domingo, 1 de janeiro de 2023

FELIZ ANO NOVO...

 ... E QUE TUDO SE REALIZE



Queria produzir um texto agradável para o início do ano. Mas olhando ao redor eu escreveria mentira e não ficção. Assim: Que a Força e a Coragem do começo do ano se estendam por todo 2023 sem "chegarem ao limite". Vá e Vença!


Veio o Príncipe da Paz para nos ensinar o que praticar, mas o predicado pelo povo é:

Mourão cumpriu o protocolo. O que a gente tem que fazer é confiar no Senhor dos Exércitos. Nós convocaremos a guerra santa. Não será mais guerras de homens. Será guerra de anjos e demônios. EU convoco a todos os anjos deste país, Gabriéis e Rafaéis, que se unam ao povo do Senhor. Povo que não nega a pátria nem a fé. Quem está comigo?

A resposta unânime foi de concordância.

Com essa reflexão sobre uns vídeos de quem se declara patriota antidemocrático, Benito se senta num banquinho de uma pracinha feita por um cidadão morador do bairro Limoeiro, em Timóteo MG.

Encanta-se outra vez com o singelo de sempre e observa o Cristo Redentor. "As mãos foram moldadas preenchendo um par de luvas", ouvira do criador da praça.

Pega o livro Psicologia das Massas e Análise do Eu, de Freud*; presente de escritor Girvany de Morais. E encontra explicações...

_ Eu, professor, estou muito contente com Zema. - Mordaz. - O único governador a não regularizar o Fundeb junto ao governo federal.

_ Benito, avise isso ao Governo petista de Minas que o antecedeu e deixou um rombo nos cofres. Mas a sua cabeça cansa se fizer esse esforço, não é?

_ Rapaz, governadores do Sul, por exemplo, são de direita e regularizaram o Fundeb. Não posso avisar a governante nenhum, pois não os conheço nem tenho contato com políticos. O fascinante é como o senhor e seus semelhantes só conseguem enxergar "petêê". Não, não sou filiado a esse e a nenhum outro partido. Estou falando do reeleito e de ninguém mais. Assim, tenho que discordar do senhor. Portanto, não é minha cabeça que não sabe pensar nenhuma outra coisa.

Essa conversa lhe volta enquanto lê. Retorna à leitura e nova lembrança lhe vem ilustrar as palavras de Freud.

_ Todo ano tem pelo menos um parlamentar protestando o aumento de seus salários. Ainda assim o aumento sai pra todos e no ano seguinte a pantomima se repete.

_ Bom mesmo são os que não reclamam... que aceitam e votam rapidinho... né?

_ Não. Não penso assim. O que me dói é todo ano ter alguém que protesta e mesmo assim nunca param de aumentar os próprios salários. Até os protestos são sempre o mesmo: "O salário mínimo é baixo e o aumento é pouco. É lamentável aumentar o nosso etc.". Isso é fato. A mim parece que os protestos são programados, articulados, pré-definidos para ter alguém que pareça "bonzinho".

Volta pra casa, prepara um drinque, vai ao seu jardim e senta-se no chão, próximo às flores para ler e pensar um pouco mais. Do interior do lar, a somar-se aos livros e ideias, escuta Banca do Distinto, Dança da Solidão e mais músicas. Outra conversa lhe chega à memória.

_ Legal a crítica, mas que imagem horrorosa é essa de Jesus negão? Feia pra caralho. Vão se fuder. Claramente quem fez a imagem só queria causar. Ui, olha o tabu sendo quebrado...

_ Não entendi nada. - Alguém comenta. - Que tabu é esse?

_ Falei sobre a construção da imagem. Do que escreveram. Poderiam ter feito melhor. Parece coisa de tio do zap, estruturalmente. Ou seja. Nao se importa com conteúdo, apenas com palavras de ordem, aplicando-as sem nem saber o sentido, ficando hiper incoerente. Pra mim, essa pessoa nao quer fazer nada de bom alem de apenas "causar". Assunto sério que as pessoas falam por vaidade de ser intelectual.

_ Esse retrato é hipotético; desenhado após pesquisa de como poderia ser a aparência dele de acordo com a etnia.

_ Joao, sobre a aparência de Jesus veja o capítulo 53 de Isaías. Um dos versículos, acho que o dois: Será como raiz de uma terra seca; não terá beleza nem formosura. Ele não é loirinho de olhos azuis como é retrado na "Santa Face", comprovadamente falsa, já que o tecido com a estampa em "sangue de Jesus" é muitos séculos mais novo que a presença terrestre do Profeta. - Após alguns segundos para deixar o cérebro gravar a mensagem. - E o que há de errado na pigmentação da pele?

_ Tô falando disso não, povo. Tô falando do jeito que organizaram e escreveram na imagem. Ficou parecendo post de tio do zap, pô.

_ Então tá. - Não diz mais nada. Pra quê? Chover no molhado!?! 


_____

Texto e fotos de Rubem Leite.

* Traduzido por Renato Zwick e publicado por L&PM.

Escrito entre 27 de dezembro de 2022 e 01 de janeiro de 2023.

Nenhum comentário: