domingo, 6 de novembro de 2022

MESSIAS NÃO. BARRABÁS E SEUS ELEITORES

Ao meu redor,

o pós por do sol.

À minha frente,

a chuva no vulto das árvores.

Sim ao som da chuva à frente.

Ao meu atrás,

gritos a gotejar ferida

qual água mole em pedra dura.

Não aos gritos ferinos atrás.

Ao meu redor,

a redoma do início da noite

é o que tenho.

Em 2018, ao ser confrontado através de zombarias, eu disse: "É uma pena que quatro anos não serão suficientes para o povo aprender o mal que fez ao escolher Jair Barrabás Boçalnato".

Não precisei de clarividência, pois era e ainda é clara a evidência das trevas elegidas.

Anos antes, ao Lula ser eleito por primeira vez, declarei que as pessoas haveriam de querer que em apenas quatro anos fossem corrigidos todos os problemas construídos em mais de quinhentos anos.

Dito e feito. E a prova foi o apoio ao golpe de 2016 e a eleição duas translações depois.

Lendo O Fabricante de Gorro¹: "Um homem inocente não tem porque ocultar seus pensamentos" pensei: Os inteligentes omitem seus isolamentos. Os indigentes ocutam seus ferimentos. Mente-se, omiti-se, pela indecência em todos os momentos.

Não perco tempo esperando retorno das pessoas. Elas pouco darão. A maioria está imersa nos próprios problemas. Por isso, ou não olha para os outros ou não os vê.

Digamos: a cada cento e cinquenta pessoas de nosso convívio, uma ou duas nos querem bem, três ou quatro nos querem mal ou não nos querem, e o restante nos quer, mas nem bem nem mal... E assim como são conosco nós somos com os demais. O que nos resta? Seguir o próprio caminho na maior serenidade e silêncio possíveis. Serenidade para não nos magoarmos, silêncio para não ferirmos e os dois para sentir a natureza.

O compositor Domiguinhos disse: "Traga-me um copo d'água, tenho sede e essa sede pode me matar. [...] A planta pede chuva quando quer brotar. O céu logo escurece quando vai chover". E só quero nesse momento dizer a você o que li num muro: "Você é forte. Só está cansado". Vá e Vença! O Sol renasce uma e outras vezes mais.


_____

Texto e fotos de Rubem Leite: vistas de minha casa, em Limoeiro-Timóteo MG.

¹ de Phlip K. Dick.

RECOMENDO:

A leitura de Sequestraram a Democracia, de Glaussim:

https://www.recantodasletras.com.br/contosdesuspense/7641748

Refletido e trabalhado entre 28/10 e 06/11 de 2022.

4 comentários:

Anônimo disse...

Sigamos em frente, amigo. Muitos desafios estão por vir. É preciso estar atento e forte! Abraços!

Anônimo disse...

Professor Rubem o Bolsonaro fez brotar todo o tipo de pessoas. Antes eles se escondiam nas sombras pra cometerem seus crimes de ódio pois tinham medo do que a sociedade iria falar. Hoje em dia eles não possuem mais pudores ou vergonha.

Anônimo disse...

Lo amamos mucho🇨🇴♥️♥️♥️

Glaussim disse...

O testamento é algo que alguém passa a seu filho ou filha, na esperança de que não se esqueçam da História de seus antepassados. Mas por que? Porque nascer e morrer sem saber as próprias origens é viver a esmo no mundo sem respeito a nada e nem ninguém ou ser abortado socialmente pela própria ascendência. Ler o velho ou novo Testamento da Bíblia é a chance de ter a História (boa ou ruim) dela pra si? Não para nós, ocidentais. Os verdadeiros herdeiros estão no Oriente Médio. Nós que cultuamos o que eles escreveram, e depois os romanos (gregos/italianos) traduziram e manipularam não temos direitos nas heranças dos judeus. Apenas gostamos da arte que fizeram em forma de Códex bíblico. Portanto, que valor tem para um povo curumim, algo de além mundo para um outro povo? A resposta é o mesmo valor que o cinema MARVEL ou DISNEY tem para nossa cultura... Abraço!