domingo, 7 de agosto de 2022

VALORES

Pessoas criam luzes

Clareiam pouco

Não veem porque não olham

A noite pura

Se a olha

Vê.




Uma aluna me disse:

- Fulana te stalkeou todinho?

- Fez o quê?

- Ela te stalkeou...

- O que é isso? Não sei o que seja.

- Ela viu e copiou tudo que você colocou no Facebook e outras redes sociais...

- Menina boba. Com tanta coisa útil pra fazer... Com tanta gente que vale pesquisar... Ela perde tempo comigo? Deveria ter pesquisado acentuação, ortografia, sujeito e predicado, substantivo e adjetivo, frase, oração, conto e o que mais estudamos; e ela gasta tempo comigo?!? Ô falta do que fazer. Chega a ser burrice.

- Mas você num está preocupado? Ela viu algumas coisas...

- Se ela viu é porque coloquei lá, ora essa. Teria sido mais inteligente e útil se tivesse lido livros. Já falei de tantos...


Ai, cansaço!

Chego em casa, durmo e me encontro com Jó Soares:


- Ninguém deve se sentir triste por ter um bom coração. - Fala Jô - O amor não é um erro. Errado é enganar, mentir, trapacear, dar rasteira no sentimento alheio. Quem faz isso é que deve sentir vergonha. Não quem ama e acredita. Ninguém é bobo por se arriscar, bobo é quem passa a Vida toda enganando os outros e achando que a Vida não traz pra gente tudo aquilo que a gente planta. 

Ah, ela traz…

- Tudo que se planta se colhe. Mas o tempo raleia. Ao ler "O Estrangeiro" e "O Mito de Sísifo". - Ambos de Camus - Dei-me conta. Venho me sentindo Meursault: É assim? Assim é!

- Dizem que os comunistas comem nossas crianças no café da manhã. Mas são os capitalistas que comem o café da manhã de nossas crianças.

- Tem gente que não é gente... Ano passado arranjou confusão com tantas pessoas que metade foi pra longe. Este ano caluniou um e está sendo judicialmente processado; com outros dois está tendo problemas sérios na rede de trabalho.

- Sempre tive medo de ficar improdutivo. Mas de morrer nunca tive. A memória que espero deixar é alegria. Mais profundamente, deixar a esperança em algumas pessoas. Que pude contribuir com a melhoria de algumas pessoas. O que importante para a vida de cada um é: Vou viver e não fazer mal a ninguém.


Acordo. Nas mídias sociais: Jó Soares faleceu. E os improdutivos continuam aqui.


_____

Rubem Leite

Escrito entre 01 a 07 de agosto de 2022.

Um comentário:

Anônimo disse...

Mas o coração ingênuo, permissivo, sim.Cuidado com a síndrome de Madre Teresa de Calcutá.