domingo, 21 de novembro de 2021

SE VIVO

 O ônibus para o Centro de Timóteo deu uma parada mais longa em algum lugar em Alegre.

Pela janela vejo uma goiabeira.

Um galho grosso fora quebrado quase no encontro com o tronco. Outros dois grossos galhos foram retorcidos. Talvez pela natureza, mais provável por gente. Sabe-se lá porque. Um quarto galho, menos grosso que o mutilado e os torcidos, mas muito mais comprido. Este se escorou no muro.

A goiabeira persistia em viver; houvesse o que houvesse. Quanta coragem, persistência, resistência. E resiliência?

Ontem comemorou-se o aniversário do Lion. Três anos. Não sei o que pensaram ou sentiram os pais e os convidados. Para mim foi simples e delicioso; quase à perfeição.




Lion e os pais Andres e Erika mais o irmão Kael; vovô Rubem e seu irmão Janio; a escritora Nena de Castro, seu marido (Moacir) e a filha Taty. Além de verem a família Garcia Aviles veio aconselhar-me: 'O mundo é uma eterna luta contra moinhos de vento', disse-me e penso que a ilusão nos faz ver moinhos, mas na realidade são com gigantes que lutamos. Participaram ainda Faire, Ramon e Alan, mais nossos vizinhos de frente, que ajudaram a fazer os doces, André, Carolina e as filhinhas. Um sábado doce com chuvas de novembro e o verde nas cercanias.

Hoje meus cachorrinhos mataram uma gatinha. Indícios de minha alma ainda violenta. Estou tentando aprender a soledade, a solidariedade e a serenidade.

Se conseguir, levarei para o mundo do além ou acabará aqui. Não sei. O que importa progredir sem agredir.

O ônibus voltou a percorrer seu caminho e a goiabeira tem mais força e coragem que eu. Talvez por só viver sua vida enquanto vivo a minha em partilha.

Mas ainda estou vivo, atravessado pelo tempo, atravessando meu mundinho.



Rubem Leite.

Pensado por algumas semanas. Escrita 21 de novembro de 21.

2 comentários:

Familia disse...

Apesar de las circunstancias, familia es familia.

aRTISTA aRTEIRO - Rubem Leite disse...

Sí, siempre. Família, amistad son fuertes, pues no son cadenas que nos prenden. Son vínculos que nos unen.