domingo, 20 de janeiro de 2019

DAS VANTAGENS DE SER HOMEM – parte 01


ou ALMA BRASILEIRA


 
- Que árvore é aquela?
- Hum. Parece sibipiruna, mas não é. Seu tronco é branco.
Marcelo e sua esposa fazem drinques enquanto observamos o mundo.
- Por que fascista não gosta de arte? – Muda drasticamente o assunto.
- O artista se põe na pele do outro, enquanto o fascista pensa em eliminar o outro.
- Algo escorpião...
- O animal?
- O signo. – Ri.
- Há realmente fascistas no Brasil?
- Através de outras palavras Jessé Souza diz que a história brasileira é feita sem união contributiva entre o que chamávamos de raças. A branca dominava as demais, reduzindo drasticamente as ‘contribuições’ dessas. Então me diga se historicamente o brasileiro tem empatia? É simpático?
- Em sua aparência!
- O Brasil e todo o continente americano, como bons descendentes de europeus, visam a eliminar os outros.
- O que bebe? – Outra vez muda de assunto.
- Não sei, bicho. Tem tequila, hortelã, morango e ficou bom pra caralho.
- Olha, não se ofenda. – Curiosamente, quando alguém diz isso é porque vai falar algo ofensivo... – Vejo você com muito tempo livre... E quem não trabalha encontra tempo suficiente para pensar coisas feias e realizá-las.
- Meu tempo não é tão livre assim. Veja que não encontro tempo para ficar vendo o que os outros fazem ou deixam de fazer... Não discuto que a desocupação pode dar tempo para pensar e fazer o que não se deve. Mas o ócio tem o bom costume de ser criativo; a dar tempo suficiente para pensar em coisas boas e belas assim como para realizá-las. – E diz um poemeto que cria na hora:
El cansancio anestesia
A quien no se pone en inercia.
Pero a mirar el nada
La mente se hace sagrada.
Outra vez muda de assunto:
- Janice voltou para onde veio?
- Não. Está viajando pelo Brasil, mas deve voltar.
- Vai continuar com ela?
- Nunca ficamos.
- Sei. Você, um libriano... E ela na sua casa...
- Na minha casa; não na minha cama.
- Que isso, véi. Você não é bobo; é de Libra. Tá sempre com uma listinha...
Não responde. Olha para a árvore e bebe um gole. A música ao vivo no Feirarte, os rapazes e crianças empinando papagaios mais o sol forte entram em seus pensamentos.
- Com quem está dormindo?
- Comigo.
- Rirri. Está em posição de aproveitar-se dela.
- Aproveitar não é deleitar.
- Mas é deitar.
Não responde; olha para a árvore e bebe um gole enquanto um pássaro voa. Sente saudade de seus livros que dizem mais que muitos.


“NÃO SE ACABA AMIZADE POR POLÍTICA,  /  Mas se você concorda que os portugueses não pisaram na África e que os próprios negros enviaram seus irmãos pra nos servir, a amizade pode acabar por você desconhecer de HISTÓRIA;  /  Se você concorda que o alto índice de mortalidade infantil tem mais a ver com o número de nascimentos prematuros ou, com falta de higiene bucal das mães, a amizade pode acabar por você desconhecer de CIÊNCIA;  /  Se você concorda que Carlos Brilhante Ustra não foi um torturador e que merece ter suas práticas exaltadas, a amizade pode acabar por falta de CARÁTER;  /  Se você concorda que não temos dívida social com um povo que foi arrancado de seu mundo para ser escravizado por outro e que diferenças de tratamento étnico-racial é historinha e mimimi de coitadinho, a amizade pode acabar porque isso é RACISMO;  /  Se você concorda que as mulheres devem ganhar menos por gerar vidas, que são frutos de 'fraquejadas' ou que merecem ser estupradas de acordo com sua aparência, a amizade pode acabar porque isso é MISOGINIA;  /  Se você concorda que não há possibilidade das pessoas viverem sua sexualidade livremente, com direitos e deveres como qualquer cidadão ou cidadã, mas que devam apanhar para aprender o 'certo', a amizade pode acabar porque isso é HOMOFOBIA;  /  Como pode ver, não se acaba amizade por política, mas por ser difícil se relacionar com quem apoia truculência, ignorância e desrespeito e, acha que tais 'conceitos' devem compor uma base política.  /  O fascismo não se discute, se combate.”.
Texto de Valéria Barros que recebi de Wenderson Godoi
por watzap na manhã de 03 de setembro de 2018.

Ofereço como presente aos aniversariantes:
Emilio Bigote, José C. Pinho, Jonhathan Pérez, Elizamara Freitas.

Ofereço aos mais recentes contatos que fiz no facebook:
Pierre André, Julio Cabral, João R. Laque, Sandra O. Silva, Estaylon Bandeira e Fernando Freitas.

Recomendo:
A leitura de “Vou lhe mostrar o medo”, de Nikolaj Frobenius, pela Geração Editorial. "Ela move os lábios, como uma bela máquina humana que ele, com uma ligeira pressão, pode manipular na cama como desejar. Ele..." Quer saber o que Poe fez? Bastar ler o livro.
A leitura de Pedro e os Lobos", de João Roberto Laque, pela Ava Editorial. "Depois desse curioso diálogo entre um piedoso carrasco-mor e sua vítima em frangalhos, o prisioneiro é levado a...". Quer saber aonde? Basta ler o livro.
Assistir:

SOUZA, Jessé. Sobrados e mucambos ou o campo na cidade. A Elite do Atraso: da escravidão à Lava Jato. Rio de Janeiro: Leya, 2017.

 Rubem Leite é escritor, poeta e crontista. Escreve e publica neste seu blog literário aRTISTA aRTEIRO todo domingo e colabora no Ad Substantiam às quintas-feiras.  É professor de Português, Literatura, Espanhol e Artes. E em breve também professor de História. É graduado em Letras-Português. É pós-graduado em “Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica”, “Ensino de Língua Espanhola”, “Ensino de Artes” e “Cultura e Literatura”; autor dos artigos científicos “Machado de Assis e o Discurso Presente em Suas Obras”, “Brasil e Sua Literatura no Mundo – Literatura Brasileira em Países de Língua Espanhola, Como é Vista?”, “Amadurecimento da Criação – A Arte da Inspiração do Artista” e “Leitura de Cultura da Cultura de Leitura”. Foi, por duas gestões, Conselheiro Municipal de Cultura em Ipatinga MG (representando a Literatura).
Imagens:
O tronco – Foto do autor.
Rubem dando bandeira – Foto de Vinícius Siman.

Escrito entre os dias 14 e 20 de janeiro de 2019.

Nenhum comentário: