domingo, 23 de junho de 2019

MEU BRASIL BRASILEIRO, MEU MULATO PRISIONEIRO



ADVERTÊNCIA:
Doçura de mel aqui pouco, muito pouco verá. O comum será boldo e camomila.
Esta história não tem tempo nem espaço definido. Ou melhor, seus personagens estão livres ou do tempo ou do espaço. E cabe a quem lê definir o onde, o quando e quem são as pessoas aqui descritas.
Os poucos cujos nomes aparecem são reais e merecem respeito; por isso não os omito. Os demais ou são inventados ou indignos de respeito.



“O senhor sabe: sertão é onde manda quem é forte, com as astúcias. Deus mesmo, quando vier, que venha armado”.
(ROSA, 1968. P. 18)

É Marcha, é Marcha, é Marcha pra Jesus.

É hora de dá um basta nessa tristeza  /  E esquecer o passado triste que ficou  /  Já é hora de encontrar Jesus Cristo, a solução.  /  Deus conhece os meus problemas e quer me ajudar.
Assim cantando passa pela rua Chico Xavier, do bairro Limoeiro e pouco depois da Casa da Esperança, um homem magro, mas de músculos definidos, pele marrom claro, rosto bonito, cabelos pretos e crespos, a segurar forte, rente ao peito, uma mochila preta, faz sinal para o motorista parar.
Ao olhar para o homem, o motorista pensa em continuar, mas a falta avassaladora de dinheiro o faz mudar de ideia.
- Para onde você vai?
- Pra... Pra... Pra qualquer lugar.
- Mas...
- Vá pro Amaro Lanari.
- Certo. Para qual endereço?
- Ah... Vá... Vá pra Igreja Católica.
- A São José Operário?
- Tem outra?
Pela rispidez do passageiro o motorista se cala. Calou-se, mas observou que por todo o percurso o mulato, pela janela, olhava nervoso para trás e para os lados. E isso junto com a pessoa o incomodou.
- O senhor pode ir mais rápido?
- Certo. Vou por no limite máximo.
O motorista tenta puxar conversa, mas o passageiro responde monossilabicamente.
- Chegamos! São R$45,4...
Mal o motorista começara a falar quando o passageiro abriu a porta e saiu correndo.
- Hei! Hei!
O motorista vence o espanto e abre a porta enquanto grita: “Volta aqui, preto safado.” E sai atrás. Mas o passageiro é mais jovem e o motorista é mais gordinho.
Xingando, volta para o carro. Ninguém na rua faz nada. Dentro do carro bate as mãos no volante tentando reprimir as lágrimas. Um engenheiro com mestrado, mas sem nenhum capital para abrir um escritório e nenhuma empresa contratando nesses dias de desgoverno presidencial piorado pelo desgoverno estadual. Da rua ninguém olha por ele. Limpa os olhos com as mãos e pelo retrovisor ver a mochila esquecida pelo passageiro.
Pega a mochila e encontra dinheiro. Muito mais da metade da mochila repleta de notas de cem. As lágrimas convertidas em risos, ele canta:
Está surgindo aqui um novo vencedor  / Sou alguém do coração de Deus  / Um novo nome ouvirá sobre essa terra  /  Quem sabe este nome seja o meu  /  Esse alguém que o Senhor vai levantar  /  Talvez seja o menor que está aqui  /  De repente ele seja o último a sentar à mesa como fez Davi. Sou alguém do coração de Deus.
Entra em casa chamando pela mulher. Diz que achou muito dinheiro e vão para a sala. Ele em pulinhos e ela espantada. Lá abre a mochila e conta tudo que aconteceu. Não se esquece de falar das músicas que lhe serviram de oração...
A mulher agarra a mochila e sorri para o marido. Rindo, ambos vão para o quarto comemorar. A gargalhar jogam as notas para cima para chovê-las sobre a cama. Rindo moderadamente jogam de novo o dinheiro para cima para chover sobre eles. Sorrindo se olham, dizem o quanto se amam, beijam-se e o resto você já sabe.
A noite, no Intertv dos Vales, ouvem a Tia Lúcia, a fundadora do Núcleo Assistencial Eclético Maria da Cruz ou simplesmente Casa da Esperança.
- A senhora sabe quem roubou?
- Não, não sei... Ó, meu Deus! – Um soluço a faz parar. Mas firma-se outra vez e continua: A gente recebeu de doação uma soma elevada para a reforma que tanto estamos precisando e... – Ela pensa nos problemas pessoais que não são poucos e nos problemas do NAEMC que são muitos. Mas resistente como sempre, com os olhos vermelhos, volta a falar firme e forte. – Por favor, quem pegou esse dinheiro, devolva. Devolva, por favor. É só deixar aqui que não faremos perguntas e te agradeceremos.
Marido e mulher se olham. Percebem que o dinheiro deles é, na verdade, da Casa da Esperança. E agora?
Enquanto eles pensam...

É Marcha, é Marcha, é Marcha pra Jesus.

- Olha o balão, olha o balããão.
Para um carro valendo mais de duzentos mil. O dono veste um terno cinza; com jeito de ser muito caro. A carona abre sua janela e conversa com a sexagenária ao seu lado.
- Quanto é?
- Dez reais.
- Só tenho R$25,00 – diz a passageira.
- A gente te dá vinte e você nos dá três balões. – Intervém o motorista.
- Não posso. Preciso desse dinheiro.
- Porra. Você vai ficar regulando um balãozinho?
- Senhor. Não estou regulando. Estou trabalhando.
- Dá logo esse balão que tamos indo pra Marcha...
- Não posso senhor.
O motorista fala baixinho para a passageira: “Pega logos os três e fecha a janela”. A carona sorri e obedece.
- Nossa! Como estão pesados esses balões... Desisto.
Abre a janela e os soltam. Nem veem, assim eles juram, que arrastaram a sexagenária por cem metros no asfalto e cantam quase gritando enquanto riem:
Nós vamos profetizar a vida de Deus uns pelos outros!  /  Quantos podem profetizar nessa noite  /  Levante a mão do seu irmão, e com toda força declare sobre ele a vida  /  Vida, eu profetizo sobre ti a vida  /  Receba sobre ti a vida  /  Vida de Deus!
Um carro a valer mais de duzentos mil reais. Um balão a valer menos de dez reais. Uma pessoa nada vale. É, para o céu nem balão está subindo...

É Marcha, é Marcha, é Marcha pra Jesus.

Marido e mulher discutem o dinheiro encontrado.
- Mas não era do bandidinho...
- Foi você quem roubou?
- Não, claro que não... Foi o mulatinho.
- Então pronto. Você não cometeu o crime.
- Mas e a Casa Esperança?
E assim discutem quase todo o resto da noite.

Marcha, Marcha, Marcha pra Jesus.

Dois empresários caminham pela rua. Um traja terno cinza e outro, terno verde musgo. Ambos elegantes e cantando:
... Irmãos,  /  Sua alegria é minha alegria  /  Suas lágrimas, choro também  /  Não importa o que venha na vida  /  Irmãos  /  Somos irmãos.
- Nós que somos homens de bem temos que defender nossas famílias. – Muda de assunto – Quanto você pagou pelo seu carro?
A poucos metros à frente há um mendigo deitado na calçada. Fora do cobertor que o enrola só seus cabelos crespos a envolver um magro rosto marrom-cinza.
- Mais de duzentos mil.
- E aquela menina que veio com você, quem é?
- É amiga... – E ri e o amigo o acompanha. – Jesus tem que voltar logo pra acabar com as bichas. Domingo vai ter a parada do orgulho LGBT e sei lá mais o quê.
Ao lado dos empresários está o mendigo adormecido. Ao passar por ele, o empresário de terno verde o chuta, batendo na cabeça com a sola do sapato. Surpreso, o de terno cinza olha para trás e ri enquanto os dois se afastam do aturdido mendigo.

É Marcha, é Marcha, é Marcha pra Jesus.

Após horas discutindo e de uma soneca, o casal de sorte continua de onde pararam a conversa.
- Você é engenheiro mais do que capacitado.
- Sim, eu sei. E o que tem isso?
- A gente ficará com o dinheiro e...
- E o ladrão?
- Por acaso ele vai chamar a polícia? – Diz rindo. – A gente fica com o dinheiro e...
- E a Casa da Esperança?
- Calma que eu chego lá, amor. A gente fica com o dinheiro, você monta o seu escritório e vá até a Tia Lúcia...

É Marcha, é Marcha, é Marcha pra Jesus.
Três dias antes da Marcha do Orgulho LGBTQI+ certo presidente, que é um boçal nato, participa da Marcha pra Jesus.
É Marcha, é Marcha, é Marcha pra Jesus.

- Amor, a gente fica com o dinheiro, você monta o seu escritório e vá até a Tia Lúcia e se oferece para fazer a reforma de graça.
- Isso demanda tempo. Não é só chegar e levantar parede. Tem que fazer a planta e depois comprar os materiais, contratar os funcionários e aí vai todo o dinheiro.
- Amor, enquanto monta o escritório faça a planta e diz que é sua doação. E será mesmo; não foi você quem roubou; foi o mulatinho. Espera alguns meses para a empresa começar a gerar renda; aí você compra um pouco de material e doa pro NAEMC. Nesse meio tempo você já fez nome entre os outros empresários e convence a eles doarem o resto do material e a contratarem os pedreiros.

É Marcha, é Marcha, é Marcha pra Jesus.
Aí, certo presidente, que um boçal nato, diz na Marcha pra Jesus:
- Se não tiver uma boa deform... Digo, uma boa reforma política; e para ser “o bem de todos e felicidade geral ‘danação’, estou pronto ‘pra danar’! Irmãos, canclamam, concromom, cancro... Ah! Digam ao povo que fico” mais um mandato. E vamos mostrar para os idiotas úteis que sabemos tabuada. Quatro mais quatro são... são... – Pergunta baixinho para o casal Estêvam e Sônia Hernandes, bispo e bispa da Igreja Renascer em Cristo: “quatro mais quatro é quanto mesmo?” ao receber a resposta continua: Estou aqui para ficar oito ânus. Estou pronto pra duas gestações, pois Deus me deu a Presidência para mudar o destino desse abacaxi maravilhoso chamado Brasil. Todos nós compartilhamos dessa irresponsabilidade. Deus acima de tudo, Brasil acima de todos.
O dito presidente para e olha para o povo. Parece estar abarcando a todos com o olhar, mas na verdade está tentando pensar, decidir o que dizer. Enquanto nada surge em sua cabeça ele faz o gesto que o define.

- O Brasil precisa de um povo que tenha fé e de uma classe política que tenha fé, pois será juntando nossas fezes que vamos corrigir os seríssimos problemas de ética, moral e economia. E a reforma da previdência será o revertério intestinal que colocará o país no local de destaque que merece. Primeiro Estados Unidos e depois Brasil. Não, não. É a emoção, gente. Primeiro é “Iu Éssi Ei”, depois Deus. Desculpa, gente. É a emoção que me deixa sem noção. Primeiro Deus e depois a família respeitada e tradicional acima de tudo! Meu filho Carlucho é a prova disso.

É Marcha, é Marcha, é Marcha pra Jesus.

- Olha lá um preto correndo. – Diz um policial gordo para outro, que é mulato bem claro. – Preto parado é suspeito, correndo é ladrão e voando é urubu.
- Negro só tem gente os dentes. – Fala para o colega e grita:
- Parado aí, ô marginal!

É Marcha, é Marcha, é Marcha pra Jesus.

Em um lugar frio, pavoroso há meia dúzia de pessoas. Dois mulatos amarrados. Machucados; muito. Um era o dono da mochila. O outro era alguém que passava no lugar errado, na hora errada.
Mulheres um dia terão hora e lugar onde poderão passar livremente? E negros ou mulatos?

Não, não é marcha pra Jesus.

- Oi! Tudo bem com você?
- Ainda estou respirando...
- Uai! Por quê? Está doente?
Arrependido de ter incomodado:
- Rerrê. Brincadeira, boba. É só terrorismo. É que sonhei essa noite que cometi um crime hediondo. Planejado até nos mínimos detalhes. E depois traí meus cúmplices e fique com a pilhagem só pra mim. Você nem imagina a preciosidade do produto roubado.
- Não imagino mesmo.
- Mel. Rerrê. Toneladas de galões de mel. Viu como sou um criminoso sem compaixão?
- Poxa, amo mel.
- E precisou de dezenas de caminhões para carregar o mel. Viu como sou um criminoso sem compaixão?
- Que nada. Você é um Ursinho Poo.
- Ursinho Poo do mal.
- Rerrê.
- Estou vendendo a cem dólares a colher de chá.
- Meu amigo, você é cruel. A humanidade precisa ter acesso a essa maravilha.
- Concordo que precisa. Mas como bom capetalista... Cem dólares a colher de chá.
- Pense bem! Seja um pouco socialista agora.
- Aliás, vou mudar para colher de café que é menor.
- Kkkkk. Tá aprendendo rapidinho...

Há maus e maus...


Ofereço como presente aos aniversariantes:
Feliciana Saldanha, Vilma Zeferino e Daniel Cristiano.

ROSA, Guimarães. Grande Sertão: veredas. 6 ed. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1968.

As músicas gospel que aparecem neste cronto são, na ordem que aparecem:
PAULO FRANCISCO. Como Está Teu Coração. Disponível https://www.letras.mus.br/rose-nascimento/1305281/ . Acesso 21 Jun 2019.
SILVA, Agaílton. Um Novo Vencedor. Disponível https://www.youtube.com/watch?v=yKykMHwsRHI . Acesso 21 Jun 2019.
MINISTÉRIO IPIRANGA. Ressuscita Vale dos Ossos Secos. Disponível https://www.youtube.com/watch?v=Z20KeIWATTo . Acesso 23 Jun 2019.
VALADÃO, Ana Paula. Irmãos. Disponível https://www.letras.mus.br/ana-paula-valadao/1495796/ . Acesso 23 Jun 2019.

Matérias onde o autor se embasa para alguns trechos do cronto:
BASILIO, Ana Luiza. Na Marcha pra Jesus, Bolsonaro admite tentar reeleição em 2022. Disponível https://www.cartacapital.com.br/politica/na-marcha-para-jesus-bolsonaro-admite-tentar-reeleicao-em-2022/ . Acesso 23 Jun 2019.
CARDIM, Nathália. Após depor, mulher arrastada por carro desabafa: “só quero esquecer”. Disponível https://www.metropoles.com/distrito-federal/apos-depor-idosa-que-foi-arrastada-por-carro-diz-so-quero-esquecer . Acesso 21 de junho de 2019.
EM. “Negro parado é suspeito, correndo é ladrão, voando é urubu”, diz alternativa em prova de concurso. Disponível https://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2018/01/18/interna_nacional,931958/u201cnegro-parado-e-suspeito-correndo-e-ladrao-voando-e-urubu-u201d.shtml . Acesso 23 Jun 2019.
NOGUEIRA, Kiko. Na Marcha pra Jesus, Bolsonaro discursa sobre “ética e moral” ao lado de casal preso nos USA com dinheiro escondido na Bíblia. Disponível https://www.diariodocentrodomundo.com.br/na-marcha-para-jesus-bolsonaro-discursa-sobre-etica-e-moral-ao-lado-de-casal-preso-nos-eua-com-dinheiro-escondido-na-biblia/ . Acesso 23 Jun 2019.

Rubem Leite é escritor, poeta e crontista. Escreve todo domingo neste seu blog literário: aRTISTA aRTEIRO.  É professor de Português, Literatura, Espanhol e Artes. É graduado em Letras-Português. É pós-graduado em “Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica”, “Ensino de Língua Espanhola”, “Ensino de Artes” e “Cultura e Literatura”; autor dos artigos científicos “Machado de Assis e o Discurso Presente em Suas Obras”, “Brasil e Sua Literatura no Mundo – Literatura Brasileira em Países de Língua Espanhola, Como é Vista?”, “Amadurecimento da Criação – A Arte da Inspiração do Artista” e “Leitura de Cultura da Cultura de Leitura”. Foi, por duas gestões, Conselheiro Municipal de Cultura em Ipatinga MG (representando a Literatura).
Imagens:
Foto do autor – Vinícius Siman.

Escrito em abril e trabalhado entre os dias 19 e 23 de junho de 2019.

2 comentários:

Socos e Alívios disse...

Como sempre, dispensa comentários!

Unknown disse...

Um lindo presente! Muito obrigada.
Viajei no texto. Roubou ou não roubou. Eis a questão.