segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

MINHAS PENAS, MEUS PRAZERES. JÁ NÃO OS NECESSITO.


Cantava baixinho uma versão em português de Non, je ne regrette rien e alguém lhe segura o braço. Não se espanta com o inesperado. Só ouve.
_ Você pode jogar fora tudo que te dei, mas o que te fiz você não desfará.
_ Nada joguei fora. Pode pegá-los. O que é de outros deixo no quartinho de despejo. Lembra onde fica? Não sei bem onde estão, mas devem estar empoeirados. Marque o dia e minha empregada te devolverá.
_ Mas o que te fiz você não esquecerá.
_ O que me fez tá passado, empoeirado. Só não sei onde está. Se perdeu enegrecido.
_ Tãão nobre.
Dá de ombros, pede licença e se vai. O jardim está lindo a seus olhos. Pensa "não sou alegre nem triste. Só irmão das coisas fugidias"¹ e cantarola quase afinado, mas sem irritar Edith Piaf:
"Não, nada de nada. Nem o bem que me fizeram. Nem o mal, tudo isso me dá igual"

_____
Rubem Leite: cronto e fotos.
¹ Motivo, de Cecília Meireles.
Escrito entre 05 e 06 de fevereiro de 2023.

Nenhum comentário: