terça-feira, 4 de outubro de 2011

ARTISTA BANDIDO

Gosto muito de algo que o Gullar disse acerca da crítica aos artistas: "artista não foi feito pra levar porrada, ele não é bandido, se não faz melhor é porque não pode"... Não gosto quando pisam em cima de um poema ou jogam um romance no lixo!!! Reconhecer uma obra de arte se faz necessário, mas é desnecessário esnobar e dar porrada em quem de alguma forma tenta fazer arte!!! (Luciana Carvalho de Aguiar).


Obax anafisa.


Estava feliz. Sorria toda contente pela aceitação. Ninguém mais se importava com suas sardas, gordurinhas, cabelos loiros e aparelhos ortodônticos. Não se importavam também com seu baixo intelecto. Todos riam para ela “Cacacacacacá”. Todos se divertiam por ela cantar Ilariê, da Xuxa. “Rarrarrarrá”. Estava, era aceita. Finalmente. A baixa autoestima se elevou. Os olhos brilhavam. “Canta mais. Canta de novo. Canta”. Aclamavam. Toda sorriso. Mas outras pessoas têm que apresentar na escola. Tudo bem. Amigos iriam nascer dali.

Na segunda seguinte no recreio. Pediram-lhe “Canta de novo. Canta”. Ela se empertigou, feliz. Abriu a boca

- Parem com isso. – Ordena a Diretora. – Ninguém mais vai zombar dela. – E continua a falar.

A menina de olhos arregalados se viu sardenta, aparelhada, gorda, loira, burra. Infeliz. Eu vi a crueldade dos adolescentes, das crianças.

Eu vi a diretora matar a menina com sua misericórdia. Eu me vi sem saber o que fazer. Apenas olhando. Não sei se alheio. Mas nem eu nem ninguém interveio.iHHHHh


Escrita entre a tarde de 21 de setembro e a madrugada de 04 de outubro de 2011.


Ofereço como presente de aniversário ainda aos meus queridos:

Cleyde Yáconis (Grupo de teatro), Agnaldo Bicalho, Felipe F. Nascimento, Nilmar Lage, Jésus Guimarães, Felipe Avlis, Luciano Botelho.


Ofereço também a todos os meus seguidores, em especial

Matheus Miranda, Mayron Angel, M, Ana K. Bucciarelli (onze palavras).


Em banto, obax anafisa significam flores e pedras preciosas.

O cronto é minha flor para você

e faço votos de que encontre nele pedras preciosas.

Um comentário:

Luciana Carvalho de Aguiar disse...

Rubem, gostei muito do conto!
Esse gênero é muito interessante, pois é um texto condensado de poesias várias...
E esse conto me atingiu nessa perspectiva. Disse pouco, em número de palavras, e muito em reflexão...
Uma prosa verdadeiramente poética e é assim que tem que ser.
Um bom escritor não enfeita muito,não diz mais que o necessário, mas a sua técnica é que revela seu potencial de organizar as palavras para tocar o leitor... Aprendi isso com a obra de Graciliano...
Abs,

Luciana Carvalho de Aguiar