domingo, 22 de abril de 2018

O SILÊNCIO DA PALAVRA



EL SILENCIO DE LAS PALABRAS

Dia Vermelho. Foto de Rubem Leite.

Orides Fontela nasceu em 21 de abril de 1940, deixou inúmeros canteiros verbais e se foi em novembro de 1998. Onde quer que esteja, feliz aniversário, jardineira das ideias.
Em abril de 2018, dia 19 é dia para pedir perdão aos silvícolas do Brasil. 21, para pensar na exortação de Joaquim José da Silva Xavier: “Se todos quiséssemos faríamos deste país uma grande nação”. E 22, quinhentos e dezoito anos de invasão ao território que chamamos hoje de Brasil; e que, apesar de tudo e todos, amo muito.

Em português:

Se o senhor quer paz no Oriente Médio, tem um bom remédio: pare de vender armas. Está em uma ótima posição para fazê-lo.¹

Primeiro, desânimo
O vapor da chuva sobe
Comedida nuvem.

Palavras vencem silêncio:
Dizem e não o que quero
Silêncio vence palavras:
O que sou é indizível.

Palavras, o silêncio as derrota e não
Silêncio, a palavra o derrota e não.



En español:

Se usted quiere paz en el Oriente Medio, hay una perfecta medicina: no venda más armas. Tiene excelente posición para hacerlo.¹

Primer, desánimo
Vapor de la lluvia sobe
Comedida nube.

Palabras vencen silencio:
Dicen y no lo que quiero
Silencio vence palabras:
Qué soy es indecible.

Palabras, el silencio las derrota y no
Silencio, la palabra lo derrota y no.


Ofereço como presente aos aniversariantes:
Girvany de Morais, Bispo Filho, Meirilene Oliveira, Kênia Nicácio, Yuri G. Rodrigues, Andrew A. Vessam, Sebastiana Silva, Daniel Bastos, André Graciano, Jackie Silva, Ana L. Guimaraes, Luzineth F. Alves e Jorge Horta.

Recomendo a leitura de:
“O que o BBB e o STF têm em comum?”, de Josué da Silva Brito:
“Muçulmanos, Judeus e Cristãos na santa paz”, de Javier Villanueva:
“Águas Vivas Mortas”, de Vinícius Siman. Lançamento 19 de maio, no Salão do Livro do Vale do Aço.

¹ MATIAS, Marisa.  Eurodeputada portuguesa chama Macron de ‘Pequeno Napoleão’ por causa de ataque à Síria. Disponível http://operamundi.uol.com.br/conteudo/geral/49234/eurodeputada+portuguesa+chama+macron+de+pequeno+napoleao+por+causa+de+ataque+a+siria+veja+video.shtml . Acesso 20 Abr 2018. Traducción libre al español.

 Rubem Leite é escritor, poeta e crontista. Escreve e publica neste seu blog literário aRTISTA aRTEIRO todo domingo e colabora no Ad Substantiam às quintas-feiras.  É professor de Português, Literatura, Espanhol e Artes. E em breve também professor de História. É graduado em Letras-Português. É pós-graduado em “Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica”, “Ensino de Língua Espanhola”, “Ensino de Artes” e “Cultura e Literatura”; autor dos artigos científicos “Machado de Assis e o Discurso Presente em Suas Obras”, “Brasil e Sua Literatura no Mundo – Literatura Brasileira em Países de Língua Espanhola, Como é Vista?”, “Amadurecimento da Criação – A Arte da Inspiração do Artista” e “Leitura de Cultura da Cultura de Leitura”. Foi, por duas gestões, Conselheiro Municipal de Cultura em Ipatinga MG (representando a Literatura).
Foto de Amnon Oliveira.

Trabalhado em 02 de janeiro e depois entre 17 e 22 de abril de 2018.

Nenhum comentário: