segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

AMIZADE É CONSTRUÇÃO

ou AMIZADE É CONSTRUÇÃO. SEU ARQUITETO É O TEMPO. OS PEDREIROS SÃO AS EXPERIÊNCIAS CONJUNTAS¹.


Simone canta a composição de John Lennon e Yoko Ono: "Então já é Natal e o que você fez. O ano termina e começa outra vez".

Gilberto Gil compôs "Não é Natal nem Ano Bom [...] Nem um sinal no céu [...] Nenhuma data especial".

Glaussim, escritor amigo meu, disse-me entre outras coisas: "Desejo (a você) neste Natal muita consciência".

_ Já é Natal sem ser Natal. O Menino Jesus não nasceu. Os que clamam "não ao aborto" O abortaram nas igrejas fazendo arminhas e orando nos quartéis, pedindo o fim da democracia para que haja democracia... Odiando em nome de Cristo, exaltando torturadores àqueles que foram torturados.

A ignorar o que ouviu diz:

_ Sorrir é bom, é terapêutico, rejuvenesce.

_ Sim, são fatos. Por outro lado, a grande maioria de quem está em depressão sorri e ri bastante. Por um motivo muito simples: não quer incomodar, não quer que o outro sinta o mesmo; sequer deseja que o outro fique triste.

_ Deixa de tristeza. Alegre-se!

_ Depressão não é tristeza; é vazio. E uma pessoa em crise de depressão consegue, por estranho que pareça, divertir-se. Mas o "buraco" continua.

_ Não deveria isolar-se.

_ A gente se isola por dois motivos: Não pesar o ambiente com nossa presença; e esta é a principal razão. E porque ficamos cansados de interpretar, de pensar no bem estar do outro. E um "repouso" se faz necessário.

_ Não faz sentido... O que isso tem a ver com Natal?

_ Para alguém em depressão a diversão é possível por alguns minutos ou poucas horas. E não é mascarar; realmente foi bom momento. Mas o vazio apenas fica submergido, pronto pra voltar. E riso/sorriso não combate nem trata a depressão. Isso sim é uma máscara para não incomodar ou entristecer o outro. Talvez possa ser chamado de ato solidário.

_ Continua sem sentido pra mim.

_ Charles Bukowski declarou "A tristeza é causada pela inteligência. Quanto mais entende certas coisas, menos desejaria compreendé-las".

_ Ainda não entendo.

_ Um/a terapeuta pode explicar melhor, cientificamente. E deve ser ouvido/a. Uma pessoa com depressão pode falar empiricamente; o vive. E deve ser ouvida.

_ O que você precisa é reagir: sorrir... sair... divertir!

_ Suas palavras são:

_ Minhas palavras são o quê?

_ Respondo apenas: No interior ou no jardim: Quinta-feira não saí de casa; sexta-feira não saí de casa; sábado coloquei um pé fora do portão para chamar meus cachorros, mas não saí de casa. Domingo, continuei em casa neste Natal. Lendo, dormindo, vendo as flores, plantas, bichos, ouvindo pássaros, galos, insetos. Quatro dias noventa por cento perfeitos. Se houve dez por cento imperfeitos é porque tenho vizinhos. Eles cansam, mas não nos convivemos.

_ Ah, você só quer reclamar para que sintamos pena de você.

Sabendo que nada que disser será compreendido repete com poucas mudanças um verso da música: "O ano termina e começa tudo igual outra vez".

Aparentemente muda de assunto. O que lhe faz parecer louco:

_ Iansan, minha santa Bárbara, rainha das tempestades, carrega uma espada. A senhora é guerreira e ainda mais uma ferreira. Trabalhar com o ferro é, no contexto, desenvolver tecnologias. Carl Sagan explicou "Deus não reside num céu de nuvens. Simplesmente vive nas mentes nubladas". E as tempestades limpam, retiram nuvens. A senhora clareia as mentes nubladas. E é assim que Olorum-Deus-Alá habita nossas mentes. É Iansam, minha gente. É Iansam.

_ Ah, Exu, meu santo Antônio! Se tenho que atravessar este novo ano me abençoe. Por favor, abra as portas; conduza-me pelas veredas, vielas, estradas. É Exu, meu povo. É Exu a nos conduzir a Deus-Olorum-Alá.

Gostaria que o Menino Jesus nascesse e crescesse em nós sem que O torturemos e matemos. 


_____

Cronto de Rubem Leite.


¹ Parte de um comentário meu a um excelente texto de Girvany de Morais.


Imagens:

. São José e Menino Jesus "descabeçados" pelas ações humanas; e livros, panela de ferro e flor de aço bruto como ofertas pedindo perdão. Foto do autor do cronto.

. Capirotinho, de Guilherme Infante. Retirado da página Capirotinho no Facebook. Cada conselho para sorrir, reagir é um soco em que está com depressão.


Domingo estive sem acesso a internete e por isso publico em 26 de dezembro de 2022, segunda-feira. Dia que minha mãe (Maria Etienne) completaria noventa e três anos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente!