segunda-feira, 21 de maio de 2012

OLHAI OS LÍRIOS DO PÂNTANO


“Olho-te com olhos de abelha que vê um laranjal repleto de flores!”.
Nena de Castro, poeta (Ipatinga MG).

Obax anafisa.


Calça de algodão branca, levemente encardida. A blusa também. Pés descalços andam no riacho de redondos seixos e água com cor semelhante às roupas, mais suave e transparente, no entanto. Uma hora, um dia, uma semana, um mês. Não se sabe o tempo. Se sente sede pega um pouco e a bebe nas mãos em concha. Fome não percebe. O sol escaldante não lhe fere. As sombras refrescantes não lhe alcançam. – Sol e sombrio. – As margens no estreito riacho lentamente vão se afastando, o riacho alargando. Água e lama. E ele não vê. Nem pensa em querer. Apenas caminha pensando vagamente numa flor. Um copo de leite, talvez. Ou um lírio. Completamente branco em folhas muito verdes.
Subpensamentos se perdem na flor que lhe vagueia.
- Eu sou...
O IPTU veio tão alto que apavorou a todos. Discussão. Graças a Deus sem gritos. A mãe foi para um lado, Benito para outro. Quanto lhe custa visitar sua mãe. O dinheiro pesa. Não tanto quanto o sentimento dela.
Pensamentos se perdem na flor que lhe vagueia.
- Eu sou... Eu sou! Quem?
Levanta-se do sofá e vai ao quarto. Senta e se levanta num susto. Ao seu lado uma pequena aranha morta, sem algumas pernas e sem parte do corpo. No chão, outra. E outra. E outra. Todas do mesmo modo mortas. Anda assustado e vê uma que lhe vigia. Marrom de corpo pequeno, mas de pernas fortes. Dá a volta e ela gira seu corpo, ele afasta, a aranha o segue. Corre e ela pula, pegando-o na coxa. Sente a coisa na pele, dá um tapa esmagando-a na pele perfurada. Um pontinho preto num círculo vermelho.
Pensamentos no lírio que lhe vagueia.
- Eu sou Benito!
O sol se torna conscientemente quase percebível, mas não ainda. Alguma névoa na cabeça não lhe deixa ver em seu íntimo o Sol iluminando a Terra, diretamente sobre o Brasil. Há nuvens sobre toda América.
Pensamentos no lírio.
- Eu sou Benito Bardo Junior! Sou meu senhor. Não desisto. Eu persisto.
Pensamentos.
- Eu sou o lírio ao sol. Sol que ilumina diretamente Minas Gerais, o Brasil. Toda América bem iluminada. Nada, nem nuvens, interpõem entre o Sol e a Terra. Eu sou o lírio ao sol.
Realidade!
Resiliência!


Ofereço como presente de aniversário aos meus caros
Vinícius Cabral, Tiago Costa, Sinésio Bina, Morgana Magalhães, Marquim de Faria, Maria M. Queiroz, Léo Coessens, Geraldo Valentim, Emanuel M. Lima, Beto de Faria e Adê Araújo. A todos, felicidades e resiliência sempre.
E ofereço ao casal Thiago Domingues e Luah Kugler,
que dia 16 passado fizeram um ano de namoro.
Para o casal, meus votos:
Sorria! Quem decide não deve recuar!! Vá e Vença!!!

Em banto, obax anafisa significam flores e pedras preciosas. O texto é minhas flores para você que me lê e faço votos de que encontre nele pedras preciosas.

Escrito entre 03 e 21 de maio de 2012.

Um comentário:

Beto de Faria disse...

Obrigado Rubem pelo presente de aniversario. Abraços meu querido.