domingo, 12 de março de 2023

COLETA SELETIVA DO PODER DE DEUS¹

DEIXE SEU LIXO RECICLÁVEL AQUI



Acocorado numa parede, mãos no rosto, cabeça entre os joelhos.

A névoa se assemelha a muita fumaça de cigarro 🚬. 

Em 21 de fevereiro de 2023, no Mato Grosso, Edgar e Ezequias perderam muito dinheiro num jogo de sinuca. Ao ouvirem as zombarias dos vencedores saíram. E voltaram pouco depois. Armados mataram sete pessoas, inclusive uma menina de doze anos.

A munição cortava a névoa, perfurando corpos, móveis e, ao meu redor, a parede.

Gritos e outros barulhos retiravam o ar de meus  pulmões.

Acocorado num monumento, mãos no rosto, cabeça entre os joelhos.

Em 08 de janeiro de 2023 a escuridão no cérebro das multidões me agasalhava numa coberta gelada.

O ignorante ódio perfura a escuridão humana a destruírem objetos históricos, monumentos, edifícios, Constituição. É tudo um dejeto. Os risos e outros barulhos encobrem a coberta gelada a perfurar-me como se fosse uma dama de ferro.

Acocorado à parede dos fundos do plenário da Câmara dos Deputados Federais, mãos no rosto cabeça entre os joelho.

Oito de março de 2023, deputado Nikolas, coloca uma peruca loira, diz se chamar agora de deputada Nicole e está se sentindo mulher para "ter poder de fala" e ataca mulheres trans e toda comunidade LGBTQI+.

As palavras desse e outros acinzentam o ar como nuvens de vespas e maribondos.

O ataque a qualquer ser humano me agride por ser eu humano.

_ O comediante Chros Rock disse assistir o filme "Emancipation" para ver o personagem de Will Smith sendo chigoteado.

_ Ser humano é ser câncer.

_ Em alguns países já legalizaram a eutanásia...

_ Se seu objetivo é o sarcasmo ou agredir-me não surtiu efeito.

_ Não fui agressivo nem sarcástico. Apenas quis dizer para você escolher melhor as palavras

_ Ah tá. Obrigado. Com licença mais adiante tem pessoas com quero conversar. Adeus.

Mais adiante um grupo de professores e me uno ao ajuntamento perguntando:

_ Vocês sabem o que são ofensas aos professores?

_ Não é Mc Pipokinha. - Responde a Doutora em Educação Andréa Serpa. - O que nos ofende é nossa sociedade - e seus representantes legais - consumir, valorizar e aplaudir lixo que se autoproclama artistas, enquanto chama professores e professoras de “vagabundos, despreparados, comunistas, doutrinadores, pedófilos…”. É pagar 5 mil para um professor e oferecer 5% de reajuste! Atrasar os salários e não pagar os aposentados! São as escolas insalubres, sem ar, sem infraestrutura mínima e digna! Não ter plano de carreira nem segurança! Muitos não terem hora de planejamento. Somos ofendidas de muitas e perversas maneiras todos os dias. Pelo governo, pelas coordenadorias, pelas famílias, por certas direções, pelos alunos e suas famílias. MC Pipokinha, não chega nem perto das graves e cotidianas ofensas que a Docência enfrenta. Nem perto.

_ É por isso que não tenho trabalho humano. Tenho trabalho escravo. Vou para a escola como se fosse ao pelourinho e volto tão esgotado que só quero silêncio e dormir. Não quero comer, não quero ler. Só "apagar-me".

Afasto-me do grupo pensando no que escutei.

Sento-me no chão diante de um grande arranjo de flores plantadas num buraco do cimento. Longe das pessoas para não ter ninguém para me ouvir falo com elas.

_ Eu me preocupo com o outro. Mas os outros não se preocupam comigo. Choro? Não. Não muito. Já sei que se faço algo por mim ou por outrem é porque sinto ser certo. E igualmente sei que nada devo esperar dos outros. Sou bom? Nem um pouco, pois erro muito. A questão é se esforçar em fazer o certo.

As plantas me dizem:

_ Quem falou não sabemos. Mas serve para qualquer gente: "Em meu túmulo estarão gravadas várias datas. É que me vi morrer diversas vezes nesta vida".

_ Combina com o que venho dizendo. Esperar algo de alguém é tolice. Não digo que todos vão nos deixar sozinhos. Digo que serão tão raras as vezes que alguém aparecerá que nem se deve esperar. Faço o que acho correto sabendo que Tiradentes foi abandonado, Jesus foi abandonado e quantos outros também. E eu que sou ninguém não hei de ter companhia, apoio. Só neste mês já fui abandonado pelos que pedi socorro. "A morte é uma dura verdade". Pedi o testemunho sobre mim a vinte colegas. Metade diz não querer se envolver. Três estão "indecisos". O restante não me respondeu. Não me surpreendi porque a tradição é: Ser apoiado? Sim! Apoiar? Não! "A vida é apenas uma linda mentira".

 
Acocorado debaixo do chuveiro, mãos no rosto, cabeça entre os joelhos. Quase um conforto.
Um ano de assédio moral da direção escolar se converte em uma ação punitiva da administração pública como se fosse uma chuva de projéteis. E o envelope pardo contendo o aviso me agarra cobrindo-me. Não consigo respirar debaixo do chuveiro e minha pele pinica pelo assédio projetado.

Na minha cama eu me sento com as pernas dobradas, pés na parte de trás dos joelhos. Mãos nos ouvidos 👂 e a testa apoiada no colchão.

Meus cachorros gritam por causa dos gritos dos vizinhos. Exu, em nome de Olorum, como pode a vizinha da frente chamar a filha de buceta desgraçada? De tempos em tempos grito implorando silêncio. Mas soam apenas a ruídos somados.

Minha cabeça fica cada vez mais pesada; minha garganta, irritada; gana de ficar, desgastada.

Acocorado no meu jardim não me apoio em nada. Mãos no rosto, cabeça entre os joelhos. Umas vezes vejo as flores, em outras olho as plantas e bebo um gole de vinho, ou de gim ou talvez de saquê.

O Ipsemg me cobra os documentos que um mês antes afirmou não precisar. Vou até lá e só depois de passado o prazo diz que meu irmão tem direito a pensão e para exigi-lo necessita-se documentos lentos de conseguir e sem os retroativos porque "passei do prazo de solicitação".

Agora só quero quatro coisas para garantir o pouco que posso deixar aos meus:

Terminar o empréstimo para compra de minha casa. Passá-la para determinadas pessoas. A pensão de meu irmão. Minha parte da pecúlio do ipsemg para minha irmã construir sua casa em Santa Cruz ES.

Só assim poderei ter meu descanso final.

Mas enquanto isso fico com os dizeres de Frei Betto:

_____

Rubem Leite.
Texto e fotos.
Fala do Frei Betto:
Tirada do Caralivro.
¹ Título tirado de uma placa no bairro Macuco Timóteo.
Sofrido desde janeiro e até muito, muito antes. Escrito entre 04 e 12 de março de 2023.

2 comentários:

Anônimo disse...

Yo lo amo mucho y no está solo viejo bobo.

Puerto Rico Casino disse...

Sua postagem é uma obra-prima: brilhante, perspicaz e totalmente envolvente. Obrigado por compartilhar sua valiosa perspectiva conosco!