domingo, 22 de agosto de 2021

UXI

OITI, IPÊ, SIBIPIRUNA, PÉ DE VACA

 

 

CASA DOS ARTISTAS MUCHILEIROS

Novo endereço:

Rua Uxi, 144 Limoeiro Novo

35181-415 Timóteo MG

(Para vir de ônibus:

Fabriciano: para Macuco

Timóteo: para Macuco ou para Recanto Verde). 

GUARDA-NOTURNO

(De Girvany de Morais)


A noite é bela,

mas tenho que guardar almas,

as almas são minha missão,

eu preciso dormi-las

no seu justo descanso.

Eu amo a noite que me dá

o sagrado pão,

que me dá a lua e as estrelas,

então tenho que guardá-las,

para que ladrões

não as roubem.

 

Hoje um uxi percebeu que há tristeza boa.

Sempre soube que a tristeza pode ser bonita. Por exemplo, a pintura de um casebre bem pobre ou uma música. Ou a vista da rua onde moro. Pensar no próximo além de si são, entre outras coisas, belas tristezas. 

Para muitos sou uma pessoa, para poucos sou pai, para os demais sou mãe. Mas a tristeza que descobri hoje é que que a ida de meus filhos  não biológicos, mas de verdade – me faz chorar.  Em todos os casos – pássaros filhos e outros pássaros – eles voam do ninho como pássaros que são e árvore que sou.

Estive oiti com o ninho mais duradouro em mim, mas mais de um ano da segunda partida o casal foi morar na cidade vizinha. Amo-os muito. Outros pássaros pousaram e se foram no oiti,

Estive ipê com três Uruguaios. Um inteligente, “na dele”, solidário; outro inteligente, brincalhão, bom coração. E a terceira inteligente e boa pessoa; meu sentimento por ela é de tio. Outros pássaros pousaram e se foram no ipê.

Estive sibipiruna. O segundo a ir-se foi um argentino. Muito gente boa. Sinto muitíssima saudade. Outros pássaros pousaram e se foram na sibipiruna. 

Estou pé de vaca. Hoje tem um ninho com os progenitores e dois filhotes. No parto do caçulinha o pai não pode participar porque perdera os documentos. E eu tive – não como sofrimento, mas como dádiva – participar de todo o trabalho de parto. Fui o primeiro a segurar o bebê no colo e cortei o cordão umbilical. Do casal sou pai real, não biológico, dos filhotes sou um avô verdadeiro. E um dia possivelmente voarão do ninho. Nesse meio tempo outros pássaros pousaram e se foram. Outras mais virão e irão no pé de vaca.

Grandes angústias. E a consternação, nesse caso, é bela.

Árvores ficam; sou uxi. Pássaros voam; abandonam o ninho. E os uxis aguardam numa triste beleza.

Meus filhos, não de sangue, mas de verdade, cometem tantos erros, mas são gente. Não digo homens, mas pessoas. pássaros! É a humanidade sempre está ou deveria estar a progredir. Eles avançam, voam, revoam, avançam.

Seus voos me doem, mas ser pai é libertar os filhos.

Ser árvore é ora sustentar ninhos encantando-se com os alvoroços e ora aguardá-los.

 

 

Ofereço como presente aos aniversariantes:

Marcia Regina, Gonzalo Schnieper e Ronal Faria.

 

Rubem Leite é escritor, poeta e crontista. Escreve todo domingo neste seu blog literário: aRTISTA aRTEIRO. É professor de Português, Literatura, Espanhol e Artes. É graduado em Letras-Português. E pós-graduado em “Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica”, “Ensino de Língua Espanhola”, “Ensino de Artes” e “Cultura e Literatura”. Autor dos artigos científicos “Machado de Assis e o Discurso Presente em Suas Obras”, “Brasil e Sua Literatura no Mundo – Literatura Brasileira em Países de Língua Espanhola, Como é Vista?”, “Amadurecimento da Criação – A Arte da Inspiração do Artista” e “Leitura de Cultura da Cultura de Leitura”. Foi, por duas gestões, Conselheiro Municipal de Cultura em Ipatinga MG (representando a Literatura).

Imagens – fotos do autor.

 

Escrito na tarde de 13 de junho de 2021. Trabalhado no mesmo ano, mas entre 15 e 22 de agosto.

4 comentários:

Unknown disse...

Como sempre,Muito bom.

MM disse...

Eu adorei, você é um homem como poucos, com um coração gigante, com tanto amor para dar, tão humilde, tão gentil, e eu fico a noite toda escrevendo adjetivos E lá vão aqueles que precisam

MM disse...

Ahhh, eu já reconheci um de seus passarinhos,Muito obrigado por isso, nunca poderei agradecer TANTO o que você fez por ele, com tanto carinho, dedicação, amor do próprio pai ♥ ️

Glaussim disse...

Como a Árvore no Jardim de Concreto, és troncudo e central. És condomínio de voantes, acalento sombrio a transeuntes e frutífero aos morcegos. És troncudo como jatobá, e florido como ipê. Tens a vivacidade do jacarandá, e a viciosidade do angelim. Adotei seus recantos e chamaram-me de Glaussim! Viva!