domingo, 2 de abril de 2017

PANELA NA VARANDA


Caso queira ouvir o cronto, no nosso canal no youtube – aRTISTA aRTEIRO – está publicado o vídeo com minha leitura da história:
https://www.youtube.com/watch?v=bTf1r0H7dww

Acima de mim um toldo branco; à minha esquerda, a barraca de riscas brancas e vermelhas do Marcelo; à minha frente, a lateral do palco; e no resto do Feirarte um lago de consumidores em suas mesas.
A minha mesa é amarela com forro azul e já tem algumas semanas que só recebe a mim. Vario-me entre a vontade de ter companhia e a satisfação de estar só com meus livros, comidas e bebidas. Encosto meu estômago e braços na mesa; sinto meu coração vibrar frutificando a acústica da dupla que canta.
- Frutificando?
- Achou bombástico? Enfeitado demais?
- Muito enfeitado... Perdendo o efeito.
- Mas você não estava só? – Talvez pergunte quem me lê. – Como apareceu então este diálogo?
- Conversando comigo mesmo.
- Ah, tudo bem então. Pode continuar.
- Obrigado! Então, já que achei sem efeito pelo defeito de tão enfeitado... Ficamos com Adélia Prado: “Qualquer coisa é casa de poesia”, diz ela.
- Agora sim você disse o que vale a pena.
- Então digo mais: “A borboleta pousada / ou é Deus / ou é nada”.
- Sim, sim. Algo bom de ouvir.
- Empolgado, continuo: A borboleta busca o alto do oiti / Digo porque sei o que vi / Mas sem sobressalto / Pouco passa do meio o seu mais alto. / Quem bate panela na varanda não sabe cozinhar.
- Assim, assim, isso sim. Adélia é bem melhor.
Adélia é tudo de bom a melhor, mas este poema é meu. – Fico aqui pensando, sem nada dizer, só pensando.


 Ofereço como presente aos aniversariantes:
 Wilma de Jesus, Márcio Miranda, Carla A. Santos, Luiz Felipe, Pedro Paullo, Leopoldo Comitti, Lúcio Braga, Rosane Dias, Mithswillian Paiva, Delsyn Carvalhais, Pascoal Gomes, Marcone Alvarenga, Carlos Passos, Malu Ricardo, Adalberto André, Carmen L. Souza e Nívea Paula.

 Recomendo a leitura de “Te Amo Como”, deste que vos fala; e “Casmurro”, de Xúnior Matraga.

Manuscrito no início da tarde de 26 de março de 2017 e trabalhado entre os dias 28 de março e 02 de abril do mesmo ano.

Nenhum comentário: