¿Qué discusión
puede ocurrir sin saber el asunto discutido? Chifla es la respuesta que se da
cuando falta argumento y no quiere dar marcha atrás. El cristianismo podría ser
lindo si no fuera como es predicado por las religiones. Eça de Queirós y
Saramago acusan las religiones como las causas de los sufrimientos y
perversidad humana; siempre bien dispuestas a produjeren y a reprodujeren la
miseria y la opresión.
Discutir literatura
anticlerical portuguesa nos ayuda a pensar abiertamente y con menor
contaminación el problema religioso de nuestros días.
Leitura do cronto pelo autor no endereço:
Cinco horas da tarde em ponto, Adão sai de sua casa
na rua Dionísio e Macieira também. Dois minutos depois saem os irmãos Marialva,
Marissol e Mário na casa da rua Alvinópolis. Salomão, da rua Nova Era. E
Gustavo é da Raul Soares. Pascoali, Benito, Manuela e Jurandir são os
alienígenas no bairro. Mas Jairo e Elson, não. Os dois são da rua Itabirito. Todos
se encaminham para a avenida 26 de outubro do bairro Bela Vista; e o pequeno
ipê carregado de flor os acolhe.
- Sou fascinado pelos cristãos. Cada encontro com os
cristãos é um encontro com o ódio, a estupidez e a ignorância.
- Será? – Adão responde perguntando.
- É o que sempre se vê. – Benito contrarresponde. –
Hoje mesmo, na Câmara Municipal de Ipatinga, um vereador disse “Pela defesa da
família cristã”. Perguntei-lhe e a minha família? Não sou cristão... A resposta
foi “Junte seu grupinho e se defenda”. – Segundos silenciosos. – Aconteceram
outras coisas além dessa.
- Mas, Benito, isso não é o suficiente pra julgar
dessa maneira os cristãos ao todo.
- Dei apenas um exemplo, Adão. Além desse e hoje
à tarde, na mesma câmara e por outros cristãos, houve dezenas de outros
acontecidos. Fora esses há outros que tenho visto em aproximadamente quarenta
anos.
-
Sei lá, Benito! O cristão é pessoa e como tal está sujeito a falhas de sua
espécie.
- Sim, mas o interessante
é que botam Jesus no meio de suas falhas e o “indicam e indiciam” como cúmplices
de suas violências e responsabilizam-nO por suas estupidezes e ignorâncias.
- Nisso
já não tenho como dizer algo!
- “Jagera”
não, Benito! – Intervém Manuela. – Você é meu amigo, vem em casa e ainda não
cozinhei você para o almoço ou pra sopa... Rirri.
- Ai, Manuelita de mi
corazón. Precisava ver as barbaridades que escutei dos cristãos hoje na câmara
municipal. Entre dezenas de outras coisas uma que lá foi em nome de Jisuis me
contou “Mal vejo a hora de ir embora desse paizim di merda” e a mesma, sem
querer ou não, me contou em seus arroubos que pagou caro o diploma que
comprou...
- Já orei muito e li
bastante a Bíblia. – Responde Benito. – Mas me cansei de ver cento e quarenta Salmos
desejando mal aos outros... Ter o Rei Davi como um exemplo importante a ser
seguido; sendo que o famigerado era estuprador, torturador, mutilador,
escravagista, traidor, falso amigo e falso religioso. Ter a violência
justificada no Antigo Testamento e os preconceitos confirmados no Novo.
- Mano
Benito, Davi como homem teve as suas falhas e avarias, mas isso não pode abalar
a fé de alguém, sendo que ele era homem dotado de limitações!
- E posto como exemplo de
conduta... – Por alguns segundos olhos se entreolham. – Lembro-me de alguns
anos atrás em Ipatinga uma “coisa curiosa” que aconteceu. A Caixa Econômica
Federal recebeu em um dia o número de pedidos de seguro desemprego que recebe
em um mês. Desconfiada acionou os órgãos competentes e uma das pessoas presas
disse estar arrependida... Interessante que se arrependera depois que foi
pega... Mostrou-se boa discípula de Davi e verdadeira estudiosa da Bíblia.
Uma pausa para beberem debaixo das flores amarelas,
pensarem e Benito continuar:
- Também sou
limitado, mas não pretendo matar meus amigos para ficar com suas esposas e me “arrepender”
quando ameaçado por quem tem mais poder que eu...
- Benito,
não resisti por isso tive que entrar na conversa. – Fala a sempre calada Macieira.
– Sabe, muitas pessoas então no caminho errado, mas creem em seus corações que
estão no caminho certo até depararem com alguém ou alguma coisa que mostre o
contrário. Por exemplo: Você está seguindo estrada para o Sul, mas está louco
pra chegar à Bahia, você vai chegar lá? Não até que alguém lhe diga que está na
estrada errada então você faz uma conversão rumo à estrada certa.
Um vendedor de sorvete interrompe a conversa para
oferecer seus produtos. Com nossa recusa ele vai embora e Macieira continua
suas ideias:
- O
que acontece é isso, as pessoas só refletem ou mudam se forem confrontadas e,
da mesma maneira que você diz ter ouvido coisas horríveis; o que muitos homossexuais
têm feito não é diferente e por causa disso não vou colocar todo mundo no mesmo
saco e dizer que ninguém presta. Por favor, seja prudente. Não posso
generalizar por causa da atitude de alguns, o evangelho não é isso, vida cristã
com certeza é diferente do que você descreve.
- Macieira, curiosamente
as pessoas cristãs que “juravam” estar no caminho certo sequer conheciam a
estrada, ou seja, o plano em discussão na Câmara e digo isso por diversos
motivos, como foram discutir o que não estava lá e afirmaram que não leram.
Uai! Que discussão pode acontecer sem saber o que está sendo discutido? E no
plano sequer aparece a palavra “gênero”, que tanto os atormentava e
queriam proibir o que não estava lá... Quanto ao se deparar com alguém ou coisa,
ou seja, o plano que mostra o caminho a reação deles não foi retornar, mas
vaiar quando os fatos foram apresentados. Vaiar é a resposta que se dá quando
falta argumento e não quer dar o braço a torcer. Preferiram continuar indo para
o Sul para chegar à Bahia... Não precisa acreditar em mim, veja os fatos em
fontes diversas. Observe que eu disse “cristãos” e não “Cristianismo”. Com
certeza não foi por acaso ou acidente que escolhi um termo e não outro. Pode
acreditar, eu pensei bem antes de dizer o que falei. Cristianismo é lindo; ou
poderia ser se não fosse como é pregado pelas religiões. Em O Crime do Padre
Amaro e outros livros, Eça de Queirós representou bem a religiões; ele acusa
não só o clero, mas toda a Igreja e o Cristianismo – e aí se vê o radicalismo;
não é só o clero, mas a religião – que ela prega como a causa dos sofrimentos e
perversidade humana. Saramago também; ele busca entender o ser humano e a sua
surpreendente capacidade de produzir o mal. E para isso ele se utiliza de
Portugal e do Cristianismo como metáforas da natureza humana e de sua forma de
organização social; sempre prontas a produzirem e a reproduzirem a miséria e a
opressão. É o que bem se vê em O Evangelho Segundo Jesus Cristo. Mas em
diversos textos ele apresenta todo o ódio e violência comum às diversas
religiões: o judaísmo, o islamismo, o cristianismo católico ou protestante. A
discussão acerca da literatura anticlerical portuguesa nos ajuda a refletir
abertamente e menos contaminado sobre o problema religioso de nossos dias.
O ventinho faz cafunés no ipê e nos amigos; inspirando-nos
dar uma pausa.
Continua.
Ofereço como presente aos aniversariantes
Sued, Hildete T. Santos, Luana Rodrigues, Maylde
Trevenzole, Aldair Pinguim, Michel Ferrabbiamo, Paula Gomes, Luis F. Rezende, Raquel
A. Oliveira, Luciana M. Silva, Samuel Costa, Rita de Cássia, Débora Cristina, Cristiane
Duarte, Carla Paoliello.
Recomendo a leitura de “Quanto Tempo Você Tem?”, de Clóvis
Marcelo; “Perdido de Amor”, de Girvany; e, deste macróbio que vos fala, “¡Denso,
Muy Denso!”.
Rubem Leite é escritor, poeta e crontista. Escreve e
publica neste seu blog literário aRTISTA aRTEIRO todo domingo e colabora no Ad
Substantiam às quintas-feiras. É
professor de Português, Literatura, Espanhol e Artes. É graduado em
Letras-Português. É pós-graduado em “Metodologias do Ensino da Língua
Portuguesa e Literatura na Educação Básica”, “Ensino de Língua Espanhola”,
“Ensino de Artes” e “Cultura e Literatura”; autor dos artigos científicos
“Machado de Assis e o Discurso Presente em Suas Obras”, “Brasil e Sua
Literatura no Mundo – Literatura Brasileira em Países de Língua Espanhola, Como
é Vista?”, “Amadurecimento da Criação – A Arte da Inspiração do Artista” e
“Leitura de Cultura da Cultura de Leitura”. É, por segunda gestão, Secretário
da ASSABI – Associação de Amigos da Biblioteca Pública Zumbi dos Palmares
(Ipatinga MG). Foi, por duas gestões, Conselheiro Municipal de Cultura em Ipatinga
MG (representando a Literatura).
Escrito na noite de 15 de julho de 2015; trabalhado um
pouco em algumas madrugadas de 2016, mas realmente construído entre 23 e 27 de
agosto de 2017.
2 comentários:
Obrigado, muito!!
Comentários
Rubem Leite traz para os seus contos de forma irreverente, porém com muita seriedade e engajamento social, de temas que infelizmente estão em evidência e ascensão na sociedade brasileira e universal: o fundamentalismo religiosos e a formação daquilo que chamarei de um exército de autômatos, a completa imbecilização de futuras gerações e o faz com extrema maestria e de forma coloquial, o que evidencia o seu grande talento.Faz o que deve fazer todo artista comprometido com o seu tempo.
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