segunda-feira, 5 de julho de 2010

CINCO E QUARENTA E CINCO MAIS OU MENOS

Rubem Leite
05 de julho de 2010

Ofereço como presente de aniversário:
Ruth Maria C. Pacheco,
Rita Eneida,
Maykon Moreira.



“Para que uma pessoa se torne um verdadeiro e grande artista, precisa conhecer muitas pessoas. Precisa vivenciar as tristezas e as alegrias nas mais variadas circunstâncias desta vida e, transcendendo-as, alcançar um estado espiritual elevado, que a torne capaz de analisar tudo de modo objetivo. Aquele que conhece unicamente a própria vida, caso se torne escritor, só conseguirá escrever livros baseados em sua vida particular. Somente as pessoas que conhecem as mais variadas emoções humanas conseguem tornar-se grandes escritores, como Shakespeare ou Balzac, capazes de descrever inúmeros personagens com imparcialidade”.
(Revista Mundo Ideal, nº 192 – M. Masaharu Taniguchi – pág. 06)


Escrevo ouvindo
Oslodum, de Gilberto Gil,
Cavalgada das Valquírias (não sei o compositor)
e Estação Memória, de Benhur Smeha.



Início de uma manhã de um meio de ano de alguém que termina sua noite.

Peguei uma sacolinha de supermercado e passeio com meus cachorrinhos depois da noite dentro do pequeno apartamento. Ando e ouço alguém ri. Viro-me para o riso. É de alguém que se termina na noite. Olha para mim.
- Bom dia!
- O quê? – Responde-me com voz grave adocicada.
- Bom dia!
- Num entendi. – Vem até mim. Então vou até ela sorrindo.
- Bom dia!
- É só bom dia que quer? – O falsete da cabeleira loura de mulher num corpo estranho me fala. Cabelos desgrenhados, cansados. Cara amarrotada, cansada. O riso está lá, cansado. Os olhos cansados também.
- É só bom dia que lhe quero dar.
- Bom dia então!
Afasta de mim. Volto para meu lar recolhendo os dejetos dos cachorrinhos e os deixo a espera do caminhão de lixo. – “É cada um que me aparece”. – Acho que os olhos desanimados que se vão pensa. O que desejo é que sorria com os olhos. Na varandinha vejo o sol nascer bonito. A esperança de um novo dia. Eu e os cachorrinhos entramos com o que tenho.

Um comentário:

Rita Eneida disse...

Gente! Nossa Rubem que lindo!
Foi um presente mais que maravilhoso.
Sua pessoa me emocionou com tamanha sensibilidade neste abraço.
Seu Blog é muito bom mesmo,adoro visitá-lo!
Abraço amigo!