terça-feira, 9 de agosto de 2011

MEIO TERMO

Obax anafisa.

Se possível, ouçam “Meio Termo”, na voz de Elis Regina.

Se quiserem, peçam que enviarei o arquivo em mp3.


- Gosto de gente. Mas como diz Rubem, o autor de nossa estória, às vezes, muitas vezes, prefiro os cachorros. Costumam ser pessoas melhores...

- É! Ele também disse que está se sentindo, muito e a muito tempo, em cólicas de testículos nos textículos. E o pior é que venho me sentindo assim também.

- Rarrá! Por quê?

- Passa o vinho. Obrigado! Deixa eu ler o que ele me escreveu no faceboock “r-o RO. n-a... n-a? n-a-l NAL. d-i, d-i-n. Ah... não! d-i DI. n-h-o. NHO. RONALDINHO. Escreveu o Gaúcho e a Academia Brasileira de Letras lhe deu um prêmio. O Prêmio Machado de Assis. Máxima dos Dentes: ‘Não sabia que as letras tinham uma academia pra malhar’.”

Os três amigos riem. Estão no Parque Ipanema, no píer. E olham ao redor. Oscar atravessa o lago com o olhar e encara o arbusto. Camilo observa entre as frestas. Sérgio presta atenção nos patos. Camilo, ainda sem olhar para os amigos, diz

- Estou me sentindo infeliz nos últimos meses. – Os amigos olham para ele que brinca com as arestas de uma fresta. – Vocês sabem que tem tempos que freqüento uma religião e... E estou sentindo que estou sobrando. Não, não que eles tenham falado ou feito algo. Pelo contrário. É justamente porque nada falam. Nem me convidam para as atividades, pedindo meu apoio ou colaboração. – A umidade de seus olhos não é vista, mas é sentida pelos companheiros. – E eu queria apenas falar para alguém. Por favor, não me façam perguntas agora. Só queria mesmo por para fora minha tristeza.

Comem banana verde frita. Camilo olha para o lago. Oscar vê o poste e Sérgio fala após mastigar

- Ontem a Câmara dos Vereadores votou o repasse financeiro dos Projetos enviados para a Comissão Municipal de Incentivo à Cultura. Votou também uma proposta de renúncia fiscal para projetos culturais onde as empresas de Ipatinga poderão receber um “selo amigo da cultura” e poderão apoiar os projetos aprovados pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Foram os projetos de lei 103/11 e 93/11. Todos os projetos foram aprovados por unanimidade. E o que me dói é que além de mim nenhum artista apareceu. Amanhã será a segunda votação obrigatória... Será que alguém comparecerá? E eu comuniquei a todos os meus conhecidos. Como podemos querer ser respeitados se nem nós nos respeitamos... Ou valorizamos?

Sérgio fala enchendo os copos descartáveis de Camilo e Oscar. Os dois olham para a lua que desponta.

- Todos dizem que a vida é curta. Acho-a tão looongaa. Não me olhem assim. Não sou suicida. Não mesmo.

- “A barra do amor é que ele é meio ermo. A barra da morte é que ela não tem meio termo. Ah como eu tenho me enganado, como tenho me matado por ter demais confiado nas evidências do amor. Como tenho andado certo, como tenho andado errado. A barra do amor é que ele é meio ermo. A barra da morte é que ela não tem meio termo”. – Canta Camilo e continua – Nós três amamos. Eu na religião, você – aponta para Sérgio – nas artes e Oscar à vida. – E os três riem e só param quando Oscar continua

- Por mais lindo que aqui seja tenho certeza que lá é mais belo. Pelo menos acho que não mereço nenhum lugar pior... E se posso ter o máximo porque me contentar com o mínimo? Calma, gente. Não vou fazer nada para acelerar o processo, mas tenho vontade de ir rápido. Além do mais é triste quando a maioria das pessoas que a gente conhece perde para os cães no quesito amizade, amor, fidelidade.

- Engraçado! Nunca fui acusado de heterossexual por escrever estórias de amor entre homem e mulher, mas me chamaram de homossexual por escrever estórias de amor entre dois homens. – Sérgio da breve pausa. – Pergunta retórica: Por que uma e não outra denominação?

- Vai entender. Coisa curiosa! Hoje uma usuária de drogas me pediu um cigarro. Disse-lhe que não fumo então ela me respondeu "Graças a Deus". Diariamente, quando algum deles me pede cigarro, me respondem algo parecido. Fazem-me pensar em muitas coisas. – Compartilha Oscar e Sérgio volta a falar:

- Dou aula de teatro para adolescentes, estudantes do ensino médio e para desenvolver o processo de criação ensinei haicai e nenhum, nenhuzinho sabia nem o basicão do que sejam sílabas tônicas ou átonas, ou seja, forte ou fraca. Assim vejo que pouquíssimos professores recebem pouco, mas a grande maioria recebe muito bem porque não trabalham. Então uma mulher me replicou “Achei o comentário do ‘professor’, no mínimo, infeliz. Ensinar e aprender é uma via de mão dupla. Não é mágica... rsrs” e contrarrespondi “É, sou mesmo infeliz. Como ser feliz com um monte de professores que não ensinam? Entendo que um ou dois alunos não aprendam, pois tudo é uma via de mão dupla nada mágica. Mas se nenhum aprende é que a via de ida não está funcionando resultando numa via de entrada à espera”. E o assunto reverberou, mas me calei. Já dei minha opinião. Tudo mais não passaria de discussão sobre o sexo dos anjos.

Os três olham para a lua que se despe de nuvens e se mostra inteira. Sedutora. E bebem o vinho.


Ofereço como presente de aniversário à Tiago S. Barreto e aos meus queridos sobrinhos

Priscilla P. Leite, Guilherme A. L. Macedo e P. Melanie B. Leite.

Em banto, obax anafisa significam flores e pedras preciosas.
O cronto é minha flor para você

e faço votos de que encontre nele pedras preciosas.

Escrita entre 21 de julho e 09 de agosto de 2011.

BAETA, Lourenço e CACASO – Meio-termo.

Um comentário:

MC disse...

Sigo há poucas semanas, mas já percebi o incontestável dom da escrita. Textos sempre inteligentes, e os detalhes na medida certa. Sempre bom para refletir. Parabéns, e até o próximo texto.