terça-feira, 8 de março de 2011

FLOR DA MANHÃ

Escrita pela primeira vez em 12 de fevereiro de 1.996,

com o nome Anthônio Raphaell.

E reescrita em 08 de março de 2011,

com o nome Rubem Leite.

De modo especial ofereço a todas as pessoas, sem exceção, do sexo feminino; principalmente, mas não somente, as minhas parentas, familiares e amigas.

Igualmente ofereço também como presente atrasado de aniversário aos meus queridos

Átila, Renato e Diego Hemetrio.


É uma segunda-feira de manhã que escrevo para você. Transeuntes passam preocupados, cada um com sua vida. Pela terceira vez findei o estudo do livro A Verdade da Vida, vol. 06. Sinto algo para mim conhecido e que não consigo explicar. Talvez um misto de serenidade com alegria, apatia com esperança. Esquisito, não? Mas falei que tenho dificuldade para me fazer entender.

Daqui a alguns instantes irei para uma praça contemplar discretamente a Face de Deus. Sabe! Isso me faz lembrar que detesto esses vídeos, eslaides e textos que chantageiam e\ou ameaçam. Recebi um vídeo¹ ontem com uma estória muito bela. Só não digo linda devido ao costume que certas religiões têm de amedrontar seus fieis para garantir assim sua permanência na Igreja. E também porque ficava chantageando. “Se fosse música ou piada você repassaria para centenas de pessoas, mas como fala de Jesus você vai deletar”. “Se você repassar para alguém será feliz, pois Deus te abençoará. Se não repassar será infeliz”. Não repasso mesmo. Nunca aceitei ser chantageado e já fui, por um erro que cometi. E não aceito ameaças. Uma vez um brutamontes quis me bater. Tremi de medo, mas enfrentei. Não me arrependo. O grandalhão se espantou com minha audácia e alguém interferiu. O bruto, que já estava indeciso, mudou de idéia. Assim, safei-me da surra. O chantagista nada conseguiu porque eu assumi meu erro. Converso diariamente sobre Deus. Não O temo, eu O amo. Não tenho vergonha dEle, eu O respeito e amo. É como disse o Salmista “Restaura-nos, ó Deus! Faze brilhar a tua face, e seremos salvos” (Salmo 79/80). Ou como diz Masaharu Taniguchi “Como o pecado existe apenas na mente e não é existência real, também Jesus Cristo, com a frase São-te perdoados os pecados, curou um paralítico: eliminada a idéia de pecado, desapareceu a paralisia gerada pelo desejo de autopunição provocado por essa idéia. E esse milagre de Jesus não é um feito misterioso de que só ele era capaz, mas um fenômeno resultante da aplicação da ciência mental. Portanto, conhecendo esse princípio da ciência mental e aplicando-o, qualquer pessoa pode praticar atos milagrosos como os de Jesus” (A Verdade da Vida, vol. 06). Talvez você me pergunte “Como ver o rosto de Deus?”. Ou pergunte ainda “Como conhecer a ciência mental e pô-la em prática?”. São tantas as possíveis respostas... Esperança, fé, caridade são boas respostas. Mas penso que para maior efeito elas devem ser apresentadas em ordem de perfeição, de força. Como? Estudar livros da Verdade. Bíblia, Alcorão, Sutras Budistas, A Verdade Da Vida. Também é interessante bons livros literários como “Grande Sertão: Veredas” ou a novela “A Hora e a Vez de Augusto Matraga”, ambos de João Guimarães Rosa; “De Profundis” ou “Balada do Cárcere de Reading”, ambos de Oscar Wilde. Depois disso entendo que agir, por em prática bons atos, é fundamental. E o mais importante de tudo: parar para meditar. Recomendo a Meditação Shinsokan (ver www.sni.org.br ).

Você talvez esteja se perguntando “Que coisa estranha... O Rubem falando de Deus num blog literário”. E porque não? Deus é maravilhoso. Gosto de falar d”ele quase tanto quanto gosto de falar com Ele. Mas tenho aqui também outro objetivo além do “religioso”, do “espiritual”.

Hoje, quando reescrevo, é uma terça-feira de manhã. Dia Internacional da Mulher. Transeuntes passam preocupados, cada um com sua vida. Sinto algo para mim conhecido e que não consigo explicar. Então não vou tentar. Prefiro cuidar da minha vida do que saber das dos outros e gosto de me sentir livre para agir como quiser, desde que não invada a liberdade alheia; livre para falar do que quiser, desde que não fofoca. E prefiro o 30 de abril ao 08 de março. Muita gente gosta do 08 de março apenas por causa dos Estados Unidos, mas dou ênfase ao 30 de abril que o Dia Nacional da Mulher, pois gosto mais do Brasil e a data tem a ver com nossa história.


¹ Na verdade o vídeo foi me mostrado por Dulce Araújo, que me perguntou o que acho do conteúdo do mesmo. O cronto contém minha opinião sobre ele.

Nenhum comentário: