segunda-feira, 13 de junho de 2011

SANTO ANTÔNIO

13 de junho de 2011

Obax anafisa.


“A pessoa reza quando adere a Deus no amor e, em certo sentido, fala com Deus de maneira familiar e devota. (...) crer em Deus não significa tanto acreditar que Ele é verdadeiro e fiel; significa sim acreditar amando”.

(Santo Antônio).


“Tudo se destrói pelo exagero”, diz Almerindo M. Castro, eminente espírita.

Eu amo Santo Antônio e me inspiro nele para ser uma boa pessoa. Quantos conselhos ele me dá. Quantas admoestações recebo. Quanto consolo e apoio dele tenho. Quanta orientação ele me provê.

Quantos devotos de Santo Antônio, de São Pedro, de São João os cultuam destrutivamente? E ao invés de apreender a profunda espiritualidade dos santos e profunda verdade contida nas religiões (e isso serve para todas as Igrejas: católica, protestante, espírita; cristã ou não cristã) transforma a Verdade pregada em coisas materiais. Com berros, cantorias, fogueiras, cachaça e outras bebidas à regalia, maldades feita aos nossos irmãos irracionais, os animais (rodeio, rinha de galo...), em romarias casamenteiras; tudo no mais triste materialismo, sem um pingo, verdadeiro, de espiritualidade.

Tive uma vizinha que me disse odiar Santo Antônio porque ela pediu para casar... e casou... Mas nenhuma vez ela pediu sua orientação para ser uma boa esposa.

Em “suas” festas, bebe-se a ponto de cair ou para anestesiar os sentidos e faz o que não se deve.

Reza com Santo Antônio para Deus com a boca que come a se fartar sem lembrar dos famintos, sem lembrar de se calar palavras duras, sem lembrar de elogiar, fortalecer, consolar, agradecer. Muitos procuram o Santo para achar algo que se perdeu ou para encontrar marido. Quantos o procuram para não fazer sumir a honra alheia? Ou seja, para se calar. Qualquer comentário, por mais insignificante, que fere a honra ou moral nunca, e friso o nunca, poderá ser desfeito. Mesmo que procure as pessoas para quem comentou será que se lembrará de todos? E as pessoas para quem eles recontaram? E darão o mesmo crédito para a retificação que deram para a maledicência?

Todo o mal será eterno.

E todo bem será eterno. Procuro o Santo para chegar a Deus. E se chega a Deus através do amor. Amor não é sexo, nem marido ou esposa, nem filhos, nem pais. Amor é o segundo atributo de Deus. Segundo a Seicho-No-Ie, dentre os incontáveis atributos Divinos, seis resumem os demais: Sabedoria, Amor, Vida, Provisão, Alegria e Harmonia. E um não existe sem os outros. Amar Santo Antônio não é fazer fogueira, não é falar para Deus sem ouvi-l’O (observe que escrevi “para” e não “com”). Nada contra as festas ou romarias. Pelo contrário. Mas que não sejam elas o ponto alto. E que a verdadeira festa seja a interior.

Anos atrás, enquanto fazia uma prece meditativa “recebi” uma oração que desde então faço diariamente e compartilho com você:

Meu Santo Antônio, querido amigo, amado irmão, rogai por mim, seu discípulo.

Oh! meu Santo Antonio, guiai-me a Deus-Pai, meu Criador, assim como levou em suas mãos Jesus Menino.

Oh! meu Santo Antonio, guiai-me a Deus-Filho, meu Amor, meu Salvador, assim como levou em suas mãos Jesus Menino.

Oh! meu Santo Antonio, guiai-me a Deus-Espírito Santo, meu Eu, meu Iluminador, meu Jisso, assim como levou em suas mãos Jesus Menino.

Meu Santo Antônio, querido amigo, amado irmão, rogai por mim, seu discípulo.


Dentro de mim festejo com Santo Antonio o aniversário de

Ana P.P. Bejar, Fernando Mendes, Ton Xavier.

E ofereço o cronto a eles como presente de aniversário.

Em banto, obax anafisa significam flores e pedras preciosas.

O cronto é minhas flores para você

e faço votos de que encontre nele pedras preciosas.

As figuras são de:

http://www.elo7.com.br/buque-de-santo-antonio/dp/FF5C8

Salvador Dali em 1946 – http://www.portaldarte.com.br/surrealismo.htm






Nenhum comentário: