segunda-feira, 20 de maio de 2013

HÓRRIDOS PERIGOS


Obax anafisa.


Da janela se percebe a noite espreitando um meio de adentrar o quarto e nos devorar de fora para dentro, de dentro para fora e...
- Que isso, Benito! Uma história de terror?
- Não, cara! É só para criar um clima, fazer um suspense.
- Besta!
- Uarrarrá! Na verdade o que quero dizer é: Precisamos usar os conhecimentos que temos, e nas mais variadas áreas para conseguir algo.
- É... Mas como?
- Huum! Por exemplo. Estou estudando espanhol e descobri que “escalera” é o mesmo que escada para nós. E me perguntei “Por que escalera? O que tem em comum com escada?” e não via a semelhança até que notei que ambas começam iguais: “esca”. Pensei mais ainda e notei que escalera lembra escalar. Daí eu vi que a origem da palavra em espanhol é escalar o que se queira, um prédio, por exemplo. E em português? Es-ca-da. Se no espanhol vem de escalar quem sabem a nossa não vem de es-ca-la-da?
- Nossa! Complicado...
- Né não. É só parar para pensar. Unindo as informações que se tem para chegar a uma conclusão.
- Tá! Mas qual a importância disso?
- Uai! São tantas. Desde o simples conhecimento à “malhação”, “musculatura” do cérebro. O princípio é o mesmo para qualquer aprendizado. E, no meu caso, compreensão e não mera decoreba de uma língua que estou estudando.
Entra em meu quarto o vento e simultaneamente à sua saída me despeço de meu amigo.
- Com quem você estava conversando?
Maria pergunta quando Benito desliga o celular e ele responde:
- Era um adolescente que eu estou corrompendo, aliciando, desencaminhando.
- Kkkkkkkkkk. Deus queira que você consiga, pois eles não querem saber de conserto.
- Era usuário de drogas banais e outras mais... Largou-as para um vício maior: a leitura
- Ô glória! Saiba que aquele que tirar do caminho ruim um pecador receberá do Senhor a gloria por vir.
- Leitura faz pensar, pensar faz questionar, questionar faz cobrar, cobrar incomoda. Por isso são desencaminhados, corrompidos, aliciados. Pelo menos é que dizem os governantes...
- Parabéns! Tenho muitos ex-alunos encerrados na prisão, pois não quiseram mudar de vida; apenas passaram pela escola...
- Também alguns de meus ex-alunos pouco aprenderam. Mas acho que a semente lançada nunca se perde. Apenas busca nas próprias experiências o necessário para germinar.
- Alguns são presos pela falta de oportunidade. Como vi na peça européia, de sei lá quanto séculos atrás, O pastelão e a torta: “Minha fome convenceu meu amigo a roubar (a torta)”. Outros são presos porque tiveram oportunidade de aprender, e incomodam...
- Por isso digo: Leia e deixe ler!
- Que isso, Benito e Maria? Lição de moral para o leitor? – Ironiza Paulo, que da varanda, de costas para os brincos de princesa, nos observava antes de entrar com o irmão, Pedro.
“Deus meu! Espero que não”. Benito responde e Maria completa: “Foi só transferência em palavras, obvias talvez, do pensamento geral, talvez não obvio, de muitos”. Benito retoma a palavra: “Que bonito é falar difícil”.
- Belo livro! – Paulo aponta para a mesa encerrando o assunto antes que Maria mandasse o amigo para algum lugar escuso. Não estava disposto à briga alheia. Pedro começa outro tema de conversa. – Que livro é?
- É uma versão para crianças de Os Lusíadas, de Camões.
Paulo pega, abre ao acaso e lê:
- “Não é ficando encostado às glórias dos seus antepassados; dormindo em leitos de ouro; entregando-se a exóticos manjares, a passeios ociosos, a deleites infinitos, que se alcança a imortalidade”¹.
Pedro continua:
- “É, antes, buscando com seus próprios esforços as honras que possa chamar suas; é vestindo a armadura, sofrendo tempestades cruéis, vencendo frios que enregelam e regiões desabrigadas, é comendo alimentos apodrecidos; é mantendo no rosto, que empalidece, a expressão firme e decidida, quando vê a bala, assobiando, tirar a perna ou o braço ao companheiro, que o homem alcança a verdadeira glória”¹.


Ofereço como presente de aniversário:
Guebel Stevanovich, Léo Coessens, Adê Araújo, Marquim de Faria, Vinicius Cabral e Márcio F. Amorim;

¹ CAMÕES, Luís Vaz. Os Lusíadas (seleção e adaptação: Elsa P. Magalhães). Rio do Mouro (Portugal): Girassol, canto VI.

Em banto, obax anafisa significam flores e pedras preciosas. O texto é minhas flores para você e faço votos de que encontre nele pedras preciosas.

Escrito entre 25 de março e 20 de maio de 2013.

Nenhum comentário: