domingo, 9 de fevereiro de 2020

ÁRVORE FLUIDA



Larôyê Exu! Exu é Mojubá! A vós, Mensageiro Exu, meus respeitos! Eu te peço, Exu:
Mensageiro dos Orixás e do próprio Olorum, proteja-me da inveja e do olho gordo; mantenha meus caminhos abertos no amor e nas finanças; oriente minhas palavras escritas e faladas. Larôiê Exu! A vós, Santo Antônio, meus respeitos!


Em Português:

É melhor enganar-se eguindo seu próprio caminho que ter rezão seguindo o caminho do outro”.

Fiódor Dostóyevski faleceu em São Petersburgo no dia 09 de fevereiro de 1881.
Suas obras se passam em ambiente onde o caos e a pobreza eram tão fortes que levavam o povo à depressão e ao suicídio; e conduzia os intelectuais a comportamentos patológicos diante das tragédias humanas.


- Papassa a grana ou perde a vida.
- Ah, meu filho, prest’atenção. Sou professor. – Dá um curtíssimo riso amargo. – Você já viu professor ter grana? – Dois segundinhos de pausa: E mais, com o cansaço que sint…
- Ôôô. Nunquequero sabê nãnão.
Não que o rapazote fosse gago; era apenas a sua primeira vez a lutar pelo pão com as ferramentas que a sociedade lhe dera. Lastimo por ele, mais que por mim. Continue a leitura e entenderá o porquê.
Ah! E para que não se deixe levar pelo que aprendeu na sociedade brasileira, o garoto tem pela bem clara. Bonito como um negro, mas branco como um banqueiro.
- Papassa a grana oou momomomorre.
- Meu filho, – angustiado suspiro – Precisa entender uma coisa. Vou para a escola. Eu e meus colegas nos esforçamos muito pra ensinar, para fazermos nossos alunos serem cidadãos. E eles nos respeitam? Nos tratam bem? Ou ao menos, que é o mais importante, que eles estudem para se tornarem pessoas de verdade; não máquinas, coisas... carnes de canhão – brevíssimo suspiro – Cê acha mesmo que tenho vontade de viver depois de um dia de aula onde me esforço, esforço, esforço e nada acontece? Ora, meu filho, tem dó.
Pááá.
O meu corpo se tornou uma árvore escura com linhas cinzas. Ela foi girando; contorcendo-se como se fosse uma serpente fluida. E foi tocando o solo. Assim foi o deitar.
Minha alma como uma coisa branca com linhas prateadas foi como subindo, subindo em círculo espiral. Assim foi o levantar.




En Español:


ÁRBOL FLUIDO


Es mejor equivocarse siguiendo tu propio camino que tener rezón siguiendo el camino de otro”.
Fiódor Dostoyevski fallecío en San Peterburgo en el día 09 de febrero de 1881.
Sus obras se pasaban en ambiente donde el caos y la pobreza eran tan fuertes que llevaban el pueblo a la depresión y al suicidio; y conducía los intelectuales a comportamientos patológicos delante a las tragedias humanas.

- Pásame la plata o pierde la vida.
- Ay, caray, hijo mío. Preta atención. Soy profesor. – Da una curtísima risa amarga. – ¿Ya has visto uno profesor que sea tener plata? – Un ratito de pausa: Y más, con el cansancio que sient…
- Cacaray. Noquiequiero saber de nananda.
No que el pipe fuese tartamudo; era solamente su primera vez a luchar por el pan con las herramientas que la sociedad le diera. Me lastimo por él, más que por mí. Continúe la lectura y compredenrá el porqué.
¡Ha! Y para que no se deje engañarte por todo que has aprendido en la sucia sociedad latinoamericana, el muchacho lleva piel muy clara. Bonito como un indio, pero blanco como un banquero.
- Papasa la planta oooo mumumumuere.
- Hijo mío, – suspiro angustiado – necesita entender una cosa. Me voy a escuela. Yo y mis compañeros nos esforzamos mucho para compartir lo que sabemos, para hacer nuestros alunmos ciudadanos. ¿Y ellos nos respetan? ¿Nos tratan bien? O al menos, que es el más importante, que ellos estudien para seren personas de verdad; no máquinas, cosas… carnes de cañón – un rato suspiro – ¿Creés de verdad que tengo ganas de vivir después de uno día de clase donde me esfuerzo, esfuerzo, esfuerzo y nada ocurre? Hijo, tené piedad.
Paaaa.
Mi cuerpo se convertió en un árbol oscuro con líneas grises. Él fue girando; retorciéndose como una serpiente fluida. Y me fue tocando el suelo. Así fuera mi acostar.
Mi alma como una cosa blanca con lineas plateadas fue levántadose; alzándose en un círcumo espiral. Así fuera su levantar.




Ofereço como presente aos aniversariantes:
Letícia Lima, Alejandro Comnisky, Luciano S. Brska, Rodri Go, Tadeu Vilalba, Claudina Abrantes e Rodolfo Bello.

Recomendo a leitura de:
Embaraçosa Utopia”, de António MR Martins:
Um Conhaque e um Maço de Cigarros”, de Menezes Silva:
Tudo o que Você Precisou Desaprender para Virar um Idiota”, de Meteoro Brasil:
Pode ser comprado na Livraria Leitura (como eu fiz) ou falecomometeoro@gmail.com

 Rubem Leite é escritor, poeta e crontista. Escreve todo domingo neste seu blog literário: aRTISTA aRTEIRO.
 É professor de Português, Literatura, Espanhol e Artes.
 É graduado em Letras-Português. E pós-graduado em “Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica”, “Ensino de Língua Espanhola”, “Ensino de Artes” e “Cultura e Literatura”.
 Autor dos artigos científicos “Machado de Assis e o Discurso Presente em Suas Obras”, “Brasil e Sua Literatura no Mundo – Literatura Brasileira em Países de Língua Espanhola, Como é Vista?”, “Amadurecimento da Criação – A Arte da Inspiração do Artista” e “Leitura de Cultura da Cultura de Leitura”.
 Foi, por duas gestões, Conselheiro Municipal de Cultura em Ipatinga MG (representando a Literatura).
 Imagens:
 Dostoyevski morto:
Foto do autor pelo próprio autor.

Escrito partindo de um sonho na madrugada de 07 de fevereiro e trabalhado entre as manhãs de 08 e 09 do mesmo mês; tudo em 2020.
Versión en español de traductor. Cualquier error es culpa mía.

Nenhum comentário: