segunda-feira, 6 de agosto de 2012

NÃO OLHA! SE NÃO VOCÊ SE VÊ


Escrevi em grande parte ouvindo “largo ma non tanto”, de Bach.

Obax anafisa.



O mundo é tão interessante. O mundo é tão insignificante. O mundo é tão cheio de insignificâncias, que em nada mudam nossa vida, mas que são interessantes.
Um homem de certa idade acima da minha anda numa bicicleta azul, ou verde ou outra cor qualquer. O interessante é os pedais estarem envoltos por grossas espumas. É significante saber o por quê? Se ele sofre de dor nos pés, se é porque suas pernas são pequenas e ele precisa de um calço para movimentar a bicicleta, se é de outra pessoa.
- Ai! – Quase fui atropelado por um pássaro apressado. Que desviou de meu rosto no último instante e desapareceu nas verdes árvores sujas de pó cinza.
Um homem de certa idade abaixo da minha conduz um carrinho ou carroça. É interessante saber que ele é negro, que não é feio? É significante saber o por quê? Se para encher de papel, latas, garrafas plásticas.
Alguém toca não sei onde Chão de Estrelas num cavaquinho. Ah! Tenho que parar para ouvir. Mas que saco! Tinha que perceber a música justamente no meio da avenida movimentada?
Um homem de certa idade semelhante à minha entra na fila duas pessoas atrás de mim. Há algum interesse em saber que, com gestos e palavras apressadas, ele fura a fila, entrega o dinheiro para a caixa alegando ter deixado o carro no meio da pista e desaparece? Existe alguma significância nele irritar a funcionária por ter deixado R$2,50 para um produto que custava mais de três; se foi engano ou safadeza dele?
É! As coisas que acontecem nas nossas vidas são estranhas. Em Ai de ti, Copacabana, de Rubem Braga, minhas caraminholas se confirmam. Quer ver? Dê uma lida em “Visita de uma senhora do bairro” ou em “A Deus e ao diabo também”. Veja o livro todo, que é bom. É da editora Record. As coisas esquisitas que nos acontecem dão crontos interessantes ou se perderão no nada.



Ofereço como presente de aniversário à
Alline Mota, Pricilla P. Leite, Vladimir Q. Sejas, Letícia S. Bastos, Douglas Oliveira, Junior Ferreira, Luciana Barbosa, Juninho Led Zeff, Vera Tufik e Teuler Guimarães.

O título eu vi escrito, mas com discordância verbo-numeral, num muro cinza e sujo no Centro de Ipatinga.

Em banto, obax anafisa significam flores e pedras preciosas. O texto é minhas flores para você e faço votos de que encontre nele pedras preciosas.

Escrito entre 30 de julho e 06 agosto de 2012.

Nenhum comentário: