domingo, 22 de outubro de 2017

TEM HOMEM PELADO NO MUSEU

HAY HOMBRE DESNUDO EN MUSEO


Leitura em português e espanhol do cronto pelo autor no canal aRTISTA aRTEIRO:

A censura é praticada, mas não admitida pelo Governo Brasileiro.
A divulgação do vídeo da criança no museu a está expondo; o que é crime. Quem quiser discutir a situação, que fale sobre o vídeo, mas não o propague.
E a divulgação deste vídeo tem como conteúdo a falsa ideia “O homem é um potencial estuprador.”; já que não teria toda essa repercussão se fosse mulher nua.
Advogada Fernanda Coelho.

Em português

Na igreja, a devota:
- Ai, socorro! Meu marido não ata nem desata. Sou uma mulher sensível comendo um perecível. Meu marido, tão varonil, não gosta de pastel, tem medo de minhoca, mas adoooora uma cascavel... E quanto mais cruel, mais ele dá anel...
- É porque instantes passados muitos elefantes passaram e lhe disseram “gordo velho, o senhor é um porco imperialista, nada democrático. Então que encalhe na calha que cai no esgoto e em banho de sangue grite e grite até perder as banhas!”. Entretanto, querida, um elefante é maior que um instante, sabia? Não há porque sofrer tanto. E desacato à lei da gravidade impacta menos que a gravidez da elefanta.
Depois que a devota se vai, a secretária e o religioso discutem:
- Padre Pastor, não compreendo o que o título tem a ver com o texto...
- Para, Nóia, de embromar. É necessário continuar enganando o povo.
Enquanto isso, em um recanto de verdadeiros ensinamentos:
- A educação gratuita não é mais obrigatória. Se antes a qualidade já não era cumprida, hoje nem “para inglês ver” ela é. E o povo fica discutindo pedofilia onde não há. A escravidão voltou a ser legalizada, disfarçada, mas autorizada. E o povo fica discutindo zoofilia onde não há. Políticos mais do que provadamente culpados são libertados da prisão e liberados para o... trabalho(!?!). E o povo fica discutindo blasfêmia em filmes e peças teatrais onde não há.


Foto do autor: Drummond e Eu.


En español

En la iglesia, la devota:
- ¡Ay, caray! Mi marido no ata ni desata. Soy una mujer sencilla arriba de una silla. A mi marido, tan varonil, no le gusta lechuga y tiene miedo de lombriz y de lechuza.
- Es porque a ratos pasados un ratón ha pasado y lo dije “ratón cano, usted es cerdo imperialista, no un ciudadano. Entonces ¡que encalle en el caño del sumidero de la calle, grite mucho en baño de sangre y después se calle!”. Sin embargo, querida, una rata dura más tiempo que un rato, ¿sabías? No hay porque sufrir tanto. Y el embarazo de rata impacta más que firmar acta.
Después de la salida de la devota, la secretaria y el religioso discuten:
- Cura Pastor, no comprendo la ligación del título con el texto…
- Para, Noia, de vocear. Hay que no parar de engañar el pueblo.
Mientras eso, en un sitio de verdaderos enseñamientos:
- La educación gratuita no es más obligatoria. Si antes la cualidad ya no era cumplida, hoy ni “humo para Occidente” ella es; quiero decir la educación hoy no es ni para constar. Mientras eso el pueblo discute pedofilia donde no hay. La esclavitud si volvió legalizada; disfrazada, pero autorizada. Mientras eso el pueblo discute zoofilia donde no hay. Políticos más que probadamente culpados son libertados del cárcel y liberados para el… (¡¿¡)trabajo(!?!). Mientras eso el pueblo discute blasfemia en películas y piezas teatrales donde no hay.


Ofrezco como regalo de cumpleaños a:
William Salgado, Alessandro Valerio, Hadoucha Houda, Paulo Rodriguez e Diane Mazzoni.

Recomiendo la lectura de
“Cidade Surreal” e “Pseudo-Humildade”, de Girvany de Moraes;
“‘Noción de Patria’, por Mario Benedetti”, de Javier Villanueva;
“Abomináveis Fora Medroso das Neves IV”, deste macróbio que vos fala;

Advogada Fernanda Coelho – Mídia Intervindo na Arte ou A Guerra Midiática contra a Arte. 16 de outubro de 2017, no espaço Hibridus. Observação: Este apanhando é minha interpretação da fala da advogada.

 Rubem Leite é escritor, poeta e crontista. Escreve e publica neste seu blog literário aRTISTA aRTEIRO todo domingo e colabora no Ad Substantiam às quintas-feiras.  É professor de Português, Literatura, Espanhol e Artes. E em breve também professor de História. É graduado em Letras-Português. É pós-graduado em “Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica”, “Ensino de Língua Espanhola”, “Ensino de Artes” e “Cultura e Literatura”; autor dos artigos científicos “Machado de Assis e o Discurso Presente em Suas Obras”, “Brasil e Sua Literatura no Mundo – Literatura Brasileira em Países de Língua Espanhola, Como é Vista?”, “Amadurecimento da Criação – A Arte da Inspiração do Artista” e “Leitura de Cultura da Cultura de Leitura”. Foi, por duas gestões, Conselheiro Municipal de Cultura em Ipatinga MG (representando a Literatura).

Escrito originariamente en español en 27 de enero de 2015. Trabajado en las dos lenguas en 2017, entre los días 16 juño y 22 de octubre.

Nenhum comentário: