domingo, 5 de maio de 2019

A LUZ BUSCA SEU LUGAR



Defendo as universidades e institutos federais.
Contra o corte de verbas e a perseguição.
Defendo as Ciências Humanas.
Pensar é um direito de todos.

Mia e Gabriel olham o céu no Parque Ipanema. O sol de maio já não está tão forte em Ipatinga. Mas ainda longe de fazer algum frio descente.
- É interessante como algumas músicas, poemas ou outras artes podem comunicar-se conosco... A música “Retrato em Branco e Preto”, na voz de Ney Matogrosso serviu para exorcizar de mim a amargura de um fim de relacionamento.
- É realmente interessante... Comigo foi com a música “Carinhoso”, de Pixiguinha. Minha mãe cantou para meu padrinho enquanto ele falecia. Linda a imagem dele tocando uma imaginária clarineta ‘acompanhando’ a música e como foi tocante o repouso das suas mãos segundos antes do desencarne.
Os dois olham para o céu e o sol ainda continua a reinar. Esperam ansiosos pelo início da lua nova.
- Darcy Ribeiro disse: “Fracassei em tudo o que tentei na vida. Mas os fracassos são minhas vitórias. Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu.” E na música ‘Festejar’, Jorge Aragão bem fraseia: “Você pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão”.
- E como Beth Carvalho tão bem a interpreta... Vejo gente indo às igrejas gritar aleluia e lamentar a prisão, tortura e morte de Jesus. Há um advogado de Ipatinga, assim, a lamentar a Paixão de Cristo. Porém, o fato é que esse advogado e aquelas pessoas acham, na verdade, que o sofrimento de Jesus foi pouco. Talvez porque haja muita ignorância e ódio...
- Pecado é o filho desse casal, a Ignorância e o Ódio.
- Bem definido. Talvez porque ainda tenha muito pecado no mundo, pensam eles, Jesus tenha que sofrer mais.
- É! As trevas ainda não deram lugar à luz...
- Vão blasfemando, vão. Haverá o arrebatamento e depois a coisa ficará pior pra quem ficar. – Ecoa a voz dissonante de quem diz crer. Voz essa que não participa do diálogo e se intromete sem ser convidada. – Vão ler o Apocalipse...

Gabriel e Mia olham para o céu quase totalmente negro. Ignoram a voz alienada e continuam o dialogo.
- E para eliminar as trevas é preciso que Jesus sofra mais; é o que pensam. Exaltam tanto a Cristo, mas na prática descreem dEle. Não compreendem de fato o que seja vencer o mundo.
- Jesus foi somente preso, torturado e morto; mas não foi, por exemplo, estuprado.
- Vão desrespeitando, vão. Isso se chama livre arbítrio dado por Deus. Mas saibam que a misericórdia triunfará no Juízo Final. Até porque hoje “eles não sabem o que fazem...”.
Sem darem ouvidos à voz fanática e a sua fonte, Gabriel e Mia olham para o céu totalmente negro e continuam o dialogo sobre os fatos.
- E tudo isso foi pouco para essa gente.
- Essas pessoas, assim como o advogado, votaram no Boçalnato. Um sujeito que nunca disse outra coisa além de ‘prender, torturar, estuprar e matar’.
- A essência da família Boçalnato é a Ignorância e o Ódio...
- ... E seus frutos são o Pecado.
- E essa família encontrou eco nos corações e mentes de toda essa gente.
Quinze pras oito Gabriel e Mia se calam. Fixam os olhos no céu. Sem retornos, a voz se vai. E em aproximadamente dois minutos a lua ocupará seu lugar em perfeita união do branco prateado da lua nova no aveludado céu negro. E no sublime alvinegro a face de Beth Carvalho.


Ofereço aos aniversariantes:
Ju Ferraz, João R. Laque, André Kondo, Nadja Soares, Rejane Balmant, Nancy N. Maestri e Camila Mendonça.

Recomendo a leitura de:
“Triste Fim do Filósofo e Sociólogo Cristo”, de Glaussim:
“Varnhagem: o projeto histórico de um Brasil português, branco e europeu”, de João Lucas Nery:

Rubem Leite é escritor, poeta e crontista. Escreve todo domingo neste seu blog literário: aRTISTA aRTEIRO.  É professor de Português, Literatura, Espanhol e Artes. É graduado em Letras-Português. É pós-graduado em “Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica”, “Ensino de Língua Espanhola”, “Ensino de Artes” e “Cultura e Literatura”; autor dos artigos científicos “Machado de Assis e o Discurso Presente em Suas Obras”, “Brasil e Sua Literatura no Mundo – Literatura Brasileira em Países de Língua Espanhola, Como é Vista?”, “Amadurecimento da Criação – A Arte da Inspiração do Artista” e “Leitura de Cultura da Cultura de Leitura”. Foi, por duas gestões, Conselheiro Municipal de Cultura em Ipatinga MG (representando a Literatura).
Imagens:
Sem nome – foto do autor.
Rubem – foto de Vinícius Siman.

Escrito e trabalhado entre a manhã de 31 de janeiro e 05 de maio de 2019.

Um comentário:

Bella Ramalho disse...

Muito bom, como sempre nos mostra o amargo gosto da verdade.