domingo, 26 de março de 2017

QUE BOM QUE VOCÊ VEIO

ME ENCANTAS TU PRESENCIA


Em português

Em um domingo, enquanto aguardava o por do sol para poder sair, peguei um livro de Rubem Leite para passar o momento. Fiquei um instante pensando nesta quadra:
A vida ia
Senado veio
À nossa vontade a revelia
Tudo tomou sem freio.
Pela fresta na cortina não se via mais o sol. Não, não! Não é o que está pensando. Não sou este tipo de monstro. Simplesmente não gosto do sol na minha pele. E gosto de religiões, e de política. Aprendo muito com elas.
Depositei o livro na mesinha e fui à última missa do dia: o Cântico de Entrada seguido pelo “Kyrie, eléison”, Glória, Oração, leitura instrutiva, orações, canto seguintes, Evangelho, credo, consagração da Hóstia e orações posteriores. Orei como bom cordeiro de Deus.
- Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Eu venho em nome de Deus.
Disse o sacerdote e eu:
- Ao Deus que alegra a minha juventude.
No Sermão o padre contou como Davi se tornou um próspero rei: Por ser um bom estrategista invadiu diversas tribos, mutilou os reis despojados e escravizou seus aldeães. Na verdade não foi bem assim que ele falou; disse que foi pela vontade de Deus... Rerrê. Após a cerimônia passei pela praça e em um prédio em construção vi o início de um show de rock, este show de rock; que ficaria vinte e quatro horas. Pensei em entrar e me divertir um pouco. O rapaz da portaria se encontrava atrás de uma mesinha e observou o meu terno, encarou minha gravata e me olhou, mas não me viu. Fez pouco caso de minha figura e ignorou o meu eu... Então eu o escolhi. E ele não teve escolha. Toquei-lhe o ombro fazendo-o olhar meus olhos, com a mão indiquei-lhe que me seguisse, fomos para um canto e eu lhe comi em segundos. Fui para a portaria e assumi o seu lugar.
- Que bom que você veio. – Falei quando você ia passando pela porta. – Sorri e você entrou. Eu te escolhi e você não mais tem escolha.


En español

En un domingo, mientras aguardaba el ocaso, cogí un libro de Rubem Leite para pasar un rato. Me quedé un instante pensando en este poema:
La vida se iba
Senado vino
De nuestra voluntad hizo amiba
Todo robó zorrino.
Por la grieta de la cortina no veía más el sol. ¡No, no! No es lo que piensa. No soy este tipo de monstruo. Meramente no me gusta el sol en mi piel. Pero, me encanta las religiones, y la política. Ellas me enseñan muchísimo.
Deposité el libro en la mesita y me fue a última misa del día: El Cántico de Entrada “Kyrie, eléison”, Gloria, Plegarías, lectura instructiva, más plegarías, demás cantos, Evangelio, credo, consagración de la Hostia y plegarias finales. Recé como el bueno cordero de Dios que soy.
- En nombre del Padre, del Hijo y del Espíritu Santo. Vengo en nombre de Dios.
Habló el cura y yo:
- Al Dios que alegra mi larga juventud.
En el Sermón el cura habló domo David se cambió un próspero rey: Por ser un bueno estratega invadió diversas tribus, mutiló los reyes despojados y esclavizó sus pueblos. En verdad no fue de esa manera que él charló; dijo que fue por la voluntad de Dios… Jejé. Después de la ceremonia crucé la plaza y en un predio en construcción vi el inicio de un show de rock, este show de rock; que se quedaría veinticuatro horas. Pensé en entrar y divertirme un rato. El muchacho de la portaría se encontraba tras una mesita y miró mi traje, encaró mi corbata y me miró, pero no me vio. Hizo poco caso de mi figura e ignoró mi yo. Entonces lo escogí. Y él no tendría escoja. Le toqué el umbro haciéndole mirar mis ojos, con la mano le indiqué a seguirme, fuimos hacia un rincón y en un rato le comí. Me fue hasta la portaría y asumí su función.
- Sea bienvenido. Me encantas tu presencia. – Hablé mientras tú pasabas delante la puerta. Sonreí y tú entró. Te escogí y tú no tienes más escoja.


Ofereço como presente aos aniversariantes
Claudinei Souza, Liliane L. Melo, Cledir Salvaterra, Glaciel Farias, Gabriel Westhofer, Patrícia Dias, Denise Oliveira, Leonardo Gomes, Wilma de Jesus, Louise Santana, Gledson Pagung, Magali Santos e Jydney Nouza.

Recomendo a leitura de “Ponto de Referência”, de Sued; e “Majestosos”, deste que vos fala. Respectivamente:


Escrito em português na manhã de 12 de maio de 2015. Trabalhado na mesma língua no dia 05 de dezembro de 2016 e nos dois idiomas entre 20 e 26 de março de 2017.

Nenhum comentário: