domingo, 18 de dezembro de 2022

A VOZ DE MUITAS ÁGUAS

Quatrocentos anos antes da vinda de Cristo um santo monge budista saiu de seu país para ser missionário em um país não muito distante.

Na capital ele fazia três pregações por dia. Uma em cada uma das três principais praças da cidade.

Na primeira praça sua primeira palavra saía ao mesmo tempo que o primeiro raio de sol. Na praça seguinte seus ensinamentos soavam como o brilho da aura do meio-dia. Na última praça sua última palavra cessava junto com o último raio de sol.

Eram tão doces as Verdades que pregava que o rei ficou sabendo e foi ouvir o santo e sábio monge budista.

Após ouvir tão doces e belas Verdades foi conhecer o missionário e converteu-se ao budismo. E fez grandes coisas para a nova religião oficial do país. Mandou construir templos para o povo rezar, monastérios para formação de novos monges, escolas para, desde crianças, o povo seguir o budismo. Nada muito diferente, talvez menos violento, que a imposição da religião oficial nas Américas...

Um dia o rei perguntou ao santo e sábio monge:

_ O que receberei de Buda pelos méritos de tudo que fiz em Nome do Senhor?

_ Tudo é mérito nenhum.

Depois de ter escrito essa história, o professor escreveu no quadro as seguintes perguntas para a turma responder:

1) Comparando com os Ensinamentos de Cristo,  que pregação Ele fez que se assemelha ao Ensinamento "Tudo é mérito nenhum"?

2) Saber e sabor têm a mesma origem. Sendo assim, após as muitas doces Verdades qual é o "sabor" da Verdade "Tudo é mérito nenhum"?

3) Analisando esses dois Ensinamentos - o do monge "Tudo é mérito nenhum" com o de Cristo em Lucas 17,10 - é possível perceber que as diversas religiões professam o mesmo com palavras diferentes. Comente essa afirmação.


_ Professor, por que o senhor diz que o budismo também é certo? Se o certo é que só Jesus salva.

_ Isso será o senhor que terá que me responder. A história e as perguntas estão aí para ajudar a turma a pensar e repensar o que conhecem.

_ O senhor não acredita em Deus, em Jesus?

_ Creio no Jesus histórico, mas não no Jesus teológico.

_ E por quê não?

_ Pelas próprias palavras dEle.

_ Jesus disse "viu a Mim, viu ao Pai".

_ E também falou "por que me chamam de bom? Só Deus é bom"; "... Só Deus sabe quando será o fim dos tempos. Eu não sei". Quando o Brasil ainda era colônia o rei de Portugal mandava alguém para representá-lo. Desacatar o emissário do rei era desrespeitar ou desobedecer ao rei, pois olhar o representante é ver o rei. Pelas próprias palavras de Jesus vemos que Cristo é o Emissário, o Representante de Deus...

_ O meu pastor vai discordar do senhor.

_ E não discutirei com ele. Primeiro porque também já acreditei na Santíssima Trindade e não tem mal nenhum nisso, desde que faça o bem sem olhar a quem. Segundo porque a liberdade de crença é um direito. Desde que não haja algum tipo de fascismo embutido lutarei com unhas e dentes pelo direito do outro pensar diferente. O importante é: Pense!

Ninguém mais perguntando nada olha o relógio e diz "a turma tem vinte minutos para reler o texto,  pensar no que leram na Bíblia,  no que eu, os outros professores, padres e pastores já dissemos e, mais importante, pensar com suas próprias cabeças e responder as perguntas".

Passado o tempo.

_ Então, estudantes. O que responderam?

Silêncio.

_ Não responderam nada? Nem a primeira questão? E se dizem cristãos!?!

_ Não me lembro se pastor já falou disso.

_ Também não sei se já ouvi isso na missa.

_ Ouvir o padre, o pastor é muito bom. Mas ler a Bíblia e pensar por si próprio é muito melhor, muito mais importante e muito mais certo e correto. É como ouvir a nós, professores. Isso é muito importante. Mas estudarem, pegarem os livros, fazerem comparações entre o dito em livros diferentes, unirem as diversas informações que possuem valem muito, muito mais. Usem o próprio cérebro.

_ Então não é preciso ler outro livro além da Bíblia como o senhor acabou de dizer.

_ Não disse isso. Não distorça minhas palavras. Tenho falado sempre na importância do respeito ao diferente, às diversidades. E para respeitar não se pode temer e para não ter medo é preciso conhecer. E se não acredita em mim creia no que explanou São Paulo: "Analise todas as Escrituras e guarde o que for bom, o que for certo"¹. Paulo não disse pra ler só a Bíblia, mas para estudar tudo, tudo!

O professor olha os alunos e vê desinteresse em alguns e descrença em outros, mas vê também reflexão em uns poucos, bem poucos estudantes.

_ Na primeira pergunta podemos pensar na fala de Cristo: "Somos empregados inúteis. Realizamos o que tínhamos que fazer".

_ Onde está escrito isso? - Uma aluna duvida do professor.

_ A questão três diz onde está. Vamos à segunda indagação: Tanto o Monge quanto Cristo ensinaram muitas coisas lindas, mas também ensinaram Verdades o quê?

_ Azedas, salgadas. Verdades amargas. - Responde um dos estudantes vistos a refletir.

_ Exato. A Verdade é sempre feia e amarga. Mas muitas vezes aparece trajando as lindas roupas da História e utilizando-se das doces palavras da sua companheira História. A filha da Verdade e da História é conhecida por Parábola...

_ Como as duas podem ter uma filha se ambas são femininas? É preciso de macho e fêmea para se ter filhos.

_ Elas podem adotar. Mas lembre-se que aqui estamos usando metáforas e outras figuras de linguagem.

_ Por fim a última pergunta. Esta resposta não darei. Serão vocês, estudantes, - e quem está lendo este cronto - que me presentearão com suas reflexões.

Toca o sinal do recreio.

_ Na próxima aula desejo que me digam. Podem escrever e deixar suas ideias no comentário abaixo.


_____

Rubem Leite.

Foto do autor: imagem do Deus Sumiyoshi; entidade budista e shintoísta comparada ao Jesus descrito em Apocalipse 01, 10-16. Daqui também saiu o título deste cronto.

¹ I Tessalonicenses 05, 21.

Escrito entre 15 e 18 de dezembro de 2022.

2 comentários:

Glaussim disse...

Ler e endender o que foi lido. Sentir o que foi lido. Pensar o que foi lido. Relembrar do que leu pra pensar em mudar de atitudes.com o que foi lido. Ter uma tradução dos Manuscritos não é ter a Bíblia. Uma trafução pode manopular os sentidos em palavras. Porém twr a descoberta do saber e pensar sobre o que foi lido é a Salvação e Libertação.

Glaussim disse...

(Corrigido) Ler e endender o que foi lido. Sentir o que foi lido. Pensar o que foi lido. Relembrar do que leu pra pensar em mudar de atitudes com o que foi lido. Usar o que aprendeu após a leitura. Contudo, ter uma tradução dos Manuscritos Bíblicos não é ter a Bíblia no idioma original. Uma tradução pode manipular os sentidos em palavras. Porém viver a descoberta do saber e pensar sobre o que foi lido é a Salvação e a Libertação. Jesus Cristo ensinou isso! Viver a transformação pela Verdade. Não seguir o gado/religioso e simbolista e não cair mas persuasões e hinos gospel deles. Investigar primeiro que frutos dão e planrar a semente do bem.