domingo, 4 de abril de 2021

JÁ EU CONTINUAREI SENDO DOM QUIXOTE

  

PERIGO!

Este cronto é o sexto de uma novena a pensar criticamente a Bíblia. Se isso te amedronta pare por aqui. Está avisade. Se continuar será por sua conta e risco. Não me responsabilizo pelo desconforto que sentirá, pois é difícil não ser misantropo quando se tem neurônios funcionais.

 

Não poderá comparecer ao templo nem fazer oferendas a Deus alguém que seja coxo, atrofiado, deformado, com perna ou braço fraturado, corcunda, anão, defeito nos olhos ou catarata, eunuco...

(Levítico 21, 18-20)¹

 

ATOS OFICIAIS – Prefeitura Municipal de Ipatinga

Decreto nº 9572, de 22 de janeiro de 2021.

DECRETA:

Art. 1º Fica o Município de Ipatinga desvinculado do Plano Minas Consciente – aprovado pela Deliberação do Comitê Extraordinário COVID-19 n.º 39, de 29 de abril de 2020, do Estado de Minas Gerais – em razão da necessidade de adoção de medidas de restrição sanitárias e ações de enfrentamento da pandemia, segundo as peculiaridades do Município.

Art. 2º As atividades de natureza econômica e de prestação de serviços constantes no Anexo I deste Decreto, poderão funcionar até 30 de abril de 2021, em estrita observância às medidas de proteção e restrição sanitárias estabelecidas no Anexo II.

Art. 3º Fica autorizado o retorno das aulas presenciais nos estabelecimentos de ensino da rede pública e privada, inclusive creches e berçários, nos termos do Anexo III deste Decreto.

Art. 4º Revogam-se as disposições em contrário, em especial o Decreto Municipal n.º 9.419, de 1º de setembro de 2020, e o Decreto Municipal n.º 9.533, de 10 de dezembro de 2020.

Art. 5º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Ipatinga, aos 22 de janeiro de 2021.

GUSTAVO MORAIS NUNES

Prefeito Municipal.

 

- Ao ler o decreto expedido pelo prefeito da cidade, achei bastante interessante a importância que ele dá ao ambiente escolar, veja o PROTOCOLO DE MEDIDAS DE PROTEÇÃO E RESTRIÇÃO SANITÁRIAS: XIV- Não utilizar/disponibilizar bebedouros coletivos, não oferecer degustações, não compartilhar alimentos e evitar consumo destes fora de casa. – Diz uma professora. – Porém, esse dispositivo não se refere à escola, mas a outros ambientes de trabalho. Lembra de como você era na escola? Como tomava a agua no bebedouro?

Ela ri ironicamente e retoma a palavra:

- Eu sim! Será que as crianças vão estar com o álcool gel a todo momento na mão para higienizar após manusear? Será que haverá funcionárias da cantina suficiente para limpar toda hora que uma criança usar e após o recreio, nossa deve ser bastante tranquilo o controle... Bom, acho que o prefeito se esqueceu de tratar da escola como um ambiente de potencial risco, como qualquer outra empresa. O protocolo da escola diz: Intensificar a higienização dos bebedouros ao longo do dia. Bom, por que não proibir o uso do bebedouro? Por que ele não comprou garrafinha para cada criança e distribuiu? Por que não protocolou que as garrafas devem ser enchidas no momento oportuno ou por um funcionário da escola? Ah é, porque a escola é um ambiente controlado e seguro e essas ações seriam impossíveis...

Mais um riso irônico e continua:

- Pense e reflita comigo, ele está pensando no bem-estar de seu filho e de sua família? Ou apenas seguindo a cartilha daqueles que o elegeram. Porque você arriscaria a vida, se a vacina está tão perto?

O silêncio é geral. Estamos numa reunião “onláine” com quase trezentas pessoas: pais, professores, sindicalistas, políticos de direita, de centro, de esquerda, artistas e outros profissionais. Em Ipatinga quase todos votaram no Gugudadá; em Coronel Fabriciano, no Narco Vícios Bizzarro; em Timóteo, no Dorlá Vocequis. Mas alguém se levanta:

- Ano passado meu fi mais veio formô sem ter aula.

Todos os professores pensaram nas manhãs e tardes que se mantiveram em suas casas planejando os blocos de estudos para os alunos. Em quantos e quantos outros professores fizeram algo semelhante. Pensaram nos três dias ou mais que gastavam para corrigir cem ou cento e cinquentas blocos de dez a vinte páginas cada. Nas aulas que gravaram e disponibilizaram no youtube explicando as matérias e/ou os conteúdos dos blocos. Em todas as manhãs e/ou tardes que não podiam sair de casa para estar à disposição dos alunos que nos questionassem algo por watzap. Chamadas que recebiam não apenas três ou quatro vezes aos domingos ou às onze da noite... Mas uma pessoa como essa não nos dá ouvidos então apenas disse:

- Parabéns para seu filho.

O homem sorri como se houvesse algum mérito exclusivo de seu filho.

- Ninguém na sua casa vai vacinar, certo? – Diz Benito. – Isso seria trair o presidente e o ministro da saúde? A vacina deve ser para os esquerdistas, terrarredondistas, crentes na ciência e na vacina, assim como os leitores daquelas coisas com amontoados de coisas escritas.

- A gente vâmu sim. O mito que se lasque. Num sô torcedô de político... Só destesto us bandídu disquerda. Sinum tomá vacina vou ficá duente e duente nun é digno diir a ingreja. Dizu Sinhô.

Um advogado repete:

- Em minha casa vamos todos vacinar, pois detesto apenas os bandidos de esquerda.

Sorrio triste e:

- Bem que os senhores se expressaram adequadamente. Odeiam a esquerda, mas amam os bandidos de direita.

Simultâneo aos murmurinhos irritados outro pobre de direta, uma enfermeira, se levanta e proclama:

- O pastor Davi Góes, de Fortaleza, ensinou que a vacina contra o covid-19, o CoronaVac causa câncer, altera o dna e tem hiv dentro dela. Ele aprendeu com Trump e líderes evangélicos dos Estados Unidos, principalmente com o pastor Tony Spell.

- No período de calor dos Estados Unidos o coronavírus se espalhou fortemente por lá. E o principal motivo, veja só, não foi o calor, mas pelas campanhas de desinformação promovidas pelo presidente e por pastores conservadores. – Diz uma professora de Ciências. – Spell promoveu reuniões quando Louisiana proibiu aglomerações e declarava nos salões cheios de gente e vírus: Somos contra as máscaras, contra o distanciamento social e contra a vacina.

Alguém fala na Sexta-Feira da Paixão e na Páscoa que começará amanhã. Os pobres de direita dizem coisas como “aleluia; glória a Deus; Sangue de Jesus...”. A esquerda se mantém calada. Enquanto isso outro advogado mostra uma foto com renomados petistas segurando um cartaz vermelho onde se diz quererem a saída do Boçalnato porque já tem dois anos que não roubamos os cofres públicos.

Como alguém com uma cabeça dessas vai à igreja? Em Levítico diz que são indignos... Mas respondo não expondo o ridículo dessa ironia:

- Gosto de dados, de verdades, fatos. Meu pai era advogado e me ensinou que se alguém é culpado tem que pagar. Se é inocente tem que ser libertado. Porém nunca usar mentiras para inocentar nem para culpar. Esse cartaz até o senhor deveria saber que é falso.

- Por isso que o ladrão de nove dedos foi condenado até no STJ. Provas!

- Ladrão de nove dedos... Isso não deveria condizer com a fala de um advogado.

- Sendo ele um aleijado é indigno de ir à igreja. O que o torna incapacitado de ir pro céu. Quem não irá pro céu jamais falará a verdade.

- Sobre isso não discutirei mais que o necessário. – O cronto todo já discute isso. – Lula foi condenado sem provas. Dilma foi retirada da presidência em plena infração à Constituição. Ontem revisaram os crimes contra eles, pois sabem que não há embasamento. Hoje foram anuladas as sentenças.

- Você é um petralha. – Fala um médico da Secretaria de Saúde de Fabriciano.

Aborrecimento é meu sentimento.

- Nunca pertenci, não pertenço e descreio que algum dia pertencerei a qualquer partido, apesar de ser de esquerda e não um pobre de direita.

Para um pouco para olhar os olhos de todos através da vídeoconferência.

- Há dois assuntos sendo discutidos. – Fala Benito. – Aulas na pandemia e dignidade dos enfermos. E há quem discuta assuntos paralelos, como religião e Semana Santa; nada condizentes com o momento. Para estes digo uma quadra:

Amanhã Ele não ressuscitará.

O coração cristão é sepultura, prisão.

De soltura não terá alvará.

D’Ele só feminista, bicha, preto têm visão.

Observo que pelo menos meia dúzia de pobres de direita saíram da reunião. 

Benito continua:

- Estes criminosos vão sobreviver, pois Cristo disse que este mundo é dos maus. Os senhores e seus comparsas continuarão a disseminar o mal porque não apresentam argumentos e só sabem dizer “Luladrão, Lulinha Friboi, petêêê” além de “só detestarem bandido de esquerda”; mesmo que não haja provas, o que os torna inocentes. Bandidos comprovados, os de direita, os senhores apoiam. Tenho certeza que não há álcool nem sabão capaz de limpar o sangue nas mãos e almas dos cúmplices, e esclareço que me refiro aos eleitores, dos quase trezentos mil assassinados pelo presidente através do covid-19.

Acima falou outra professora de Ciências. Abaixo outro professor de Português comenta meu poema. Nós três da mesma escola.

- Essa quadra é forte, mas ela é ainda mais pesada do que forte. Percebe-se que o autor está muito pessimista, amargo, deprimido, ansioso, desesperançado. Em suma, misantropo. Penso como ele. As pessoas não querem uma sociedade melhor. Almejam superiores e inferiores; uns com mais e muitos com menos. Elas querem que as coisas boas lhe aconteçam, mas que alguém faça isso por elas. Querem direitos trabalhistas, mas não querem lutar por isso. Desejam que alguém lhes dê de graça ou que alguém lute por elas. E com isso essas pessoas não têm nenhum compromisso. Talvez o Petê seja tão odiad...

- Aí! Tá falando um petralha.

- Não, não sou petista. Nunca fui petista. Já votei no PT assim como – envergonho-me disso, mas faz parte de meus erros, de minha história – já votei em PMDB e outro partido de direita. Hoje me defino como um sujeito de esquerda. Mas esse ódio exacerbado ao PT é porque as mudanças feitas não foram devidamente mostradas ao povo que isso é teve a participação popular. Viram que ganharam direitos sem entender que tal partido os conquistara com o apoio popular.

Mais dez pobres de direita saíram, mas o outro professor de Português retoma a palavra:

- As pessoas têm que lutar pelos seus direitos. E me entristece a gente ter que lutar por aquilo que deveria ser nosso; redizendo, é triste lutar por aquilo que deveria ser de todos. Oscar Wilde escreveu uma história chamada O Príncipe Feliz e em determinado momento a estátua do príncipe fala para a cotovia:

Você me fala de coisas incríveis. Mas o mais incrível de tudo é o sofrimento humano. Não há mistério maior que a miséria. 

Átila, um ator de teatro, diz:

- Também me sinto cansado, sem forças e sinto que a cada dia, em relação à política, estou entregando os pontos. Por outro lado, não sinto necessidade nenhuma de ter que me adaptar ou conformar com essa afirmação nojenta que o país vive.

Saiu o pai satisfeito com o filho que crê que tenha passado sozinho de ano, mas ainda restam uma dúzia mais ou menos de pobres de direita. Um terceiro professor de Português diz:

- Não sou PT, PSOL, PCB – PCB não, este virou partido boçalnariano –, PCdoB. Não sou de nenhum partido. Apesar de apartidário sou um sujeito de esquerda. Estou numa situação contraditória. Sinto-me completamente descrente do ser humano.

A segunda professora de Ciências continua com suas ideias e logo após ela Benito volta a falar:

- Até já fiz uma piada que em 2020 achávamos que a sociedade evoluiria com a pandemia, porém em 2021 concluímos que a única coisa que evoluiu foi o vírus. As pessoas, se não continuam com as mesmas ideias, regrediram.

Metade das pessoas dos pobres de direita que ainda restavam saíram.

- Eu escrevo! Dou aula e escrevo com o primeiro objetivo de não me tornar um deles. Tenho uma esperança que uma faísca atinja alguém e essa pessoa consiga fazer aquilo que não demos contar de realizar. – Os pobres de direita que ainda estavam se foram. – Mas o principal motivo de ainda lutar é para eu continuar diferente deles. – Uma pausa olhando para os, mais ou menos, cento e cinquenta que ainda continuam na discussão. – Mas a sociedade não mudou.

O Benito se cala e durante as próximas meia-hora os que ficaram falam coisas pertinentes. Mais importante, discutem as pautas a serem levadas nas reuniões com as Secretarias de Educação das três cidades. Benito apenas acrescenta que não adianta os alunos terem aulas remotas em casa enquanto os professores sejam obrigados a irem às escolas. Muitos vão de ônibus; ocorrendo assim aglomerações em plena zona roxa.

Com o que foi dito os Sindicatos dos Professores ou dos Servidores Públicos das três cidades montaram suas pautas para os diálogos com as Secretarias de Educação. Sem mais assuntos a reunião se dissolve. Aproveito para olhar pela janela de meu quarto e vejo apenas a noite sobre o telhado da casa vizinha. Mas entre o telhado e eu há meus pezinhos de antúrios com suas seis pseudoflores vermelhas e mais três folhas quase prontas para se abrirem.

 

 

Ofereço como presente aos aniversariantes:

Jeane Lindenberg, Carlos S. Passos, Nívea Paula e Bella Ramalho.


¹ Portadores de necessidades especiais são rejeitados por Deus; eis o ensinamento em Levítico 21,18ss.

 

Recomendo a leitura de:

O decreto, o Protocolo de Medidas de Proteção e Restrição Sanitárias, a história do Príncipe Feliz que antecedem ou apararem no cronto mais as fontes de pesquisas que aparecem abaixo.

 

 G1. Pastor que disse que CoronaVac ‘tem hiv dentro dela’ é intimado a depor pelo MPCE. Disponível https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/12/22/pastor-que-disse-que-coronavac-tem-hiv-dentro-dela-e-intimado-a-depor-pelo-mpce.ghtml . Acesso 25 Jan 2021.

TERRA. Por que evangélicos americanos resistem à vacina contra covid-19. Disponível https://www.terra.com.br/noticias/coronavirus/por-que-evangelicos-americanos-resistem-a-vacina-contra-covid-19,9e035eb70414ec2322dd520add785cd9r5hjysdf.html . Acesso 25 Jan 2021.

 


Rubem Leite
é escritor, poeta e crontista. Escreve todo domingo neste seu blog literário: aRTISTA aRTEIRO. É professor de Português, Literatura, Espanhol e Artes. É graduado em Letras-Português. E pós-graduado em “Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica”, “Ensino de Língua Espanhola”, “Ensino de Artes” e “Cultura e Literatura”. Autor dos artigos científicos “Machado de Assis e o Discurso Presente em Suas Obras”, “Brasil e Sua Literatura no Mundo – Literatura Brasileira em Países de Língua Espanhola, Como é Vista?”, “Amadurecimento da Criação – A Arte da Inspiração do Artista” e “Leitura de Cultura da Cultura de Leitura”. Foi, por duas gestões, Conselheiro Municipal de Cultura em Ipatinga MG (representando a Literatura).

Imagens:

Boçalnato nazista: publicada no fb em 31/3/21 por Reginaldo Silveira.

Imagem com texto: enviada por watzap pelo ator Átila.

Foto do autor pelo autor.

 

Escrito entre os dias 24 de janeiro e 04 de abril de 2021.

Um comentário:

Glaussim disse...

Bendito sejam os que pesquisam soluções ao invés de ignorâncias e achismos, pois deles é a possibilidade de uma interrupção ã mano íiáexta Extinção.