segunda-feira, 12 de novembro de 2012

JEJUM DÁ FOME


Obax anafisa.

“Ser-para-como-o-outro, apesar de si, é arrancar o pão de sua boca, matar a fome do outro de meu próprio jejum, ou seja, matar a fome que meu próprio jejum tem do outro”.
(Tereza Rocha – 10º ENARTCi – 03-11-12).



Foi assim, com tantas questões, que saí de casa hoje.
Por que faço arte? Por que escrevo? Porque quero/necessito me expressar. É claro que quero ser visto, caso contrário faria no quarto. Mas é só para isso que artistas escrevem, pintam, cantam, dançam? É obvio que assim fazemos porque não conseguimos nos calar, nos imobilizar. E eu sei que tenho que oferecer – oferecer a mim em meu trabalho –, mas o que o outro fará com isso é da alçada dele.
Por volta das cinco, como todas as manhãs, passeio com Haicai, Decidido e Vitório. Rua Uberaba, rua Ituiutaba, rua João Napoleão Cruz. Parado na calçada do alojamento da Usiminas, tendo do outro lado a escola-creche e em frente a Assembléia de Deus, olho a madrugada afrontada pelos postes. Uma moto surge por trás e pára ao meu lado. Pelo visor do capacete vejo belos olhos escuros num rosto masculino.
- Oi! Você que cuida desses cachorrim?
- Sim! Eles são meus.
- Seus? – Voz descrente ou de zombaria.
- Eu sou Benito. – Estendo-lhe a mão, ele a pega, diz seu nome e pergunta: Cê fuma craque?
- Não!
- Nessora parado aqui...
- É quando costumo passear com meus bichinhos. Moro na rua de trás, a Uberaba.
- Eu trabalho ali, no Corpo de Bombeiros.
- Hum, legal!
- Cê fumoquê?
- Por quê? Você fuma craque? – Na verdade pensei em perguntar se ele vende, mas mudei a pergunta não sei por que. Ou melhor, sei...
Meio que rindo: Gordim assim? Se eu fumasse seria magrim quiném ocê.
O sujeito não é gordo, mas é o dobro de mim.
- O único vício que tenho é livro.
- Unru, sei!
- Você está querendo comprar? É só descer o morro.
- Não! Não uso drogas. Cê num tem vício nenhum mesmo?
- Meu único vício são os livros. Sou tarado por eles.
- Unru! Então inté!
- Inté!
Ele vira a esquerda e some. Os pensamentos que tive durante toda a conversa não lhe contei quase nenhum porque acho que dá para saber ou imaginar quais foram.
Voltando pelas ruas João Napoleão Cruz, Ituiutaba e Uberaba do passeio com meus cachorrinhos os olhos do rosto ocultado pelo capacete se perdem com a moto que se foi, com eles se esvaem a madrugada afrontada pelos postes e concretam-se em meu cérebro ideias.
Pessoas querem estabilidade. Isso existe? A criação, por exemplo, é abrupta e é, não querendo redundar e sim dar certa ênfase, sequência de sucessões. É o processo ou o retrocesso humano que cria? Estresse hídrico... O que cria é o estresse hídrico. É na época de seca que os ipês e outras árvores se explodem em flores.
Foi assim, com tantas questões, que voltei para casa hoje.



Ofereço aos aniversariantes
Santa Cecília Corporação Ipatinga, Juliana S. Vieira, Rita Clemente, Chicão Fidideus Olun Selen, Isac Silva, Felipe Bruno (Palhaço Pimba), Marcel A. Roque.

Em banto, obax anafisa significam flores e pedras preciosas. O texto é minhas flores para você que me lê e faço votos de que encontre nele pedras preciosas.

Escrito entre os dias 05 e 12 de novembro de 2012.

ENARTCi 2012. Encontro existente em Ipatinga MG para mostrar e discutir a arte, os artistas e suas ações e reações. Ou, como diz Wenderson Godoi, “O tema-tarefa deste 10º ENARTCi será o ‘cuidado de si’. (...) O ENARTCi assume seu papel de criar pontes, de atravessar territórios e de construir relações. (...) Nesses 10 anos comemoraremos as crises e faremos deles o assunto celebratório, buscando nelas a energia para resistir”. (ENARTCi – Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga. Godoi no texto “Tão precioso quanto difícil”, diria Espinosa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns GRANDE POETA DA VIDA REAL!
AMEI o: "O único vício que tenho é livro."
Infelismente as pessoas ainda julgam pelo exterior,se esquecendo de que o interior é o que existe de mais precioso,mesmo com todas as nossas imperfeições,essas que com a MISERICÓRDIA E PERFEIÇÃO DIVINA temos grandes chances de melhorarmos,de aprendermos a sermos pessoas melhores a cada novo dia!
Não sei escrever tão profundamente como vc, mas quero resumir em:
Parabéns pelo trabalho!
Parabéns pela arte!
E siga SEMPRE em frente, firme e forte,com as bençãos do nosso senhor Jesus cristo!
Fica sempre com Deus!
Abraço!

Mariana Dias disse...

Parabéns GRANDE POETA DA VIDA REAL!
AMEI o: "O único vício que tenho é livro."
Infelismente as pessoas ainda julgam pelo exterior,se esquecendo de que o interior é o que existe de mais precioso,mesmo com todas as nossas imperfeições,essas que com a MISERICÓRDIA E PERFEIÇÃO DIVINA temos grandes chances de melhorarmos,de aprendermos a sermos pessoas melhores a cada novo dia!
Não sei escrever tão profundamente como vc, mas quero resumir em:
Parabéns pelo trabalho!
Parabéns pela arte!
E siga SEMPRE em frente, firme e forte,com as bençãos do nosso senhor Jesus cristo!
Fica sempre com Deus!
Abraço!