segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

TIRANIAS



TIRANÍA – TYRANNIES


Obax  nafisa.



Antigamente
Diziam: cuidado
As paredes têm ouvidos
Então
Falávamos baixo
Nos policiávamos
Hoje
As coisas mudaram:
Os ouvidos têm paredes
De nada
Adianta
Gritar
PROENÇA¹


Em português

Seguir a namorada é complicado. Porém eu a amo e gosto de proteger minha cabeça...
“Ai!”. Um carro me assustou. Mas não importa; ela não me escapa.
Ah! Ela está naquela pracinha. Xi! É um lugar perigoso. Tem muita gente ruim ali. Meu Deus! Um sujeito esquisito se aproxima dela. Detesto mulher independente. Tenho que protegê-la, cuidar dela.
- Que cê ta fazendo aqui?
- Meu amor! Eu... Eu estou andando a toa pelas ruas. E você?
- Ta me seguindo?
- Não! Eu...
- Não acredito! Hoje é o pior dia de minha vinda. Meu namorado duvida de mim.
- Por favor, não chore, gata. Não fica brava comigo.
- Ai, como sou infeliz!
A noite cai feito pedra e...


En español

¡Seguir a una novia es una tarea nada fácil! Pero la amo y me gusta proteger a mi corazón del dolor…
“¡Ay, caray!”. Un coche me asustó. Sin embargo, ella no me escapará.
¡Ah! Ella está en aquella plaza. Pero, es un sitio muy peligroso. Malas personas viven allá. ¡Dios mío! Un hombre sospechoso está acercándola. No me gusta la independencia de las mujeres. Soy su protector.
- ¿Qué haces?
- ¡Amor mío! Yo… Yo estoy paseando en las calles. ¿Y tú?
- ¿Estás a seguirme?
- ¡No! Yo…
- No lo puedo creer. Hoy es el peor día de mi vida. Mi novio no confía en mí.
- No llores, amor mío. ¡Por favor! No te enojes conmigo.
- ¡Ay, cómo estoy triste!
La noche se cae hecho una piedra y…


En English

Following a girlfriend around is no easy task! But I love her and I love helping my heart of pain…
“Ouch!” A car scares me. She will figure out exactly what’s going on.
Oh! She is into that square. But, into that place is dangerous. Bad persons live there. My God! A strange man near her. I don’t like girl being independent. I’m your protector man.
- What being you?
- Sweet. I… I’m walk in street. You… And what’re you doing here?
- Are you figured me?
- I not. I…
- I can’t believe! It is bad day ever. My boyfriend no believes me.
- Don’t cry, baby. Please! You’re not mad at me. I’m so sad with you.
She night following ask stone and…


Ofereço como presente aos aniversariantes
Fernando Alves, Maria A.D. Pinho (Cida Pinho), Marlene Brum, Eddy Khaos, Wadson Lourenço, Alexandre F. Luna, Celia M. Vidal, Rodrigo Robleño, Frederico A. Candeias, Leticia Calazans, Vitórias Soares, Gleison Oliveira e Re Silva.

¹ Conhecimento Prático Língua Portuguesa, nº 51, Editora Escala. Sou Todo Ouvidos? Poema Tiranias, de Ruy Proença.

Escrito originalmente em inglês na tarde de 30 de janeiro de 2015 e trabalhado nas três línguas entre os dias 31 de janeiro e 02 de fevereiro de 2015.

Nenhum comentário: