domingo, 11 de março de 2018

SUED



Reading the neighbors is more difficult than reading the books.

Em português

A solidão é minha namorada. Eu a conheci depois de muito vê-la. Foi assim: Uma noite ela me disse:
Oi! Sou Sued. Quero te conhecer.
Ela me olha, dá-me a sua mão e me diz: Vamos caminhar pela noite?
Saio com ela ao meu lado. Eu, sempre de cabeça baixa, olhando para cima, braços quase imóveis.
Estou suando apesar de não fazer calor e penso: a beleza de meu suor fica melhor ao silêncio de minha tão pálida namorada.
Sim! Ela é todo silêncio e aí a ouço dizendo-me a mesma coisa que falou a Quintana: Ler os vizinhos é mais difícil do que ler os livros.


En español

La soledad es mi novia. La conocí después de mucho verla. Una noche le dije:
¡Hola! Soy Sued. Quiero conocerte.
Ella me mira, me da su mano y le dijo: ¿Vamos a salir por la noche?
Camino con ella a mi lado. Yo, siempre de cabeza baja, ojos arriba, brazos casi inmóviles.
Estoy sudando a pesar no hacer calor y pienso: la belleza de mi sudor se queda mejor al silencio de mi tan pálida novia.
¡Sí! Ella es todo silencio y ahí la oigo diciéndome la misma cosa que charló a Quintana: Leer los vecinos es más difícil que leer los libros.


Ofereço aos aniversariantes:
Karen Porfiro, Joe M. Illesca, Adrielle Fernandes, Matheus F. Matos, Lene Teixeira, Gustavo Lacerda, Leonardo Ferreira, Franquilaine Alcantara, Silvana Alvarenga, Jaiane Santos, Thalyanne Neves, Patrícia M. Silva, Mailson F. Viana, Elisângela A. Santana, Larissa Sette, Sirlene A. Souza, Marcia Veloso, Cleonice P.F. Leite, Adele Ramos, Lara Luft, Dalbert Benjamim, Sandra H. Martins e Kátia Ferreira.

Recomendo a leitura de
“É Sim”, deste macróbio que vos fala:
“Contra a Ideologia Hippie”, de Sued:
“Palavra”, de Fernanda Dias”, postado por António MR Martins:

 Rubem Leite é escritor, poeta e crontista. Escreve e publica neste seu blog literário aRTISTA aRTEIRO todo domingo e colabora no Ad Substantiam às quintas-feiras.  É professor de Português, Literatura, Espanhol e Artes. E em breve também professor de História. É graduado em Letras-Português. É pós-graduado em “Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica”, “Ensino de Língua Espanhola”, “Ensino de Artes” e “Cultura e Literatura”; autor dos artigos científicos “Machado de Assis e o Discurso Presente em Suas Obras”, “Brasil e Sua Literatura no Mundo – Literatura Brasileira em Países de Língua Espanhola, Como é Vista?”, “Amadurecimento da Criação – A Arte da Inspiração do Artista” e “Leitura de Cultura da Cultura de Leitura”. Foi, por duas gestões, Conselheiro Municipal de Cultura em Ipatinga MG (representando a Literatura).
Foto de Amnon Oliveira.

Manuscrito en español en la tarde de 02 de julio de 2017; trabajado por la primera vez en 22 de diciembre del mismo año y después, en las dos lenguas, entre los días 07 y 11 de marzo de 2018.

Nenhum comentário: