domingo, 24 de julho de 2022

ESTOU NU E NINGUÉM VÊ

 

Desde sempre que existe a humanidade o número de violência (não importa a forma), a quantidade de violências é semelhante à quantidade de pessoas. E hoje é tão banal quanto antes.
A diferença é que não tínhamos acesso a internete para vê-las. E hoje as pessoas podem degustá-la.
Antônio Tabet* disse "Não existe ódio maior que o amor cristão".

**

- Agora tudo é homofobia! Só porque não concordo que duas mulheres se beijam sou homofóbica?
- Sim, é! Por um motivo muito simples. Você não tem que concordar nem discordar com nada que não seja assunto seu ou que não tenha a ver com você.
- Ora essa!
- Já temos problemas demais para ficarmos atentos aos outros.
- Mas acho nojento.
- Então não beije outra mulher, uai! Essa é a única coisa que tem que fazer: cuide-se de si.
- Vamos mudar de assunto. Fico vendo os pretos dizendo que não devemos chamá-los assim.
- É. E negro nem é cor...
- Um - aponto pra mim e continuo a contagem apontando os demais -, dois, três, quatro, cinco, seis. Nenhum negro, mas seis branquelos querendo decidir como os negros devem ser tratados. Continuamos com espírito de casa grande e senzala.

E o silêncio é ferino. E a verdade é:

Qual coisa fiz ou falei que melhorou alguém? Dialoguei, escrevi, encenei peças, dou aulas. Mas o mundo não muda. A sociedade não se sacia. Minhas falam foram, são sombras na escuridão. Estou na contramão.

Quero agradecimento? Para que servem agradecimentos?
"Somos empregados inúteis. Realizamos o que tínhamos que fazer".
Não há mérito, pois fiz o que tinha que fazer e somente isso.
Se quiserem fazer-me postumamente algo então que me plantem uma sibiruna ou árvore frutífera. Cada qual tem o que cuidar em sua vida. Nada de perder seu tempo com quem quer ficar a sós e em silêncio (eu).

_____
Rubem Leite
Pensado e escrito entre os dias 16 e 24 de julho de 2022.
* Antônio Tabet é humorista, roteirista e empresário brasileiro.
** Foto tirada da internete. Marcha pra Jesus no Espírito Santo, ano 2022.

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom.

aRTISTA aRTEIRO - Rubem Leite disse...

Obrigado. Mas não compreendi.

Anônimo disse...

Jesus não era cristão. Ele era judeu e foi morto por líderes religiosos que faziam lobby na política, eram amigos dos comerciários da porta do templo e dos escribas(imprensa). Jesus causou problemas pra eles. Jesus não morreu pra salvar ninguém. Ele foi executado igual João Batista porqur falava a verdade e incomodava gente rica e politicamente influente.

Anônimo disse...

JESUS não morreu e nem fundou o Cristianismo. O cristianismo e a igreja Católica prosperaram porque Constantino, imperador romano que mandava em Israel e nas redondezas do Mediterraneo quis parecer sociável, e viu que a doutrina de caridade dos pobres estava causando repervurdsão e aderência social. Se os evangélicos bolsonaristas lessem a tradução da Bíblia veriam que por diversas vezes esse livro foi editado e manipulado por políticos pra pacificar interesses de uma casta dominante sobre as demais afim de manter até mesmo a escravidão. A realidade é que essa falsa religiosidade vem drenando dinheiro público em Ipatinga e nas cidades do vale do aço porque os crentes gostam de apropriar do que é publico e ditar as regras deles com pretexto de liberdade religiosa e cultural.