domingo, 27 de novembro de 2022

ENTRE O SILÊNCIO E A HISTRIONIA

ou O CORPO É UMA CIDADE

Cada corpo é um município e os munícipes "não se tornam melhores. Deus continua sendo ofendido sem parar"¹. - Quem me lê possivelmente estar a pensar "mas Rubem fala tanto contra religiões" e é verdade, mas falo muito mais dos "fiéis" e "seus líderes". Respeito as divindades, as deidades, as entidades.
Cada vida humana passa por muitas coisas durante cada instante, mesmo que uma predomine. Assim começou o cronto de hoje, assim continuará e desse modo terminará.

Minhas mãos são bairros. Nelas há cidadãos e escolas, mas, para contrapor às ciências,  há também igrejas e a extrema direita maluca...
Noutro corpocidade, em duas escolas uma bactéria adolescente, leitora de Hitler, filha de militar a favor da liberação de armas para o povo, após dois anos de planejamento, arrombou cadeados, e, entre ferir, matar e traumatizar, dizimou a dezenas de professores e estudantes.
_ Jesus, o fim dos hereges - orou - é por Você.
Nos meus "bairros", em uma escola os microrganismos ardem, dispersam, rompem e sangram a epiderme.
Enlouquecem as células ordenadoras, burlam os sistemas imunológicos, febrilizam desnaturando o DNA.
O desatino é tanto que a urbana mão vira um mangue com abundantes caranguejos.

"Eu sei que a vida podia, e devia ser bem melhor"². Mas não consigo dizer que é bonita; não quando se trata do vírus humano.
"Peço a Deus que a guerra não me seja indiferente. É um monstro grande e pisa forte toda a pobre inocência dessa gente"³. No trabalho, nas ruas e em todos os lugares ainda aguento tantos a me mostrarem 'deixa essa gente'.
Hoje, dia de N. Sra. das Graças, recordo que Ela falou a Catarina que o remédio para as desgraças humanas é: "oração ardente e confiante"¹.
A bactéria adolescente, seu pai, os microrganismos e os vírus já falados oram confiantes... O quê oram? A quem oram?
O que oram os cidadãos? Vejamos amostras atrás da Imaculada.
Gosto de N. Sra. das Graças.
Gosto muito mais das palavras de Nossa Senhora na Bíblia. Tão poucas e tão essenciais. "Faça em mim a Vontade do Senhor", "Façam o que Ele disser"...
Mas apontam: N. Sra. das Graças não ensinou "sejam graciosos no tratar aos outros, aos bichos, às coisas", "que suas palavras e ações sejam distribuições de graças" ou outra coisa frutífera. O que dizem que Ela falou foi "cunhem medalhas com a minha efígie como os imperadores fazem. Quem me admirar ganhará umas prendas". Peço perdão a quem se sentiu de alguma forma incomodado ou agredido. Meu objetivo é somente fazer pensar. Vejamos, por exemplo, N. Sra. de Lurdes: "Sou a Imaculada Conceição" e todos que se molham na fonte cavada à mão pela Bernadeth sentindo no coração que também é a imaculada conceição se curam. Fico com o silêncio de Maria. Este sim tem o que dizer.
Entre o silêncio fecundo e o palavreado estéril...

Deitado no rasgado colchão nu nem vê a pouca luz que atravessa a fresta da janela. Olhos fixos no teto não percebe a silhueta a acercar-se da porta entreaberta.
O sussurro do vento lhe desperta dos devaneios.
_ Quem é você?
_ A Intrusa da vida.
_ Se é quem penso que é não é Intrusa, mas a Convidada... A Visita tão esperada.
_ Que assim seja. Venha comigo!
Seus olhos se fecharam e vão embora juntos, ao infinito.
Meu cansado corpocidade repleto de crustáceos decápodes:
_ Seja bem-vinda.
_ Venha comigo!
Meus olhos se fecham e vamos juntos ao infinito.

_____
Texto: Rubem Leite.
Informações: professores de Ciências Iara e Marcelo.
¹ RICHOMME, Agnès. A Linda Vida de Nossa Senhora. 3 ed. São Paulo: FTD, p. 185.
² GONZAGUINHA. Canção: O Que É, O Que É?
³ GIECO, León; ELLWANGER, Raul. Eu Só Peço a Deus. Cantada por Beth Carvalho e Mercedes Sosa.
Imagens: fotos do autor.
Trabalhado entre 22 e 27 de novembro de 2022.

3 comentários:

Anônimo disse...

Bravo, amigo!

Anônimo disse...

Rapaz, seu texto é fortíssimo! Nosso corpo é uma comunidade viva... Dentro e fora dele há outras vidas, além da nossa. Compartilhamos com milhares de microorganismos uma existência. Quem consome quem? Que cadeia alimentar é essa? Seu texto me remeteu ao soneto Psicologia de um vencido do poeta Augusto dos Anjos.

aRTISTA aRTEIRO - Rubem Leite disse...

Gosto do poema Psicologia de um vencido. Foi bom ter falado dele, pois voltei a lê-lo.