segunda-feira, 30 de abril de 2012

VIVENDO E APRENDENDO


Obax anafisa.



Dez para cinco da manhã saio com meus três cachorrinhos. Enquanto fecho o portão da casa, a porta de um carro se abre. Dou dois passos e do carona sai uma usuária de craque.
- Você pode me arranjá-me um copo d’água?
- A essa hora? – Resmungo.
- Eim?
- Espere um pouco, por favor. – Falo cristãmente.
Abro o portão, entro, tranco o portão, subo a escada, pego um copo descartável, encho, desço escada, destranco o portão, saio, tranco e entrego a água.
- Qual desses cachorrinho é seu?
- Os três.
- Me dá o bacê pra eu.
- Não! – Falo meio que rindo do disparate dela.
- Você é casado?
- Não!
- Vamu fazer um pograma?
- Não!
- Eu disse pru criente que eu tava com sede e que ia pedi água procê.
Pelo visto, piranhas também têm sede. “São seres humanos, então”. Ou apenas “São seres humanos”. Com qual das duas frases entre aspas devo encerrar ou qual das duas você pensa que seja a certa, a que reflito ou a que afirmo?
- Meu criente, nu carro, mandô eu convida você. Quando eu disse que tava com sede e que ia pedi água procê, ele falô praticonvidá.
Olho para o carro e não tenho a mínima ideia de quem seja. E se eu tivesse? Mas independente disso:
- Não, obrigado!
- Ah! Me dá o bacezinho.
- Não! Eu gosto dele.
- Vamo fazê pograma?
- Não!
- Faço um boquete nocê então.
- Não!
- Me dá cinco real, então.
- Ah, minha filha. Estou sem trabalho.
- Nó! Me dá um cigarro, então.
- Não fumo.
- Nó! Qual é o nome do bacê?
- Haicai!
- Minha avó tinha um e se chamava Pipu.
- Belo nome.
- Dá paeu...
Eu me encaminho para o caminho de sempre. Então ela volta para o carro com o copo na mão. E o cara olha para mim, olho de volta. A garota já dentro do carro fala algo e ele dá um riso de bobo.



Ofereço como presente de aniversário à
Térsio Greguol, N. Silvia M. Simões, Elizangela Batista, Patrícia P. Cruz, Fernando Leite, Deusdeth J. Amorim, Luis Yuner, Mariana Porto e Pedro H. P. Leite.

Em banto, obax anafisa significam flores e pedras preciosas. O texto é minhas flores para você e faço votos de que encontre nele pedras preciosas.

Escrito entre 25 e 30 de abril de 2012.

2 comentários:

tiagosilvaleite disse...

kkkkkkk. muito bom mesmo muito bom muito bom, gostei de mais, quase leva o cachorro , se ela pedisse mais um pouco ela levava océ tem um coração do tamanho de um trem só

Patrícia Pina Cruz disse...

KKKKKKK!!!Muito bom acordarcom esse texto, fiquei me imaginando descendo de manhã, antes do ballet , com meu saudoso Jimmy.Já fui assaltada aqui na porta hahahahaha!!!Identificação imediata!!!!Muito aobrigada meu querido pela preciosidade ,guardo com carinho!!!Bjs