domingo, 25 de fevereiro de 2018

INDAGAÇÕES DO SER

INDAGACIONES DEL SER



Leitura do poema pelo autor no canal aRTISTA aRTEIRO:

Em português

Condição humana
Esquecê-la
Seria perda
Seria nada

A condição
De ser humano
É ser algo
E se não for

A condição
Para amar
É “to be”

Não distinguir
Ser de estar
E ser de ter


En español:

Condición humana
Olvidarla
Sería pierda
Sería nada

La condición
De ser humano
Es ser algo
Y si no fuere

La condición
Para amar
Es “to be”

No distinguir
Ser de estar
Y ser de tener




Ofereço como presente aos aniversariantes:
Leo Guerra, João P. Brito, Maria Ribeiro, Gaston Stefani, Dyego D. Cordeiro, Igor Rodrigues, Domingos Tibúrcio, Tiago Gonçalves, Mariza L. Souza, Vera L.P. Dionízio, André Beraldino, Isabela Guerra, Rodrigo Miranda, Josiane Hungria, Rosana Mont’Alverne, Kadosh Miranda, Christiane D.P. Sathler, Matheus M.A. Pires e Guilliano Nepomuceno.

Recomendo a leitura de
“Apontamentos Sobre a Intervenção Federal no Rio de Janeiro”, de Sued:
“Deslizes a Eito”, de António MR Martins:
“Solução”, de Girvany de Morais:

 Rubem Leite é escritor, poeta e crontista. Escreve e publica neste seu blog literário aRTISTA aRTEIRO todo domingo e colabora no Ad Substantiam às quintas-feiras.  É professor de Português, Literatura, Espanhol e Artes. E em breve também professor de História. É graduado em Letras-Português. É pós-graduado em “Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica”, “Ensino de Língua Espanhola”, “Ensino de Artes” e “Cultura e Literatura”; autor dos artigos científicos “Machado de Assis e o Discurso Presente em Suas Obras”, “Brasil e Sua Literatura no Mundo – Literatura Brasileira em Países de Língua Espanhola, Como é Vista?”, “Amadurecimento da Criação – A Arte da Inspiração do Artista” e “Leitura de Cultura da Cultura de Leitura”. Foi, por duas gestões, Conselheiro Municipal de Cultura em Ipatinga MG (representando a Literatura).
Foto de Amnon Oliveira.


Manuscrito em português na tarde de 26 de novembro de 2017. Escrito em espanhol no dia 23 de janeiro e trabalhado nas duas línguas entre 23 e 25 de fevereiro de 2018.