quarta-feira, 26 de maio de 2010

ELEIÇÃO

Rubem Leite – 26-5-10

A presente estória me invadiu a mente quando ia de minha casa para meu trabalho e ouvia a cada vinte ou trinta metros carros berrando “dingous” políticos.


Era uma vez um Chapéu, uma Ferramenta e um Diploma. Um dia os três começaram a discutir com outros dois e cada um falava assim:

- Eu sou o melhor.

- O melhor sou eu.

- Sou eu o melhor.

- Mentira! Eu sou o melhor.

- Falsa! O melhor sou eu.

- Blasfêmia! Sou eu o melhor.

- Mentira! Você não presta! Eu sou o melhor.

- Falsa! Você não presta! Eu sou o melhor.

- Blasfêmia! Você não presta! Eu sou o melhor.

E assim ficaram discutindo sem parar e acrescentaram:

- Eu sou o melhor porque sou Diploma, a inteligência. E ainda faço caridade.

- O melhor sou eu porque sou Ferramenta, quem trabalha.

- Sou eu o melhor porque sou Chapéu – junta as mãozinhas como em prece – Sou do Alto.

E assim discutiram, discutiram e discutiram sem parar e não contentes, acrescentaram:

Façamos assim: Vamos fazer uma eleição!

Com a concordância de todos mobilizaram mais de cento e setenta mil Cédulas para escolherem o preferido. O Chapéu sendo preterido ficou indignado, moveu as forças de Baixo fez um escarcéu e convocou o Martelo da Justiça, que com três marteladas mais ou menos inutilizou cento e setenta mil Cédulas inocentes. O Diploma ficou na dele, só olhando. O Chapéu e a Ferramenta chiaram, gemeram e choraram no Vale do Aço transformando-o em vale de lágrimas. Então o Martelo cantou “Se gritar pega ladrão \ Não fica um meu irmão \ Se gritar pega ladrão \ Não, não fica um \ Se gritar pega \ ladrão \ Não fica um meu irmão \ Se gritar pega ladrão \ Não, não fica um...”¹. Essas palavras mágicas fizeram todos correrem. Mas só o tempinho de se organizarem deixando confusão e gemidos agonizantes no céu.

Ainda insatisfeitos, esses e outros, expulsaram Panfletos que queriam trabalhar honestamente obrigando-os a mendigarem pelas ruas superpulacionado a cidade com seus maltrapilhos, feios e sujos aspectos.

E agora, meu Deus? E agora?

Agora é esperar o fim do ciclo para uma nova era começar de fartura, paz e sem políticos.


¹"Reunião de Bacana" foi composta por Ary do Cavaco (Ary Alves de Souza) em parceria com Bebeto di São João (Carlos Alberto dos Santos), e lançada em 1980 pelo conjunto ExportaSamba, no festival MPB-80, alcançando, desde então, grande sucesso. O disco do Exporta Samba foi produzido por Gabriel O'Meara, guitarrista, ex-integrante da banda de rock O Peso. O Muçum dos Trapalhões tocava e cantava n'Os Originais do Samba. Essa música foi também gravada pelo conjunto Exporta Samba, no início da década de 1980.


2 comentários:

João Mendonça disse...

Ótimo texto, parabéns. Visite o nosso blog que trata sobre políticos que não andam pelo caminho correto. Tem dois ai de sua cidade. www.roubamasfaznuncamais.blogspot.com

cesar disse...

Se gritar pega ladão, num fica um meu irmão!
AUSHAUHSUAHS..
muito bom o sambinha..

Bacana o texto, vc escreve bem , rubem,é uma pena que a maiorria dos artistas do brasil são pouco valorizados..