domingo, 16 de dezembro de 2018

TEM DEPRESSÃO, MAS HÁ GOIABAS



Quando fazem falta
Quanto ainda falta
Para o fim chegar
E acabar as chagas

Quanto tempo ainda tenho
Antes de acabar o jogo
Apesar de todo empenho
Ainda me aproximo do fogo.
Trinta e um dias
Natal às vésperas do terror
Seja por qual via
Quem pode foge do horror
- Brasil, ame ou deixe-o! É isso que você quis dizer? Se for, não concordo. Brasil, ame e fique! E lute, e resista.
- Grande historiador, quem diz “ame-o ou deixe-o” é a ditadura. Situação política que venho lutando contra, como provam meus escritos. Contudo, tenho medo do que vai me acontecer de janeiro em diante. O jovem poeta, um de meus amigos, foi ameaçado de morte e pediu asilo político. Vai para Uruguai.
- Compreendo. Se pudesse e tivesse condições, também iria embora. Mas como não será possível, serei resistência.

Fica sempre a sensação
‘Poderia ter feito’
Imperfeição ou depressão
Fraqueza ou defeito
- Pitando erva, é? Ocê anda “folhosofando” demais. Rirri.
Buscando animar-me, fala a grande poeta. Já a grande atriz diz:
- Ser humano, sente tudo.

Levanta, sai da cama
Desânimo é preguiça, su’anta
É desculpa de quem não ama
Depressão só n’alma não santa...
- Benito, fumou alguma erva? Rirri. Veja o poema que faço para animar-te: Benitão, bonitão. / Vou te sentar a mão. / Fica pitando foiage / E dana a escrevê bobage.
- Um sorriso me promove sua quadra, grande poeta. Mas não tenho tristeza; que se vence com diversão. A depressão é vazio e não algo sentido.
- Verdade! – Fala-me Glaussim. – O sucesso do opresso é ver-se livre do opressor ou aceitar a proposta de ignorar?
- Boa pergunta, amigo. Boa pergunta. Na minha cabeça a quadra é alguém sofrendo a escutar quem desconhece a depressão.
- I saw it. – Diz a grande poeta. – Eu vi, Benito.
É Jesus na goiabeira
É Jair na laranjeira
É o povo sem eira nem beira
A rolar pela ribanceira.
- Né? Posso recitar pra meus amigos?
- Grande biólogo, mi cuadra, tu cuadra.
- Comunista! Rarrarrá.
- Eu respeito a Macumba. – Protesta o pobre de direita. – Seria bom respeitarem o meu Jesus.
- Os únicos que não O respeitam são os padres, pastores e seus seguidores. Ah, e o senhor não respeita “macumba”, pois nem sabe o que é isso assim como não diferencia umbanda, candomblé e espiritismo.
O pobre de direita não responde e talvez nada ouça.

Gosto de goiaba
Gosto de Jesus
Mas o Boçal é piada
E sua equipe, uma cruz.
- Gente, que isso? Fala isso não que é blasfêmia. – Ironiza o jovem poeta. – Pois a pastora e futura ministra disse que Jesus é tão poderoso, mas tão poderoso, que Ele conseguiu subir no pé de goiaba sem cair... Ora, mas isso até eu.
- Jesus é mais que religião, meus amigos. – Intervém outra vez o pobre de direita. – A História da humanidade é dividida em antes e depois de Cristo. E Jesus é minha divindade.
- História? História de quem? Mas acho que sequer compreenderá a pergunta...
O pobre de direita não responde e talvez nada ouça.

Ó santa luz,
São mais doces
As ‘bolas’ da goiabeira
Ou a ‘goiaba’ de Jesus?
- Provocações inspiram...
- Pra gente ver Jesus, o pastor da minha igreja nos ensinou a fazer um “beck-baseado” de folha de goiabeira enrolado nas folhas da Bíblia. É cada viaaaagem...
- Respeito, gente. Respeito! – E outra vez intervém o pobre de direita.
- O senhor nem sabe do que estamos falando. Só ouviu “Jesus” e não atinou a quem é a crítica.
Sem responder e talvez nem ouvir, continua o pobre de direita:
- Se não falo mal, respeito. Se não critico, respeito. Se não uso para zoar, respeito.
- É! O senhor se fixa numa palavra e não compreende o texto nem o contexto.

Ontem, dia de Santa Luzia
Hoje nossa vista está vazia.
Nada vemos, nada sabemos
Watzap é o que temos.


Ofereço como presente aos aniversariantes Guilherme Batista e Victor F. Matos.

Recomendo a leitura de
“Triste Sina”, de António MR Martins:

 Rubem Leite é escritor, poeta e crontista. Escreve e publica neste seu blog literário aRTISTA aRTEIRO todo domingo e colabora no Ad Substantiam às quintas-feiras.  É professor de Português, Literatura, Espanhol e Artes. E em breve também professor de História. É graduado em Letras-Português. É pós-graduado em “Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica”, “Ensino de Língua Espanhola”, “Ensino de Artes” e “Cultura e Literatura”; autor dos artigos científicos “Machado de Assis e o Discurso Presente em Suas Obras”, “Brasil e Sua Literatura no Mundo – Literatura Brasileira em Países de Língua Espanhola, Como é Vista?”, “Amadurecimento da Criação – A Arte da Inspiração do Artista” e “Leitura de Cultura da Cultura de Leitura”. Foi, por duas gestões, Conselheiro Municipal de Cultura em Ipatinga MG (representando a Literatura).
Imagens:
Rubem dando bandeira – foto de Vinícius Siman.
Santa goiabeirinha – foto do autor.
Coroa de espinhos – foto do autor – exposição Santo Sudário no Shopping do Vale.

As quadras sobre depressão foram escritas em minha página de facebook entre os dias 01 e 06; as quadras sobre a “goiabeira de Jesus”, na noite de 12 e na madrugada de 13; a quadra sobre Santa Luzia na madrugada do dia 14; e a prosa, entre 08 e 15. Tudo em dezembro de 2018.

Nenhum comentário: