizer que a cigarra canta;
O
barulho que ela faz incomoda.
Eu
sou uma cigarra...
Eu
incomodo!
A
polícia é formiga,
A
sociedade, um formigueiro:
“Tem
que agir desse jeito,
Tem
que ser dessa forma”.
E
aquele que descumpre a norma
É
devorado pelas formigas.
Eu
queria ser uma pedra
No
meio do caminho,
Fora
do caminho.
Ser
uma pedra!
Mas
sou uma cigarra que berra
Que
berra, que berra e que berra.
Não
sei se um dia vou ser devorado pelas formigas
Mas
acontecendo ou não
Vou
berrar.
Se eu
conseguir escapar das formigas
Vou
berrar até estourar
Como
acontecem com muitas cigarras.
Mas
eu vou berrar.
Eu
sou uma cigarra
No templo executivo o Louva-Deus – título honorífico dado
aos líderes político-religiosos de cada cidade – prega:
- O Senhor Deus nos entregou todos aqueles que escolheram se
opor ao Unicanismo Planático – Igreja Única da Terra Plana – e declarou:
“Firam-nos! Destruam, matem todos os homens, mulheres e crianças. Que não sobre
nenhum desses que devem ser exterminados junto com suas famílias e amigos. Suas
posses serão nossas”. Todos esses e tudo isso Deus nos entregou e ordenou. A
nós, Deus nada proíbe, mas aqueles que O questionam lhes cabem a aniquilação.
Pois EU sou a voz e o cérebro de Deus e vocês as armas do Senhor.
Em Ipatinga há duas bibliotecas a disposição do povo. Ainda
não foram queimadas para iludirem ao mundo que em Minas Gerais se permite
produzir ideias. Cada estado tem uma cidade além da capital com essas
bibliotecas de fachada, mas todas as outras foram fechadas. Igrejas precisam de
um lugar...
No Centro da cidade há doze igrejas. Dois bairros muito
pequenos (Ferroviários e Das Águas) não têm igrejas, comércios ou escolas, mas
vão aos bairros próximos. Outro bairro pequeno, o Novo Cruzeiro, possui quatro
igrejas e uma escola infantil.
Todos os outros bairros têm de seis a vinte igrejas, nenhuma
biblioteca e uma ou duas escolas. Cada escola tem o diretor para cuidar da
administração e o pedagogo para fiscalizar os professores passando em tempos
indeterminados pelas janelas das salas: Escola
é lugar de ensinar. E é pra ensinar a verdade. Não para posicionar-se contra o
governorreligioso.
Nos bairros nobres há ao menos quatro escolas. Em todos os demais
bairros, enquanto sobejam igrejas bem cuidadas, a escola é precária e o
salários dos professores é reduzido ano a ano. Quantos professores resistiram
até o final da década?
Um carro preto, igual a milhões, parou diante de uma porta
de uma casinha simples, de minúsculo jardim bem cuidado no bairro Esperança. Ao
mesmo tempo em que o sol surgia amarelo colorindo a terra, a calçada, o
asfalto.
No carro estão três homens grandes e a líder, Joana Altvater,
uma mulher delgada. Todos leem a Bíblia.
A porta da casa se abre e em seguida o portão de acesso à
rua.
Do carro sai o motorista com a Bíblia na mão esquerda e um
.38 na direita; e atira no Jovem Esperançoso. Seu sangue se junta ao amarelo
solar formando um belo tom brilhoso. Mais ninguém ver isso. Apenas saem do
carro os outros três com suas Bíblias e armas. Entram na casa pisando no
cadáver.
Joana, como é seu maior prazer, mata as crianças.
Os outros dois homens matam a avó, os pais e a esposa do
rapaz.
Pegam algumas coisas que lhe agradaram e vão embora.
Tudo aconteceu sem pressa. Com calma e tranquilidade.
Os barulhos não fizeram nenhum vizinho procurar ver o que
estava acontecendo. Ao contrário, o silêncio musicava a rua.
Você que está lendo crê que o ocorrido fora alguma novidade
no bairro, na cidade, no estado ou no país?
O que digo é:
A cidade sequer deixou de ser formigueiro a devorar as
cigarras. Minutos após o sossego aparentar na casa do Jovem Esperançoso todos
saíram de casa e passavam pelo cadáver e pela casa amaldiçoando-os pela
blasfêmia. Enquanto iam ao trabalho sob a bênção de Deus.
Recomendo
a leitura de:
A Chave
do Tamanho e Viagem ao Céu, ambos de Monteiro Lobato.
¹ Origem
da palavra heresia: É uma palavra que vem do latim:
haeresis, que, por sua vez, vem do grego: haíresis, significando CAPACIDADE DE ESCOLHER!
Exatamente, heresia significa simplesmente capacidade de escolher! Mais tarde
foi utilizada como tudo aquilo que se opunha e ainda se opõe a Igreja Católica.
Hoje heresia é um relâmpago contra a ortodoxia, o fanatismo e o
fundamentalismo, venham eles da religião, da política ou da sociedade. Herege é
aquele que não perdeu a capacidade de escolher entre pedras e diamantes.
Fonte: https://www.dicionarioetimologico.com.br/heresia/
² Origem da palavra anátema: Em
Latim, anathema significava inicialmente “dom, oferenda”. Origina-se
no Grego anathema, de ana, “para cima” e tithenai,
“colocar”. Tratava-se do gesto de elevar com as mãos, na frente do altar, algo
devotado a um deus, como um perfume, uma flor, um cálice de vinho. Como muitas
vezes a oferta era um animal a ser sacrificado, a palavra se distorceu e veio a
assumir a conotação de “a ser exterminado, condenado, amaldiçoado”, como a
Igreja Católica usa agora. Tanto é assim que, a partir de certa altura, ainda
em Latim, passou a significar “excomunhão, reprovação, rechaço”.
Fonte: https://origemdapalavra.com.br/palavras/anatema/
³ Matança
é o tema em Deuteronômio 02, 30-35. Matar em nome de Deus pode.
Rubem
Leite é escritor,
poeta e crontista. Escreve todo domingo neste seu blog literário: aRTISTA
aRTEIRO.
É professor de
Português, Literatura, Espanhol e Artes.
É graduado em
Letras-Português. E pós-graduado em “Metodologias do Ensino da Língua
Portuguesa e Literatura na Educação Básica”, “Ensino de Língua Espanhola”,
“Ensino de Artes” e “Cultura e Literatura”.
Autor dos artigos
científicos “Machado de Assis e o Discurso Presente em Suas Obras”, “Brasil e
Sua Literatura no Mundo – Literatura Brasileira em Países de Língua Espanhola,
Como é Vista?”, “Amadurecimento da Criação – A Arte da Inspiração do Artista” e
“Leitura de Cultura da Cultura de Leitura”.
Foi, por duas
gestões, Conselheiro Municipal de Cultura em Ipatinga MG (representando a
Literatura).
Escrito
nos dias 05 e 06 de dezembro de 2020. Trabalhado entre os dias 05 e 10 de
janeiro de 2021.
Um comentário:
Sejamos hereges contra as injustiças deste mundo.
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