domingo, 25 de setembro de 2022

BRISA INSENTIDA

"Num deserto de almas também desertas uma alma especial reconhece de imediato a outra"¹.



Em vida cansei de aniversários.

Já gostei de ser lembrado

E gente em casa.


Risos temporários.

Alegrias superficiais

No oco do coração.

Na carne cardíaca

Vazios, artificiais.


Felicitações de boa fé,

Obrigado!

Felicitações de má fé,

não eram obrigados.


No momento

Silêncio, soledade,

Livros, pensamentos,

Cachorros, gatos, peixinho

Até o memento.

Quando eu morrer

Não quero velório.

Basta o enterro

Pelos coveiros.


Parentes, familiares, amigos,

Colegas acima, ao lado, abaixo.

Ninguém!


Não quero rezas,

Prantos, piadas

Elogios.

Nem se os tiverem.


Quero silêncio,

Sossego e ninguém.

Só a terra por cima,

Talvez um canteiro de flores

Mas Ninguém.


Um mês depois

Realizem o anteriormente dito

Memento

- Isso se não for por aparências.

Pra quê?

Tudo se esquece, perde-se

Até as condolências

E o tempo é em vão -

Mas se o realizarem

Seja

Em silêncio

No solitário ou soledade

De seu "órgão torácico, oco e muscular, que funciona como o motor central da circulação do sangue".²


No mesmo tempo ou outro

Realizem um almoço

- isso se quiserem; realmente quiserem -

Para comemorarem

Ou lamentarem.

Podem rir, falar, chorar...

Não estarei ali

Não estarei nem aí.


Mas num restaurante ou onde quiserem.

Desde que nunca no cemitério,

À minha sepultura.

Minha cova é minha

E de mais ninguém

E Ninguém tem que ir lá.


O que até então foi meu será seus.

Não creio haver brigas

- Nada tenho -.

Mas se disputarem seja onde queiram,

Menos no meu campo santo.


Só peço umas coisinhas:

Adotem meus bichinhos e cuidem bem deles.

E já que estou pedinte

Peço uma coisa mais:

Não vão ao meu enterro.

Se quiserem ir que vão aos seus.


_____

Autor: Rubem Leite.

Imagem: foto de Erika Aviles.

¹. Aqueles Dois, de Caio Fernando Abreu.

². Dicionário eletrônico Dicio.

Setembro 2022.

Nenhum comentário: