quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

O ELOGIO DE DEUS

Rubem Leite


- Oi! Eu sou Benito. E você?

- ...

- Gostei do seu nome. Tenho dez anos e freqüento a Reunião de Crianças. E você?

- ...

- Legal conhecer você! Agora vou contar o meu Confesso Que Vivi. Eu e minha mãe, a gente não se dava bem e vivíamos brigando. A gente era que nem cão e gato. Aliás, não, pois tenho quatro cachorros e um gato e eles não brigam. Acho que as pessoas dizem que gato e cachorro brigam porque não praticam a Seicho-No-Ie. Lá em casa, por exemplo, depois que comecei a freqüentar a Reunião de Crianças minha mãe e eu “ficamos legal”. E os cachorros mais o gato fazem a Meditação Shinsokan e Oração de Gratidão aos Antepassados conosco. Ficam deitados ao nosso redor, quietinhos no tapete da sala. Bem, vamos ao Relato:

Muito obrigado! Eu sou Benito Bardo Júnior. Conheci a Seicho-No-Ie dois anos atrás e antes disso, minha mãe me xingava todos os dias e dizia que eu era filho do capeta. Ela até já me bateu várias vezes porque tudo que eu fazia era errado e fora de hora. Uma tarde, depois que eu vinha da escola parei na banca de revistas da pracinha para ver quais as novas revistas de super-herói. Só ver já que mamãe não me dava dinheiro nenhum porque dizia que eu não merecia e porque estava todo individado. Quando ia saindo uma menina e uma moça me ofereceram um Jornal Querubim e uma Mundo Ideal. Aceitei, porque queria ler alguma coisa e não tinha dinheiro. Chegando em casa fui direto para o banheiro porque tinha que tomar banho senão mamãe brigava comigo e também porque estava um calorzão danado. O jantar era um silêncio só porque mamãe não falava comigo e papai ficava triste pela falta de dinheiro e sem jeito diante da cara brava dela. Acabei de comer e fui para o quarto ler as revistas. No Querubim eu vi uma frase que não acreditei. Imagine só, estava escrito “Antes de pensar em ser elogiado por outrem, pense em ser elogiado por Deus”¹. Aí eu pensei: “Será? Eu quero ser elogiado pela mamãe, mas nunca pensei em ser elogiado por Deus. Como faço para ser elogiado por Deus?”. Lendo a Mundo Ideal vi que para ser elogiado por Deus deveria procurar fazer as pessoas felizes, principalmente aos pais. Aí pensei: até a minha mãe? E vi que sim. Continuando a ler vi o carimbo com endereço da Associação Local e fui na Reunião de Jovens. Foi super híper ultra legal. E lá eles me disseram que todo domingo tem Reunião de Crianças às 09 horas da manhã. Comecei a freqüentar escondido, pois achava que fossem me proibir. Aprendi a agradecer aos antepassados, ao papai e até a mamãe. No início agradecia a mamãe meio sem vontade, mas como queria ser elogiado por Deus, eu ficava repetindo umas mil vezes todos os dias “Obrigado, Deus! Obrigado, antepassados! Obrigado, papai! Obrigado, mamãe! Obrigado, obrigado, muito obrigado!”. Então freqüentando a Reunião de Crianças, lendo o Jornal Querubim e a Mundo Ideal fui me tornando um bom menino e quanto mais eu fazia na hora o que mamãe pedia mais ela passou a mostrar o seu amor e suas palavras foram ficando mais carinhosas. Um dia mamãe me chamou:

- Benito! Que foi que aconteceu que você virou um anjinho?

- Então falei da Seicho-No-Ie e na Reunião seguinte ela foi comigo. Enquanto eu participava da Reunião de Crianças ela assistiu o Domingo da Seicho-No-Ie. Hoje fazemos juntos todas as manhãs a Meditação Shinsokan e a leitura da Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade para os antepassados. Papai e mamãe estão fazendo o Módulo de Estudo da Seicho-No-Ie. Ele freqüenta a Reunião dos Adultos, a Fraternidade, mamãe acabou de se tornar Presidente da Associação dos adultos Pomba Branca e todos juntos vamos para o Domingo da Seicho-No-Ie, eu para a Reunião de Crianças. Amo muito a Reunião de Crianças, mas ano que vem vou começar a participar das Reuniões de Juvenis. Oba! Mas não para por aqui o meu Confesso Que Vivi. Toda vez que papai e mamãe olham para mim e para meus irmãos são todos sorrisos. E o sorriso do papai e da mamãe é o sorriso abençoador de Deus e assim eu me sinto elogiado e amado por Deus. Obrigado, Deus! Obrigado, Mestre! Obrigado, antepassados! Obrigado, papai! Obrigado, mamãe!


“A primeira tarefa apresentada na ‘Escola da Vida’ é o treinamento para proferir palavras que exprimem os bons sentimentos inerentes ao ser humano. Esse treinamento requer bastante tempo. Portanto, vamos todos continuar treinando a dizer boas palavras.

O procedimento mais fácil é treiná-las no próprio lar. Todas as manhãs, ao acordar, diga um alegre ‘Bom-dia’ a seus pais. E, também na hora da refeição, profira boas palavras. Creio que a maioria dos leitores se comporta desse modo, e espero que continue assim. Quanto às pessoas que não costumam agir dessa forma, recomendo que iniciem o treinamento a partir de hoje, pois é fácil e qualquer um pode fazê-lo. Além de proferir boas palavras, devemos praticar, pelo menos uma vez ao dia, algo útil, algo que beneficie todos”.

(Viver com Alegria, Prof. Seicho Taniguchi, Boas Ações e Agradável Treinamento).

¹ Jornal Querubim, nº 125, dezembro 2008.

Nenhum comentário: