segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

AULA DE LÍNGUA

Obax anafisa.


Língua é a comunicação humana, que a sociedade criou, assim é impossível estudar a sociedade sem estudar a língua e vice-versa. Ela, por ser uma construção social, é também desconstrução de si mesma, o que a torna impossível de ser catalogada integralmente em um livro. E, ressalto, o que modifica a língua é justamente a modificação humana constante.

O texto é um dos meios de comunicação mais complexos ou rico de recursos entre os seres humanos. Assim, dependendo do meio onde foi escrito passa a ter propósito distinto para cada leitor. Outro ponto é que junção entre “informação dada”, que é o que já se conhece, e “informação nova” torna o texto útil e compreensivo. A coesão entre as duas se dá através do enunciado e unindo, no correr da leitura, as informações nos parágrafos. Em outras palavras, um texto pode ser definido como tendo sentido não em si, mas na sua leitura. Outra característica do texto é que as formas atuais de comunicação (a internete, por exemplo), assim como os gêneros textuais, são na verdade antigas formas adaptadas e igualmente influenciadas pela história social. Ou seja, um mesmo texto terá gênero diferente dependendo do suporte onde se encontra. Podendo ser um “tipo textual”, que é definido pela natureza linguística numa sequência, ou um “gênero textual”, que é algo mais concreto e sócio-comunicativo, influenciado pelas convenções e mostrando a sociedade. Resumindo o parágrafo, tudo que é feito linguisticamente pertence a algum gênero. E acrescento ao mesmo que domínio discursivo não é exatamente texto ou discurso, mas dá origem a eles.

Alfabetização não é letramento. A primeira é consequência de um sistema de ensino e pensa no individual. O segundo é coletivo por pensar no como a escrita interfere na sociedade. E como toda e qualquer pessoa consegue se comunicar, não existe alguém iletrado, mesmo sendo analfabeto.


Escrito entre 01 e 12 de dezembro de 2011.

Ofereço como presente de aniversário à

Amandinha Nobre, Gersi Santos, Nadieli Sathler, Rafael Lopes, Cristhianne Almeida, Arthur Yokomizo, Nelson Stefaniak, Viviane Hara, Adriana Magalhães.

Em banto, obax anafisa significam flores e pedras preciosas.
O cronto e a ilustração são nossas flores para você

e fazemos votos de que encontre neles pedras preciosas.

BAGNO, Marcos – A Lingua é Multipla e Heterogênea.

MARCUSHI, Luiz Antônio – gêneros textuais: definição e funcionalidade.

SANTOS, Janete S. – afinal, o que é linguística aplicada; e letramento, variação lingüística e ensino de português.

Nenhum comentário: