domingo, 26 de novembro de 2017

O QUE QUERO DISCUTIR



Foto do autor: nascer do sol pela varanda.
  
Desvio Cultural:
Em apoio às artes, contra a censura, a favor da liberdade de expressão.
Desvio Cultural:
En apoyo a las artes, contra la censura, a favor de la libertad de expresión.
Desvio Cultural:
In support arts, against censorship, in favor of freedom of expression.

Leitura pelo autor postado no canal aRTISTA aRTEIRO:

Samsa adolesceu. Seu nome esquisito, sua pele não suficientemente branca, seus quilos a mais, seus óculos de grau, seu rosto não formoso, sua alta inteligência, seu...
- Bem, chega de descrição. Já deu para entender que Samsa sofria bulling na escola. Sua inteligência até tentava, mas a solidão... Ah, a solidão... Não, a solidão não. Esta é sintoma, não a causa. A depressão lhe tirava a...
- A alegria?
- Não. Tristeza é apenas sinal. Depressão é desesperança; é falta de esperança. Contudo, não é esse o assunto que quero discutir.
Samsa não se limpava. Nem arrumava seu quarto.
E em uma manhã o quarto imundo se metamorfoseou em uma estrepitosa vulva que em geração espontânea devolveu como um monstro de gosma o que em vai-e-vem manualmente contínuo projetou imaginariamente.
- E?
- Use a imaginação.


Ofereço aos aniversariantes:
Emanuel Santos, Gunther Estebanez, Edilaine S. Peres, Marcelo Garbine (Mingau Ácido), Camila Marques, Bruna Marin Jr., Jéssica Ribeiro, Hudson Welling, Welliton Baubino, Nauana Louzada, Marília S. Lacerda, José Silva, Armando Sumbane e Juliana Queiros.

Recomendo a leitura de:
“Bolsonaro, o candidato sem plano”, de Josué da Silva Brito:
“Afinal, o que é ideologia de gênero?”, de Vinícius Siman:
e “Corpo Presente”, de Girvany de Morais:

 Rubem Leite é escritor, poeta e crontista. Escreve e publica neste seu blog literário aRTISTA aRTEIRO todo domingo e colabora no Ad Substantiam às quintas-feiras.  É professor de Português, Literatura, Espanhol e Artes. E em breve também professor de História. É graduado em Letras-Português. É pós-graduado em “Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica”, “Ensino de Língua Espanhola”, “Ensino de Artes” e “Cultura e Literatura”; autor dos artigos científicos “Machado de Assis e o Discurso Presente em Suas Obras”, “Brasil e Sua Literatura no Mundo – Literatura Brasileira em Países de Língua Espanhola, Como é Vista?”, “Amadurecimento da Criação – A Arte da Inspiração do Artista” e “Leitura de Cultura da Cultura de Leitura”. Foi, por duas gestões, Conselheiro Municipal de Cultura em Ipatinga MG (representando a Literatura). Foto de Vinícius Siman.


Escrito em 25 de junho de 2017. Trabalhado entre 30 de agosto e 26 de novembro do mesmo ano.

Nenhum comentário: