domingo, 23 de agosto de 2020

PARA PROGREDIR NÃO BASTA SER MAU¹

  

La noche todavía era joven cuando el vampiro volaba con otros de su especie, buscando de quien alimentarse. Y encontraron y atacaron un pequeño pueblo. Todos estaban desnudos, drogados y mucho alucinados.

Los vampiros se quedaron loco, insanos con la sangre de esas personas. No el líder; este se abstuvo…

Muchas horas después los vampiros besaron el sol. No el líder; este dormía sonriendo…

En la sede del gobierno su corazón inmóvil estaba tranquilo. En paz por ter ordenado lanzar el gas tóxico y alucinógeno en los vivientes del pueblo.

 

- Ainda estamos na lua nova, mas ela é bonita em qualquer fase. Sou um lobisomem. E todos sabem que pertencemos ao reino cuja regente é a Rainha Lua. Mas somos súditos, não escravos. A lua cheia nos excita, mas não obriga. É como canta Almir Sater: “Se proteja moço que essa noite o frio vem cortando a alma, vem que vem no cio. Vão se ouvir ao longe (...) da dança dos lobos o rasta bonito. Se você conhece você é um lobo que saiu das matas pra jogar o jogo, mas na lua cheia você fica aflito, sai na janela e uiva bonito”². Mas não é sobre nós que vou falar. Quero contar uma história de vampiro; de um vampiro!

 

Mal a noite começara e esse vampiro voava com outros de sua espécie, buscando de quem se alimentar. E encontraram e atacaram um grupo de pessoas nuas em um assentamento. Esses humanos estavam drogados e muito alucinados.

Os vampiros ficaram loucos, insanos com o sangue dessa gente. Menos o líder; este se absteve... Várias horas depois, quando o sol iria surgir, o líder ordena:

- Despertem! – Fala em tom hipnótico para os outros. – A noite ainda é uma criança. Transformem-se em morcego e alimentem-se mais. Vocês estão... pálidos! Vão ser abatidos.

Desorientados, os vampiros beijaram a aurora. Irritado, o sol olhou os morcegos, os tocou e os esmagou em chamas.

 

 

Enquanto o líder dormia sorrindo no Palácio Tiradentes da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

Seu coração imóvel estava tranquilo. Em paz por ter ordenado lançar o gás tóxico e alucinógeno nos moradores do acampamento.

 

 

Ofereço como presente aos aniversariantes:

Davi Klystie, Marcia Regina, Gonzalo Schnieper e Ronal Faria.

 

Recomendo a leitura de:

“Medo, Frio, Fome, Sono e Vontade de Fazer Xixi”, de Javier Villanueva:

http://javiervillanuevahistoria.blogspot.com/2020/08/medo-frio-fome-sono-e-vontade-de-fazer.html

 

¹ HUGO, Victor. A cotovia. Confiar é, por vezes, abandonar. Fantine. Os Miseráveis. [Trad. Frederico Ozanan Pessoa de Barros]. São Paulo: Penguin Classics Companhias das Letras, 2017. P. 244.

² SATER, Almir. Rasta Bonito. Disponível https://www.letras.com/almir-sater/597198/ . Acesso 22 Ago 2020.

 

Sobre as pessoas do assentamento:

https://www.brasil247.com/regionais/sudeste/romeu-zema-do-novo-usa-pm-para-despejar-450-familias-do-mst-em-meio-a-pandemia

https://averdade.org.br/2020/08/governador-romeu-zema-despeja-militantes-do-mst-em-minas-gerais/

https://www.uol.com.br/ecoa/colunas/mariana-belmont/2020/08/14/pm-de-minas-deixa-feridos-em-acampamento-do-mst-quilombo-campo-grande.htm

 

Rubem Leite é escritor, poeta e crontista. Escreve todo domingo neste seu blog literário: aRTISTA aRTEIRO.

É professor de Português, Literatura, Espanhol e Artes.

É graduado em Letras-Português. E pós-graduado em “Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica”, “Ensino de Língua Espanhola”, “Ensino de Artes” e “Cultura e Literatura”.

Autor dos artigos científicos “Machado de Assis e o Discurso Presente em Suas Obras”, “Brasil e Sua Literatura no Mundo – Literatura Brasileira em Países de Língua Espanhola, Como é Vista?”, “Amadurecimento da Criação – A Arte da Inspiração do Artista” e “Leitura de Cultura da Cultura de Leitura”.

Foi, por duas gestões, Conselheiro Municipal de Cultura em Ipatinga MG (representando a Literatura).

Imagens:

Cartaz – https://www.facebook.com/guilhermeboulos/photos/a.403745789775978/1784438401706703/?type=3&theater

Palácio Tiradentes – https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2018/02/06/interna_politica,936079/cidade-administrativa-palacio-tiradentes-sera-fechado-em-60-dias.shtml

Foto do autor pelo autor.

 

Escrito não sei quando. Trabalhado entre os dias 11 e 23 de agosto de 2020.

Nenhum comentário: