segunda-feira, 9 de julho de 2012

MONTURO


Obax anafisa.


Saio com Haicai, Decidido e Vitório. Ainda trancando o portão: Um poste marca fronteira na escuridão da madrugada. Entre os dois uma chuva verde quase toca um pequeno monturo preto. Mal presto atenção e vou indo com meus cachorrinhos. Do cruzamento entre Uberaba e Sabará
- Dormi gostoso e agora estou pronta para o dia. – A garota envelhecida com um lençol cobrindo cabeça, ombros e tronco fala para seus colegas de vício. – Estava com Juliano.
- Que Juliano? – Questiona uma mulher do grupo envolta por um cobertor marrom.
- O Atleticano. Meninas, e que galo ele tem...
- Huum! Então agora é minha vez de dormi bem.
- Querida! Cama melhor que eu não tem.
Rindo para mim da conversa, continuo meu percurso diário. Vinte minutos depois volto com meus cachorrinhos e o poste ainda marca fronteira na escuridão da madrugada. Entre os dois uma chuva verde quase toca um pequeno monturo preto. Olhando melhor vejo que o monturo debaixo do chorão é um pneu e, dentro, o que deve ser alguém acocorado, envolto completamente por uma escura roupa de frio.
Em verdade eu sou inconstante. Num sol de quase julho atravesso o espaço para parques e circos em Ipatinga. Na rua Araxá, quando eu ia pegar a Uberaba, um desconhecido me chama. Ignoro. Chama outra vez, faço “não” com a mão e sigo. O rapaz vai ao meu encontro numa perpendicular. Caminhamos em silêncio. Eu ouvindo meu mp qualquer número e ele ao meu lado.
- Deixa eu ouvir o que cê tá escutano.
Acho graça e lhe dou um dos fones.
- Quem é?
- Gal Costa.
Silêncio.
- Cê vai querer quantas? Duas!
- Não, obrigado! Não uso.
- Então tá. Cê mora aqui?
- Sim!
- Então tá. – Devolve-me o fone e sigo achando graça. Não deveria.



Ofereço como presente a Wenderson Godoi e Luciano Botelho pelas Bodas de Marfim.
E como presente de aniversário à
Fran Reis, Tania Ribas, Rosangela Santos, Luciana C. Aguiar, Solange Maria, Jean Nascimento e Rosi Sabino.

Em banto, obax anafisa significam flores e pedras preciosas. O texto é minhas flores para você e faço votos de que encontre nele pedras preciosas.

Escrito entre 29 de junho e 09 de julho de 2012.

Nenhum comentário: