domingo, 11 de novembro de 2018

A ÁRVORE DOS PÁSSAROS



Y sí, algunos somos árboles y otros, pájaros… Y, creo también, mariposas, luciérnagas, bichos de la humedad, del aire…¹

Mais um Feirarte. Ontem foram embora Emilio e Florencia. E eu os estraño (em espanhol quer dizer que sinto a falta deles). Os dois fazem parte dessa espécie de pessoa cuja nacionalidade verdadeira é o mundo, não onde nasceu. São uruguaios de nascimento, mas cidadãos do mundo; ou, ao menos, da América Latina.
Há também Ronal. Segundo suas palavras: “Mi ala se rompió y quiero solo una persona en Uruguay… en la frontera con Argentina. Pero conocí personas que me cambiaron.”.

Vinícius Siman falou em portunhol: “Que é germe que se morre com a fumaça da Siderúrgica, mas que deixe suas ideias para a humanidade.” E depois acrescentou: “Eu apareci no jornal; e não foi nas páginas policiais.”. 

Há aqueles que riram da última parte da fala de Siman. E eu disse o mesmo. E pessoas riram. Quem compreendeu a diferença de nossas declarações? Diferenças contidas em minha pele branca e na pele quase negra dele.

Calo-me procurando ouvir as árvores no Parque Ipanema/Feirarte. E elas dizem muito; à semelhança dos escritores, elas falam menos e dizem mais do que a população cuja maioria fala muito e diz pouco. E das árvores escutei:
Dormir oyendo lluvia
Eso es que es música
No estrese, un chute
Para la inspiración, la musa.


Ofereço como presente aos aniversariantes:
Diego Arthur, Paola S. Charquero, Iarel Iarel e Reny Aparecida.

Recomendo a leitura de:
“O Educador Errante e o Panfleto”, “A Árvore no Jardim de Prédios” e “Gaiola e Presídio”, de Glaussim, respectivamente:
E “Ouça o Canto do Bem-te-vi”, deste macróbio que vos fala:

¹ Trecho da carta que recebi de Florencia (Zarza Mora) em 30 de abril de 2018.

Rubem Leite é escritor, poeta e crontista. Escreve e publica neste seu blog literário aRTISTA aRTEIRO todo domingo e colabora no Ad Substantiam às quintas-feiras.  É professor de Português, Literatura, Espanhol e Artes. E em breve também professor de História. É graduado em Letras-Português. É pós-graduado em “Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica”, “Ensino de Língua Espanhola”, “Ensino de Artes” e “Cultura e Literatura”; autor dos artigos científicos “Machado de Assis e o Discurso Presente em Suas Obras”, “Brasil e Sua Literatura no Mundo – Literatura Brasileira em Países de Língua Espanhola, Como é Vista?”, “Amadurecimento da Criação – A Arte da Inspiração do Artista” e “Leitura de Cultura da Cultura de Leitura”. Foi, por duas gestões, Conselheiro Municipal de Cultura em Ipatinga MG (representando a Literatura).
Imagens:
“Carta y Regalo”, foto do autor
“Esmaiz Florece”, da página de fb de Emilio Bigote;
“Ronal Aguarda sus alas”, foto de Zarza Mora;
“RLeite e VSiman”, foto de Vinícius Siman;
“O Ipê e as Nuvens”, foto do autor.

Escrito na tarde de 06 de maio de 2018. Trabalhado entre os dias 02 de junho e 11 de novembro do mesmo ano.

Nenhum comentário: