segunda-feira, 6 de março de 2023

EMPREENDEDORISMO

ou ACESSO AO SUCESSO É PARA TODOS OU SERIA SE HOUVESSE POLÍTICA SOCIAL PARA TODOS?


Edson, quando funcionário da antiga Acesita (indústria de aço nobre na cidade de Timóteo MG), associou-se ao sindicato. Isso causou atrito com a fábrica que o convidou a pedir demissão. Passou por muitos perrengues; penou-de muito. Mas conseguiu uma micro empresa que presta serviços inclusive a empresa onde foi pressionado a demitir-se.
Joana fazia entregas de comida em uma moto. Após baixa renda, muito esforço e um acidente vendeu a casa onde morava, alugou outra que lhe servia de residência e local de trabalho. Atravessou penúrias, mas conseguiu se firmar no ramo.
Rosalva tinha um marido sem emprego fixo que lhe permitia levar arroz e feijão pra casa. Para conseguir alimentar bem os filhos a mãe utilizou um cômodo da casa para costurar para fora. Após alguns anos muito difíceis ela conseguiu firmar-se e manter a casa.
Outra Rosalva perdeu o marido quando este tinha quarenta anos e para sobreviver fazia doces. Poucos foram seus clientes, mas pondo os filhos para venderem o que ela produzia conseguiu mérito.
Os nomes foram trocados, mas a realidade do resumo de suas histórias de vida estão conforme disseram.
Cada uma dessas pessoas merece todo o respeito por suas conquistas ao enfrentar nossa política social.

McClelland [...] realizou algumas pesquisas
no intuito de descobrir porque
algumas pessoas eram bem-sucedidas
em seus empreendimentos,
independente de seu país de origem,
da cultura, da situação política e econômica
local e do momento em que estavam vivendo.¹

_ boa tarde, senhor Paul King. O senhor é chinês. Pode apresentar o seu empreendedorismo de sucesso?
_ Bonjour! Quando vim prro Brrasil meu nomê era Pon Ping. Abri um restaurrante de comidas orientais. Mas je non conseguia clientes. Creio que les comidês exotiques do Oriente, por serem de etnia e culturrá muito estranhas sofriô prreconceito. - Ele dá um sorriso oriental. - Bien que vi mercadô parra comida frrancesá. Personnes que comem até lesma... E lesma frrancesá é mais chique que lesma do Oriente.
Para um instante pensando nos preços pagos para ter negócio bem-falado no Brasil. E conclui sua história:
_ Mudei meu nomê parra Paul King, coloquei placa: Restaurant  Français Exotique (restorran francê exotique). O prratô mais pedidô é, em chinês, zhūròu. Mas digo que é "carnê de porquê". Chamou tanto a atención de les brasilerôs que hoje es un succès.

_____
Rubem Leite: texto e imagem.
¹ ALMEIDA, Cacilda Maria. Cultura Empreendedora no Ensino Fundamental. Cita MCCLELLAND, David. Belo Horizonte: SEBRAE/MG, 2013. P. 60.
Escrito nos dias 04 a 06 de março de 2023.ñ

Um comentário:

Glaussim disse...

Muito bom. O erro e a escassês podem despertar o melhor de nosso Eu. Que D'eus nos ajude!