segunda-feira, 25 de junho de 2012

ALIMENTO DA ALMA


Obax anafisa.



Eram quatro horas de uma madrugada enluarada no Centro de “Ipatinga, cidade jardim” de concreto, ferro e, agora, menos árvores. Rua do alojamento remanescente da fábrica, de uma escola-creche e do alistamento militar.
Atrás de mim, uma luz braseira aviva o vermelho do muro do Corpo de Bombeiro à minha frente. Finjo ignorar sem esconder meu sorriso, que nem você nem eles conseguiriam ver mesmo sob a luz. Principalmente à luz do dia. Rarrá!
- Você!
Sorrindo, paro! Com rosto sério, me viro. A luz sanguínea da rádio patrulha não me incomoda como atrapalharia você.
- Quecetá fazeno aessora?
Em sua velocidade me aproximei da porta do motorista.
- Andando.
- Andanoé? À toa? Como cechama?
Pegando na janelinha.
- Sou Guino. Estou com apetite e procuro o que comer.
Do outro lado um policial diz
- Com fome, é? Aqui no Centro num tem nada aessora. Cê vaitê quisperá o dia amanhecê.
Segurando a janelinha do carona eu respondo me divertindo com a surpresa deles de como cheguei lá.
- É que estou sem me alimentar desde ontem.
- Issu num é hora de trabalhadô tá na rua. – Fala o terceiro policial. Noto um certo... temor respeitoso. Adoro!
- Não acho que eu seja um... trabalhador comum, seu guarda. Sou um caçador. – Falo mostrando meus dentes, meus olhos brilhantes enquanto começo a me enevoar. O carro arranca. Depois que viraram a esquina digo do banco de trás – Aonde nós vamos com tanta pressa?
O que aconteceu com os policiais? Um mora comigo e lhe ensino a falar melhor, a pensar melhor, dando livros para ele ler. – Basílio da Gama, Fernando (Sabino e Pessoa), Nena de Castro, Machado de Assis, Marília Siqueira, Lima Barreto, ... – “Mórbida languidez me banha os olhos, \ Ardem sem sono as pálpebras doridas, \ Convulsivo tremor meu corpo vibra: Quanto sofro por ti! Nas longas noites \ Adoeço de amor e de desejos \ E nos meus sonhos desmaiando passa \ A imagem voluptuosa da ventura... \ Eu sinto-a de paixão encher a brisa, \ Embalsamar a noite e o céu sem nuvens,”¹. E quanto aos outros? Não se preocupe com eles. É você que me interessa agora.



Ofereço como presente de aniversário à
Ray Lavigne, Emi Eidi, Elaine Lima.

Em banto, obax anafisa significam flores e pedras preciosas. O texto é minhas flores para você e faço votos de que encontre nele pedras preciosas.

Escrito entre 03 e 25 de junho de 2012.

“Ipatinga, cidade jardim” é referência ao título do livro homônimo, de José Augusto de Moraes, publicado em 2009.
¹ AZEVEDO, Alves – Poesia / Maria José da Trindade Negrão – 6ª edição – Rio de Janeiro: Agir, 1984 (Nossos Clássicos), página 41.

Nenhum comentário: